Enotria: The Last Song: dicas para o combate, Elementos e Virtudes

Apare para vencer, use elementos e confira até que ponto os atributos são vantajosos para você.

em 01/10/2024

Enotria: The Last Song
é um soulslike e, como tal, tem elementos que precisam de mais explicações. É por isso que vamos ver aqui alguns conceitos próprios do jogo e dicas para entender melhor como as coisas funcionam.

Este guia terá duas partes. Esta primeira dá algumas dicas gerais de como se comportar e explica como funciona o sistema de Elementos e seus Efeitos, que é uma das novidades do jogo. Por fim, criei tabelas para entender como cada Virtude funciona e os ganhos que elas concedem ao serem aumentadas com o passar dos níveis.

A segunda parte aborda um panorama dos Conjuntos, isto é, os componentes das builds de personagens, detalhando o funcionamento dos Aspectos, Caminho dos Inovadores, Máscaras e Linhas de Máscaras.

Todas as informações apresentadas aqui se baseiam na versão 1.004 do software, de setembro de 2024.



Dicas para o combate

Aparada 

Enotria: The Last Song é um verdadeiro P2W. Não, não quero dizer pay to win, ou “jogue para vencer”. O “P” aqui é de parry, isto é, aparada. Se você já jogou algo desse tipo, já sabe que se trata da defesa feita bem no momento em que recebe o ataque.

Assim como em Sekiro, aparar corretamente os golpes dos inimigos enche um medidor, chamado aqui de Revelação. Quando completamente cheio, o oponente ficará aturdido por um tempo, com a postura completamente aberta para receber um golpe poderoso.

A questão é que quase todos os ataques inimigos podem ser aparados, até as magias lançadas de longe. Focar em aprender a aparar bem não apenas é um recurso esmagador, mas também aumenta as chances de sobrevivência ao anular o dano que seria recebido. Como a janela de tempo para a aparada é bastante generosa, Enotria incentiva a pessoa que joga a encarar as criaturas sem medo de apanhar.



Correndo pelo mundo

Como bom soulslike, a travessia de mundo é perigosa e você pode perder os pontos de experiência que carrega ao morrer, precisando recuperá-los depois. Isso não quer dizer que 
sempre terá que enfrentar todos os inimigos ao refazer os percursos: quando quiser ir direto ao ponto, basta passar por eles correndo. Pode parecer uma estratégia óbvia, mas é comum que novatos no gênero encontrem problemas por insistir em sempre tentar “limpar” a área.

A abordagem de passar correndo dá certo porque os inimigos não perseguem o protagonista por muito tempo e logo retornam a suas posições de origem, evitando acumular uma horda raivosa em seu encalço.

Cura

A cura é realizada pelo Âmbar de Armonia, um item recarregável ao descansar em uma Realidade Entrelaçada. Como eu disse na análise, o efeito é muito generoso e até mesmo quando minha Vida total tinha um valor muito alto, o uso de um único Âmbar restaurava a saúde quase completamente.

Há muitos itens espalhados pelo mundo que melhoram o Âmbar de Armonia. 
  • Expansão de Armonia aumenta a quantidade máxima que você pode carregar. Há 10 desses para encontrar, totalizando um máximo de 15 Âmbares.
  • Amplificador de Armonia aumenta o poder de cura. Há 20 desses para encontrar e muitos estão nas primeiras áreas do jogo. Três podem ser comprados com Mecenate, o mercador no teatro.


Existem outras maneiras de conseguir se curar, como alguns Modificadores de Máscaras muito úteis obtidos ao gastar pontos no Caminho dos Inovadores: 
  • Abundância Interior (Lançar qualquer Linha de Máscara cura você por uma fração de sua Vida máxima).
  • Duelista Fiel (Aparar um ataque perfeitamente cura você por uma fração de sua Vida máxima. Este efeito é amplificado quando sua Vida está baixa).
Se precisar de mais alguns Âmbars, a Máscara de Zanni aumenta a quantidade máxima de Âmbar em três, o que pode ser útil por ser obtida perto do começo do jogo, ao derrotar o chefão principal de Quinta, a primeira região.

Ganho de experiência

Em Enotria, o XP é chamado Memória. Ainda que ela seja concedida em porções generosas, cabe uma dica. Existe uma Máscara que aumenta e muito a aquisição dessa recompensa. Falarei de Máscaras mais adiante, mas é bom destacar a utilidade dela nesta parte geral.

Trata-se da Máscara do Exército de Spaventa, descrita da seguinte maneira: “Derrotar um inimigo com finalização fornece mais Memória. Sua Sorte também aumenta enquanto estiver Desperto”.



O “mais Memória” que ela concede é simplesmente o DOBRO! Pode parecer uma vantagem relativa por ser concedida apenas quando finalizamos inimigos Revelados (isto é, que tiveram a postura quebrada), mas é relativamente fácil fazer isso na maioria das vezes ao gerenciar dano e aparada para deixar na conta certa.

Após adquirir essa Máscara, usei essa vantagem em praticamente todos os chefes, quebrando a postura deles duas vezes para conseguir a finalização. Melhorar a Máscara não aumenta o bônus de Memória.

A Máscara do Exército de Spaventa é formada a partir dos Fragmentos de Máscara deixados pelos soldados que circulam perto do Foro Aeneano, em Falésia Magna. Pode ser preciso farmar esse item, mas o custo de 100 Fragmentos é baixo e é alcançado em alguns minutos, um excelente custo-benefício.

Uma curiosidade: o custo de experiência para melhorar o personagem entre os níveis 80 e 90 passa a apresentar um decréscimo gradual. Acima do 90 há um aumento súbito e os preços passam a subir a uma taxa muito alta, como se para compensar a vantagem dada anteriormente.

Elementos e efeitos

Em Enotria há um sistema de elementos que segue o clássico pedra, papel e tesoura. Isto é, cada elemento tem primazia sobre um segundo e vulnerabilidade a um terceiro.

Além disso, eles causam efeitos ambivalentes que sempre rendem uma vantagem e uma desvantagem. É importante ter em mente que a mecânica vale para todos, tanto o protagonista como os inimigos. Veja abaixo uma relação entre os elementos e efeitos.

Vis — Tontura


Quando estiver afetado por Tontura, todo dano que você causa é aumentado, assim como sua regeneração de Estamina. No entanto, todas as suas Defesas são reduzidas.


Malanno — Doença


Quando estiver afetado por Doença, você sofre dano Malanno ao longo do tempo. Além disso, o atributo faz com que inimigos próximos sofram dano Malanno e acumulem atributo de Doença.


Gratia — Radiante


Quando estiver afetado por Radiante, você é curado ao longo do tempo. No entanto, sofrer dano desencadeia uma explosão que remove o atributo de você prematuramente.


Fatuo — Perversão


Quando um inimigo estiver afetado por Perversão, ele causará mais Dano Elemental. No entanto, atingi-lo vai curar você.

A relação de vulnerabilidade é a seguinte:

Mallano > Gratia > Fatuo > Vis > Malanno
A coisa é um pouco complicada de aprender, então o jogo deixa uma colinha permanente na tela, indicando essa relação de força e fraqueza. Siga o diagrama em sentido horário até fechar o ciclo: cada elemento é mais eficaz contra o elemento seguinte e mais vulnerável ao elemento anterior. Exemplo: Mallano é forte contra Gratia, mas fraco contra Vis.

Alguns inimigos apresentam barra de Vida na cor de seu elemento correspondente, o que os torna imunes a ele e, por tabela, suscetíveis a outro. Aproveitar essa relação vai facilitar os combates, incluindo contra alguns chefões.

Em especial, destaco a Alta Sacerdotisa de Veltha, a única oponente que me pareceu desequilibrada no jogo todo. O elemento dela e de suas servas é Gratia, então consuma uma Infusão de Alecrim para aumentar a sua defesa contra isso e abuse dos ataques de Mallano para causar Doença nelas — o sabre Donzela Esmeralda é bastante eficaz.

Dessa forma, é bom investir em uma variedade de armas elementais e que causam efeitos, espalhando-as por seus Conjuntos para ter versatilidade e dinamismo na escolha de qual arma é melhor para cada situação.

Disto isto, ressalto que Enotria não obriga o uso estrito desse sistema e pode ser completado jogando com uma única arma de escolha praticamente do início ao fim (fiz isso com a Espada Júniper, adquirida no final do tutorial). A Alta Sacerdotisa de Veltha foi o único momento em que me senti sem saída senão a recorrer à tática de explorar a vulnerabilidade.

Virtudes

As Virtudes nada mais são do que os atributos básicos, que influenciam em estatísticas importantes. Como no modelo souls, subir um nível de personagem implica em escolher aumentar um desses aspectos em um ponto, com ganhos graduais.

Veja abaixo as tabelas de ganhos de acordo com o nível de cada Virtude. Como podem ver nas tabelas abaixo, é especialmente vantajoso aumentar todas elas até 20, quando ocorre o primeiro declínio de ganhos. Já Bruto foge a essa regra e AUMENTA com os níveis, então é recomendável investir nela até 60 no decorrer da campanha.

As Virtudes também servem para escalar o dano das armas, então verifique quais são as mais importantes para o seu equipamento de escolha. Em ordem crescente, as escalas vão de E a A.

Os Aspectos também influenciam nas Virtudes, como veremos adiante.

Bruto

É a Virtude que aumenta a Vida, o que a torna muito útil desde o começo. Os ganhos seguem uma lógica peculiar: em vez de diminuir com os níveis, como é costume no gênero, eles aumentam cada vez mais, até certo ponto. Na dúvida do que melhorar, Bruto é sempre uma boa opção. Este atributo também aumenta as Defesas contra os quatro efeitos adversos: Tontura, Doença, Perversão e Radiante.


Vida (máximo: 3.200)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+25

21-40

+40

41-60

+60

61-70

+15

71-100

+10


Efeitos: Defesa (máximo: 165)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+3

21-40

+3/+2

41-60

+2

61-70

+2/+1

71-100

+1

Assassino

Aumenta o dano dos ataques físicos e também a Sorte, que influencia na taxa de obtenção de itens, e é importante para farmar Fragmentos de Máscaras.

Poder de Ataque (máximo: 505)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+10

21-40

+7/+8

41-60

+5

61-70

+2/+3

71-100

+1


Sorte (máximo: 340)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+5

21-40

+4/+5

41-60

+3

61-100

+1


Elementalista

Fornece ganhos em três atributos: Poder Elemental, Poder do Atributo e Defesa (Elementos).

Poder Elemental e Poder do Atributo

(máximo: 505)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+10

21-40

+7/+8

41-60

+5

61-70

+2/+3

71-100

+1



Defesa (Elementos)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+5

21-40

+3

41-60

+2

61-100

+1 a cada dois níveis


Trapaceiro

Além de aumentar a Estamina, que é o medidor da energia empregada para correr, atacar e esquivar, a Virtude do Trapaceiro concede benefícios de Capacidade de Carga, elevando o limite de itens que podemos carregar de cada tipo. É especialmente vantajoso aumentá-la até 20.

Estamina (máximo: 232)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+5

21-40

+2/+3

41-60

+1/+2

61-70

+1 a cada dois níveis

71-98

+1 a cada quatro níveis


Capacidade de Carga (máximo: 331)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+6

21-40

+5/+4

41-60

+2/+3

61-70

+1/+2

71-100

+1/+0


Mago de combate

Esta Virtude é crucial para quem quer investir em Linhas de Máscaras, melhorando o dano e a velocidade de carregamento.

Poder de Ardore (máximo: 505)

Níveis

Ganho por nível

11-20

+10

21-40

+7/+8

41-60

+5

61-70

+2/+3

71-100

+1



Carregamento de Linha (máximo: 340)

Níveis

Ganho por nível

11-40

+5/+4

41-60

+3

61-100

+1

Defesa

As Virtudes aumentam Defesa em quantidades diferentes, então qualquer escolha contará para o crescimento dessa estatística. Na prática, dá para ver nas tabelas abaixo como apenas Bruto provê ganhos relevantes nesse ponto.

Bruto: Defesa

Níveis

Ganho por nível

11-20

+4

21-40

+2/+3

41-60

+1

61-100

+1 a cada quatro níveis


Assassino/ Trapaceiro / Mago de Combate: Defesa

Níveis

Ganho por nível

11-20

+2

21-41

+1

42-61

+1 a cada quatro níveis

62-100

+1 a cada sete ou oito níveis


Elementalista: Defesa

Níveis

Ganho por nível

11-40

+1

41-60

+1 a cada quatro níveis

61-100

+1 a cada oito níveis

A peça continua no próximo ato

Por hoje é só, pessoal. Após um interlúdio, o próximo ato abordará os Conjuntos para ajudar a entender a construção de personagens em Enotria: The Last Song.

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Vitório
Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies. Veja minhas análises no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).