Astro Bot: melhores aparições de personagens (e maiores ausências)

Um elenco com grandes estrelas e grandes faltas.

em 13/09/2024

Astro’s Playroom trouxe uma porção de referências a jogos de várias empresas que passaram pelas plataformas PlayStation ao longo dos anos. Em Astro Bot, a Team Asobi dobrou a meta e acumulou muito mais participações especiais, que também ultrapassam o anterior em qualidade.

É um elenco enorme para cobrir 30 anos de história e, para fazer valer a pena, não podia ser apenas uma aparição única. Cada uma foi muito bem representada pelo comportamento dos bots e pelas frases que os acompanham.

Eles não são nomeados, mas chamados por alcunhas, como Habitante do Nexus, Andarilho do Deserto e Matador de Vampiros, seguidas por comentários descritivos que rendem bons insights e piadas, como, respectivamente, “Você traz as almas e ela paga em atributos”, “Faz amigos facilmente” e “Vem de uma longa linhagem de destruidores de velas”. Dá para adivinhar quem são?

A seguir, vamos ver algumas das melhores participações incluídas no jogo e, depois, as maiores ausências. A Team Asobi já anunciou que Astro Bot receberá conteúdo gratuito com o tempo, especificamente fases de desafio de tempo, que incluirão mais personagens, então algumas das faltas poderão ser compensadas mais tarde.



Melhores participações de personagens

Joel Miller

  • Contrabandista leal. Às vezes conta mentirinhas inofensivas.
Esta pode parecer óbvia demais para valer grande coisa, mas muitas vezes a graça está nos detalhes. No caso da aparição de Joel em Astro Bot, eu ri com a ironia de sua descrição autoconsciente. 

Para mim, o final agridoce de The Last of Us azedou de vez ao encerrar com a “mentirinha” de Joel para Ellie, quebrando a relação de confiança que foi construída a duras penas ao longo do jogo. O reconhecimento sarcástico de Astro Bot ao peso da atitude do protagonista, colocando-o na própria definição do personagem, adoçou um pouco a velha sensação ruim no estômago de 12 anos atrás.

Kazuma Kiryu



  • Dragão Tatuado. Tem punhos de ferro, mas um bom coração.
O Dragão de Dojima foi uma escolha muito acertada pela história da série Yakuza/Like a Dragon com a PlayStation, mas ainda inusitada. Enquanto a maior parte dos bots do jogo já era de certa forma esperada, encontrar o carismático anti-herói foi uma agradável e verdadeira surpresa.

LocoRoco



  • Bolinha voraz. O que é um pontinho azul com voz grave?
Cada mundo de Astro Bot tem uma fase dedicada a representar tema e gameplay das grandes franquias da Sony. God of War, Uncharted e Horizon são nomes previsíveis para ocupar esse espaço, mas também recriaram Ape Escape e, em uma deliciosa surpresa, LocoRoco.

Além do espírito encantadoramente animado dos jogos das bolinhas cantoras do PSP casarem perfeitamente com o novo jogo de Astro, a lógica original de “você não move o personagem, mas o cenário, com L e R” foi levada à terceira dimensão com o uso do giroscópio do DualSense, dando vida a uma das fases mais distintas da aventura. Sem nenhum jogo novo desde 2009, LocoRoco ganhou aqui uma bela homenagem.

Crash e Spyro



  • Marsupial Maluco. Não é pião, mas adora sair girando por aí.
  • Artesão flamejante. Dizem que foi avistado em Skylands.
Embora Crash Bandicoot e o dragão Spyro sejam presenças obrigatórias para uma celebração da história da PlayStation, hoje, esses dois personagens da Activision pertencem à Microsoft. Talvez a negociação deles tenha acontecido inteiramente antes e fora da perspectiva de aquisição pela dona da Xbox, ou talvez a bigtech simplesmente não tenha visto empecilho para essa permissão à concorrente, em consonância com a política atual de levar seus jogos para outras plataformas.

A questão é que a festa não seria a mesma coisa sem eles — tem até um troféu dedicado ao marsupial para os jogadores que fizerem Astro dançar junto a ele!

Raziel e Kain



  • Espectro Revivido. Bons vampiros sempre levantam!
  • Vampiro Campeão. Aquela presença que deixa uma marca.
A aparição de Raziel e Kain, principais personagens dos jogos Legacy of Kain, foi uma boa surpresa. A bem da verdade, Astro’s Playroom já havia feito uma referência a Raziel com um bot de lenço cobrindo o rosto, mas ela era algo escanteado, em uma parte inacessível do cenário.

Assim, a inclusão da dupla em Astro Bot é um aceno aos fãs abandonados dessa série que, hoje, é um cult classic sem novidades há mais de 20 anos. Ao menos um remaster dos dois primeiros jogos parece estar a caminho, se considerarmos as inscrições em uma estátua exibida na San Diego Comic Con 2024.

Heróis de Resident Evil




  • Policial Novato. O pior primeiro dia de trabalho do mundo (Leon concentrado no puzzle do busto da estátua, afastando o zumbi para não ser atrapalhado).
  • Fã de motocicleta. A luta pela sobrevivência é de família (Claire Redfield tentando descobrir qual chave é a certa para o naipe da porta).
  • Macho Alfa. Precisa de umas aulas de piano (Chris Redfield, enquanto “cata milho” na máquina de escrever de salvamento).
  • Fêmea Alfa. Nenhuma fechadura está a salvo (Jill Valentine amedrontada, verificando o que há atrás da porta de carregamento. O que há? Cachorros- zumbis, é claro!).
A Capcom é a desenvolvedora parceira com mais personagens em Astro Bot. Tem Devil May Cry, Monster Hunter, Street Fighter e até Okami (Amaterasu está linda), mas as aparições que mais gostei foram as de Resident Evil. Os quatro protagonistas dos dois primeiros títulos dão as caras em ótimas referências que brincam com detalhes peculiares dos games.

Menções Honrosas









Maiores ausências

Fat Princess

O divertido multiplayer do PS3, Fat Princess chegou a ganhar participação no extinto PlayStation All-Stars Battle Royale, mas foi a aparição em Astro’s Playroom que me fez achar que veria uma princesa comilona de bolos na aventura seguinte. Infelizmente, o jogo que celebra os 30 anos da PlayStation não tem nem migalha dela.

Legend of Legaia

Ok, Legend of Legaia é legal, mas não é exatamente um grande nome. A questão é que muitos nomes pequenos foram convidados para a nova aventura de Astro e praticamente todos os RPG da Sony estão lá: Alundra, Legend of Dragoon, Wild Arms e até Arc the Lad. Ficou faltando só essa aventura para fechar a coleção.

Sonic the Hedgehog

Não, o ouriço azul não está no jogo. Normalmente, eu não esperaria por um ícone tão grande quanto ele (deve ser caro negociar aparições desse nível), mas, vendo outras presenças da SEGA me fizeram pensar que ele deveria estar ali também. Tem Yakuza, Persona e Space Channel 5, então podia ter a estrela da casa e seus amigos, não é? Rivais também, afinal, estamos no ano de Shadow!

Algumas IPs clássicas da casa

Se tem Killzone, cadê Resistance? Ficaria legal colocar o herói Nathan Hale e uma Chimera como bots de três olhos, não acham? Se tem a série de espionagem da Konami, onde está a da Sony, Syphon Filter? E aquela outra franquia nem um pouco kids-friendly, Twisted Metal? São poucas as propriedades da SIE que ficaram de fora, então imagino que algumas podem ter sido reservadas para futuros DLC.

Square Enix

Esta é, sem dúvidas, a falta que mais senti na representação da história da PlayStation. Desde os tempos do primeiro console, a Squaresoft teve grande peso com seus JRPG e a Enix também deixou sua marca. Astro’s Playroom ainda trouxe uma referência a Final Fantasy VII, uma Buster Sword fincada no chão, como no menu do jogo original.

Agora, ninguém da turma de Cloud, Squall, Zidane, Tidus, Ashe, Lightning, Noctis ou Clive entrou na lista. Chocobo, moogle e cactuar encaixariam perfeitamente na vibe alegre e vibrante. Ou mesmo Dragon Quest, Kingdom Hearts e, talvez, um pequeno aceno a Star Ocean.

Não posso imaginar que foi por falta de vontade da Team Asobi, mas por falta de acordo na negociação. Quero crer que foi para deixar personagens importantes para os DLC.

Evidências

Após a escrita deste artigo, saíram na internet algumas evidências de que parte desse pessoal realmente deve aparecer no meio do pessoal em DLC. Em uma arte conceitual com vários personagens, avistada no estúdio onde trabalha a Team Asobi, foram encontrados Sweet Tooth, de Twisted Metal, e a princesa de Fat Princess.

Além deles, pessoas atentas perceberam que nos créditos de Astro Bot há menções a várias franquias que não apareceram no jogo, um grande indício de que já estão nos planos:
  • Worms
  • Stellar Blade
  • Rise of the Ronin
  • Rayman
  • Beyond Good & Evil
  • Assassin's Creed
Ou seja: a Ubisoft, outra clara grande ausência, já deve ter fechado acordos para o uso de seus personagens, assim como um dos queridinhos do PS5 neste ano, o coreano Stellar Blade. Agora é esperar para ver quem ainda vai chegar atrasado para a festa!








Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.