Durante uma entrevista ao veículo espanhol Vandal, Katsura Hashino revelou que a duração de Metaphor: ReFantazio será similar à de Persona 5. Responsável pela direção desses e de muitos outros jogos, o desenvolvedor também comentou sobre a existência de conteúdos pós-game e de cenas no estilo anime.
Confessando ter acreditado no início na possibilidade do futuro game ser mais curto, o diretor compartilhou que “tantos conteúdos foram acrescentados” ao longo do desenvolvimento que a duração de Metaphor: ReFantazio é “definitivamente similar” à da aventura dos Phantom Thieves.
Sendo necessárias aproximadamente 100 horas para finalizá-la, a quinta entrada principal da saga Persona foi criticada por alguns analistas pela sua longa duração. Como uma resposta a esses julgamentos, Hashino garantiu que ele e sua equipe fizeram todo o possível para criar em Metaphor: ReFantazio “um jogo com um ritmo muito bom”.
Desejando agradar jogadores com diferentes preferências, o diretor relembrou da possibilidade no futuro jogo de derrotar inimigos mais fracos em batalhas em tempo real em vez do sistema por turnos dos confrontos contra os demais oponentes, bem como informou que ele e sua equipe adicionaram “um montão de coisas divertidas” para o pós-game e uma quantidade de cenas animadas semelhante à do game estrelado por Joker.
Responsáveis também por vários jogos da franquia, como Persona 3 e 4, o designer de personagens Shigenori Soejima e o compositor Shoji Meguro são alguns criadores que ajudaram o diretor Katsura Hashino a ambientar os jogadores no vasto Reino Unido de Euchronia presente em Metaphor: ReFantazio.
Explorável a pé, num grande veículo chamado Trotador Couraçado e numa prancha semelhante a um skate, desbravaremos esse mundo completando missões, percorrendo masmorras e caçando tesouros durante o dia, bem como fazendo e fortalecendo amizades durante a noite para quebrar a maldição de um príncipe perdido quando Metaphor: ReFantazio for lançado para PS5, Xbox Series, PS4 e PC (via Steam e Microsoft Store) em 11 de outubro com suporte a legendas e interface em português brasileiro.
Fonte: Vandal e How Long to Beat