Dead Rising Deluxe Remaster: guia de sobrevivência zumbi para iniciantes

Confira nossas dicas para sobreviver durante as setenta e duas horas em que Frank se vê preso no caos que se instaurou no shopping de Willamette.

em 28/09/2024


Lançado originalmente em 2006, Dead Rising é um título de horror de sobrevivência misturado com comédia em que o jogador assume o papel de Frank West, um fotojornalista que decide se aventurar em um shopping lotado de zumbis atrás de seu próximo furo: descobrir o que aconteceu à pacata cidade de Willamette, Colorado. Agora, em 2024, a Capcom nos agraciou com Dead Rising Deluxe Remaster, uma reedição revisada do clássico. Dessa forma, seja você jogador novato ou veterano, confira (ou relembre) algumas dicas valiosas que te ajudarão a sobreviver durante os três dias da cobertura do protagonista. 

1.  Gestão de tempo é a chave do sucesso

Uma das principais características do original, e que se manteve em Dead Rising Deluxe Remaster, é o limite de tempo para completar a campanha. Por via de regra, Frank terá 72 horas em tempo de jogo para avançar na história, descobrir a respeito do que causou a calamidade zumbi em Willamette, completar os casos e salvar os sobreviventes. 

Saber priorizar e organizar seu tempo é essencial para o sucesso, usando o relógio para monitorar os intervalos e conseguir gerenciar seu tempo livre antes das missões principais. Ainda assim, não é incomum que escolhas tenham que ser feitas, sendo necessário deixar para trás algumas missões secundárias a fim de colocar o progresso da campanha principal em primeiro lugar.

Uma boa forma de gerir bem seu tempo é através dos saves e ter noção de que cada vez que Frank troca de ambiente no shopping, um novo save automático é feito. Além disso, salvar momentos distintos da campanha, em diferentes slots, pode quebrar um galho. Pense como no xadrez: retroceder um único movimento dificilmente sanará um erro, que pode ter sido cometido rodadas antes, sem nem se dar conta.



2. Aprenda os caminhos do shopping e desbloqueie seus atalhos

O shopping é o grande palco de Dead Rising. Sua estrutura ampla e aberta exige uma boa dose de exploração, e dominar seus atalhos pode fazer a diferença. Com algumas horas de jogo, é natural que você consiga assimilar sua arquitetura e identificar seus principais pontos de interesse, bem como a localização de certos itens específicos. 

Adicionalmente, recomendamos que você desbloqueie o acesso aos túneis de manutenção o mais cedo possível. Para isso, você precisará sair para a área central externa do shopping e seguir para o ponto indicado como estacionamento a oeste no mapa. De lá, pegue o carro e desça pela rampa até a cancela. Já nos túneis, você receberá uma ligação de Otis. Siga para o ponto central indicado como depósito. Você encontrará as chaves embaixo de uma escada de manutenção. 

Uma vez com as chaves em mão, elas irão desbloquear os vários acessos trancados espalhados pelo shopping e que não só servem como uma forma de cortar caminho (quando em um veículo, já que a concentração de zumbis aqui é muito maior do que no térreo) como também vão poupar muito o tempo de Frank durante certas missões da campanha principal. 



3. Escolha suas armas com sabedoria

O shopping está repleto de objetos que podem ser usados como armas, de tacos de beisebol a cadeiras. No entanto, nem todas são igualmente úteis ou eficazes. Priorize armas rápidas, como facas e tacos, que permitem mobilidade e ataques repetidos. As armas de fogo, por sua vez, são mais úteis contra chefes do que contra zumbis comuns e sempre vale a pena ter pelo menos uma pistola no inventário, elas normalmente dropam de zumbis policiais. Experimente várias opções para descobrir o que se adapta ao seu estilo de jogo.



4. Transforme Frank West em uma máquina de matar zumbis

À medida que o jogador aumenta a estatística de zumbis abatidos, salva os sobreviventes espalhados pelo shopping e fotografa situações e eventos importantes, Frank ganha pontos de Prestígio (PP), que funcionam basicamente como experiência e fazem com que ele suba de nível. Essa evolução aumenta suas habilidades, como velocidade, dano de ataque e slots de inventário. 

Dessa forma, invista seu tempo livre realizando atividades que rendam pontos para aprimorar as habilidades de Frank. Por exemplo, quanto mais sobreviventes você salvar, especialmente em grupo, mais PPs o protagonista ganha. Para facilitar, dê a eles armas para se defenderem e evite longas batalhas quando eles estão por perto, pode acreditar que o esforço de gerenciá-los acaba valendo a pena. Adicionalmente, invista seu tempo em tirar boas fotos — especialmente de eventos notáveis, como ataques zumbis em grupo ou momentos especiais de missões.

5. Gerencie seu inventário com cuidado

Frank começa com um número bem limitado de espaços de inventário, mas eles aumentam conforme o personagem vai coletando PPs e subindo de nível. Saiba gerenciá-los, é sempre uma boa ideia manter uma arma de longo alcance para emergências, bem como itens de cura. Também não se apegue tanto a certas armas fracas ou àquelas que já estão em vias de quebrar. Nada em Dead Rising é realmente único ou escasso. 



6. Poupe tempo e esforço, identifique seus points favoritos

Uma das principais armas do jogo, por exemplo, é a Katana, que pode ser encontrada numa loja de armas cortantes bem na área norte, na loja vizinha ao supermercado. Na mesma região, em um túnel escondido, há uma loja de armas de fogo onde podem ser coletadas escopetas e snipers. Ao sul, há uma praça de alimentação onde pode ser adquirido facilmente o vinho, um dos melhores itens de recuperação do game. As duas lojas de construção e jardinagem também são localidades que sempre valem uma passadinha.

Além desses estabelecimentos fixos, existe sempre a possibilidade de encontrar algum utensílio perdido. Por exemplo, na seção do shopping logo após a saída do depósito que serve de caminho para a sala de segurança, há uma espécie de mezanino. Pule o peitoral e lá sempre estará uma Katana dando sopa no toldo. No mesmo mezanino, há um bufê de self-service (o Colombian Roastmaster) em que também é possível coletar o suco de laranja, outro item de recuperação bastante útil.

Tenha em mente também que os psicopatas que você matar geralmente irão deixar suas armas para trás e que podem ser usadas por Frank. Elas sempre ressurgirão no mesmo local, então, como já constatado anteriormente, não precisa ficar se contendo, economizando seu uso. 

Por fim, um clássico do jogo original e que retorna inalterado em Deluxe Remaster é o manequim. No depósito que leva à sala de segurança, há um manequim que pode ser quebrado. O torso ainda poderá ser usado como arma e é ainda considerado uma das mais letais do game. 



7. Brigue com inteligência, use a arquitetura a seu favor

Os zumbis de Dead Rising são lentos, previsíveis e praticamente inofensivos sozinhos, o perigo está no coletivo. Para lidar com eles, use a (falta de) inteligência artificial deles a seu favor, como correndo ou saltando pelos cenários ou conduzindo-os para áreas apertadas, como corredores, onde eles se amontoam e você consegue ter um ângulo melhor de visão. Isso ajuda a poupar tempo e evita danos desnecessários. Adicionalmente, não é nenhuma vergonha fugir para poupar tempo.

No caso dos psicopatas, quando for enfrentá-los, isole-os dos zumbis ao redor no intuito de fazer com que Frank consiga focar neles e ganhar mais espaço livre de movimento. Por via de regra, a maior parte dos chefões fica vulnerável em alguns momentos e sempre é uma boa ideia atacar à distância, seja com armas de fogo, seja arremessando elementos pesados do cenário. 

8. Desenvolva um olhar fotográfico

Como fotojornalista, Frank pode tirar fotos durante o jogo, e isso não só aumenta seu PP, mas também desbloqueia segredos e interações especiais. Procure por momentos chave para registrar, como grandes hordas de zumbis ou cenas dramáticas com outros personagens. Fotografar bem requer timing, então pratique para capturar os melhores momentos. 

Em Dead Rising Deluxe Remaster, especificamente, esses pontos de PP podem ser identificados por um símbolo amarelo bem chamativo, então fique de olho. Em uma sugestão paralela, aproveite o prólogo no helicóptero para tirar quantas fotos forem possíveis e farmar bastante PP logo antes mesmo de o game começar de forma propriamente. 

9. Huuuuum, suquinho!

Os liquidificadores estão espalhados pelo shopping e utilizá-los para misturar certos itens pode render bebidas com efeitos especiais que curam um bom bocado da vida de Frank. Na dúvida, há um liquidificador fixo na sala de segurança. Confira a lista de coquetéis possíveis:

Bebida Receitas Efeito Dica
Néctar
  • Dois Sucos de Laranja
  • Suco de Laranja + Alguma Fruta
Faz uma vespa rainha aparecer imediatamente. O suco de laranja pode ser adquirido infinitamente em um bufê no mezanino (o Colombian Roastmaster) logo na saída do depósito que leva à sala segura.
Zombisca
  • Dois Milhos
  • Torta + Leite
Faz com que zumbis sejam atraídos por Frank. A torta também pode ser encontrada facilmente no mesmo bufê do mezanino.
Intocável
  • Duas Tortas
  • Duas Baguetes
  • Torta + Baguete
Faz com que Frank se torne imune aos agarrões dos zumbis.
Cuspe Fatal
  • Dois Picolés
  • Dois Salgadinhos
  • Dois Oleos de Cozinha'
Quando desarmado, Frank pode cuspir nos inimigos. A bebida faz com que os cuspes de Frank causem dano. Ingredientes podem ser encontrados na praça de alimentação.
Energético
  • Dois Repolhos
Torna Frank temporariamente invencível. Repolhos podem ser recolhidos infinitamente no supermercado da seção norte do shoping.
Ligeirinho
  • Dois Leite
  • Dois Iogurtes
  • Dois Cremes para Café
  • Dois vinhos
Aumenta a velocidade de movimento de Frank. Tirando o creme para café (disponível na sala de segurança), todos os ingredientes podem ser encontrados na praça de alimentação com certa facilidade.
Tripa Virada
  • Óleo de cozinha + qualquer outra besteira
Existe uma possibilidade de assumir qualquer um dos efeitos acima, mas normalmente só causa dor de barriga em Frank. n/a

Nota-se também que produzir todos os tipos de suco rende também a conquista "Louco do Suco".

10. Desempenhos diferentes rendem conclusões diferentes

Assim como no Dead Rising original, o desempenho do jogador poderá culminar em uma série de finais distintos para a história, além de desbloquear alguns troféus e conquistas. Confira a relação de cada um deles e o que é necessário para desbloqueá-los:
  • Final A: complete todos os casos da campanha principal, converse com Isabela na reta final, antes do terceiro dia e esteja no heliporto na hora certa;
  • Final B: não complete todos os casos da campanha principal, mas esteja no heliporto a tempo;
  • Final C: complete todos os casos, mas deixe de ter a última conversa com Isabela. Estar no heliporto ou não é irrelevante aqui;
  • Final D: seja capturado pelas forças especiais e deixe o tempo acabar;
  • Final E: não complete nem todos os casos, nem esteja no heliporto a tempo;
  • Final F: não consiga coletar todas as bombas plantadas por Carlito durante o caso 7-2.
Uma vez completado o final A, o jogo poderá ser continuado como uma espécie de pós-game em um modo de tempo extra que, por sua vez, também pode resultar em duas outras conclusões:
  • Final S: o final principal é considerado canon. Complete todas as solicitações de Isabela a tempo;
  • Final Z: simplesmente não cumpra as solicitações de Isabela.



11. Se você enrolar demais para ir ao banheiro, é sempre possível que ocorra algum tipo de “acidente”

Dead Rising só permite salvar o jogo em certos pontos específicos, normalmente nos banheiros. Assim como na vida real, não esqueça de usá-los e, com isso, evite acidentes maiores. Criar múltiplos saves também acabam criando diversos pontos de retorno, caso o progresso se torne insustentável. Assim, como nossa dica final, salve sempre que sentir que progrediu bastante ou antes de enfrentar inimigos perigosos. 

Revisão: Beatriz Castro
Siga o Blast nas Redes Sociais
João Pedro Boaventura
É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).