Warhammer 40,000: Space Marine 2 promete ação e aventura interespacial de alta qualidade

Usando de uma extensa fonte de histórias e personagens, o novo jogo promete uma experiência imersiva e com muito conteúdo.

em 29/08/2024

Poucos games podem ser comparados a Warhammer 40,000: Space Marine 2, previsto para 9 de setembro de 2024. Originário dos jogos de tabuleiro, a franquia deste título é rica em conteúdo, o que, somado à sua produção, que aparenta ser de primeira, pode proporcionar uma aventura épica. Com base nas informações disponibilizadas até agora, esta matéria trará uma prévia de como será esse novo lançamento, que promete muito!

Bem-vindo ao mundo de Warhammer!

Confesso que eu nunca tinha ouvido falar da franquia antes da divulgação de Space Marine 2. Ela tem origem nos anos 80, na forma de um jogo de tabuleiro com miniaturas, mas depois se expandiu para outras mídias. Um dos destaques são os modelos super-detalhados usados nas batalhas, que têm a forma de humanos, alienígenas, monstros sobrenaturais, entre outros.
Como o nome sugere, a série Warhammer se passa num futuro muito distante do atual. Aproximadamente 40.000 anos à frente no tempo, ele traz uma ficção de fantasia que mistura vários elementos, como magia, raças alienígenas, criaturas como elfos e orcs, armas altamente tecnológicas, entre outros. A ideia é acompanhar uma guerra perpétua entre humanos e as demais facções, cada uma delas mais perigosa que a outra.
 
A franquia se desenvolveu em vários livros, séries e um filme, além de jogos de tabuleiro, cartas e RPG derivados. Falando especificamente dos videogames, eles receberam uma grande quantidade de lançamentos ao longo dos anos, sobretudo para PC. Com um universo rico, repleto de expansões e variações, esse games abordam várias propostas e gêneros diferentes.
Finalmente chegamos ao subtítulo Space Marine, original de 2011 e lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Do tipo ação em terceira pessoa, ele trouxe uma experiência que misturou tiroteios e combates corpo-a-corpo, ambos repletos de violência. Treze anos depois, Warhammer 40,000: Space Marine 2 dará sequência à essa aventura.
 
A história continuará com foco no Tenente (antes capitão) Demetrian Titus, membro do seleto grupo Space Marines, que consiste em uma equipe de super-soldados melhorados genetica, cibernetica e biologicamente. Envolvidos em conflitos intergalácticos que englobam várias raças e impérios diferentes, essa equipe tentará mudar os rumos de uma guerra praticamente perdida.

Sinais, fortes sinais

Space Marine 2 não recebeu uma versão de demonstração, mas alguns poucos veículos especializados tiveram acesso a pequenas partes da campanha. Somando essas prévias com os materiais divulgados pelos produtores do jogo, tais como entrevistas e vídeos, é possível esboçar como serão determinadas características do título.
Em termos de qualidade audiovisual, tudo aponta para uma produção muito bonita e detalhada. Ao focar somente na geração atual de consoles e PC, o game tem mais poder de processamento à disposição para oferecer gráficos caprichados. Em particular, os soldados espaciais estão bem apresentados, com texturas bonitas e animações fluidas.
 
Os inimigos também parecem interessantes, inspirados em todo aquele enorme universo construído por anos. Tal como os protagonistas, eles aparentam ser muito bem produzidos e devem contar com uma boa variedade. Space Marine 2 parece ter bebido um pouco da água de Doom Eternal, pois contará com finalizações brutais em meio aos combates.
Como teremos cenários densos e povoados em meio a combates intensos, torço para que o desempenho esteja no mesmo nível da qualidade da produção. Ou seja, sem carregamentos longos ou quedas na taxa de quadros. Considerando que inicialmente o game estava previsto para 2023, mas foi adiado pela produtora – que também desistiu de uma versão beta – para que o game recebesse a devida atenção, temos uma boa chance de receber um título otimizado.

Potencial para um grande sucesso

Falando agora da jogabilidade, será possível escolher entre seis classes diferentes de Space Marines. Elas contarão com características próprias, mas sem fugir de divisões tradicionais, como tanque e assalto. Cada uma delas terá várias habilidades e equipamentos para obter e melhorar, personalizando ainda mais a experiência.
Essa variedade será importante nos modos locais, mas também no online. Afinal, o game poderá ser jogado sozinho ou em grupos de até três jogadores. Na falta de outros cadetes espaciais via internet, bots irão assumir a tarefa. Historicamente, companheiros controlados pela máquina não são muito úteis em jogos do gênero, mas o negócio é esperar para ver.
 
Certos modos de jogo serão exclusivos para o sistema multijogador, então é importante que esses bots funcionem bem. O ideal, obviamente, é que o jogo consiga obter uma boa base de jogadores para que as partidas online, sejam elas cooperativas ou competitivas, garantam uma boa diversão. A minha expectativa por essas duas opções é alta, pois elas podem garantir uma vida longa e produtiva para o jogo.
Aliás, a minha expectativa como um todo está alta. Apesar de até então desconhecer todo o universo que existe por trás de Warhammer 40,000: Space Marine 2, estou curioso para conhecê-lo, assim como ansioso para mergulhar nas suas guerras intergalácticas repletas de ação. Só o tempo dirá se ele confirmará a esperança dos interessados e surpreenderá àqueles que ainda não conhecem o seu potencial.
Warhammer 40,000: Space Marine 2 — PC/PS5/XSX
Desenvolvedora: Saber Interactive
Gênero: Ação e Aventura
Lançamento: 9 de setembro de 2024
Revisão: Davi Sousa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.