Ramza Beoulve, o herói sem holofotes

Mesmo pertencendo a um spin-off, o protagonista de Final Fantasy Tactics é um dos personagens mais interessantes de toda a franquia.

em 03/08/2024
Final Fantasy Tactics foi lançado originalmente para PlayStation em 1997, tendo recebido uma versão aprimorada para PlayStation Portable dez anos depois. Em meio a um contexto repleto de disputas pelo poder, mortes, manipulações, mentiras e traições, acompanhamos a jornada do jovem Ramza Beoulve, o protagonista deste incrível spin-off.

Um nobre com sangue de plebeu

Na trama de Final Fantasy Tactics, a casa Beoulve é uma família nobre que serve a realeza de Ivalice há gerações. Durante a Guerra dos Cinquenta Anos, um conflito entre os reinos de Ivalice e de Ordalia que ocorreu antes dos eventos do jogo, o líder Barbaneth Beoulve conquistou grandes vitórias, elevando ainda mais o prestígio de sua linhagem.

Ramza é o terceiro filho de Barbaneth, nascido de uma relação deste com uma camponesa. Mesmo não sendo um descendente totalmente "legítimo", Ramza e sua irmã Alma (que compartilham a mesma mãe) foram criados sem distinção juntos com os dois primeiros filhos de Barbaneth: Dycedarg e Zalbaag.

Além de seus irmãos, nosso herói também cresceu ao lado de Delita e Tietra Heiral, plebeus que foram adotados por Barbaneth quando seus pais morreram devido à Peste Negra. Embora esses dois rapazes tenham desenvolvido um forte vínculo, essa amizade acaba sendo profundamente abalada.

A tragédia que mudou tudo

Durante o primeiro capítulo de Final Fantasy Tactics, Ramza e Delita ingressam na academia militar da cidade de Gariland, pois o protagonista nutre o desejo de honrar o nome de sua família e de atender ao último pedido de seu pai. Em seu leito de morte, Barbaneth pediu a Ramza que ensinasse aos seus irmãos o que é ser um verdadeiro cavaleiro.

Ainda sem muita experiência de combate, a dupla acaba se envolvendo em um conflito com a Corpse Brigade (Brigada dos cadáveres), um grupo que se opõe à nobreza devido à miséria que as pessoas comuns enfrentam após a guerra. É justamente no desenrolar desse embate que nosso herói começa a questionar suas crenças.

Nesse contexto, Ramza percebe que essa facção tem motivos compreensíveis para se revoltar, já que membros da nobreza tratam as pessoas menos afortunadas como seres inferiores e descartáveis. Isso fica ainda mais evidente após ele conhecer Argath, um rapaz de uma família nobre, mas não muito poderosa, que demonstra total desprezo por Delita e outros plebeus.

Após algumas batalhas, o grupo revoltoso acaba sequestrando Tietra, acreditando que ela era uma Beoulve. Enquanto Delita, naturalmente, se desespera, Ramza permanece confiante na promessa de seus irmãos de que fariam de tudo para salvar a moça, já que a consideram como um membro da família.

Para surpresa da dupla de amigos, Argath, sob o comando de Zalbaag, não hesita em disparar uma flecha contra a jovem antes de derrubar um dos líderes da brigada. Esse ato desencadeia um conflito, resultando na morte de Argath pelas mãos de Delita e em uma explosão no local, fazendo Ramza acreditar que seu amigo havia morrido.

Um herói sem glória

Os eventos do capítulo inicial de Final Fantasy Tactics são de suma importância para moldar Ramza, e é incrível notar sua evolução durante os três arcos seguintes. Nesse sentido, ele deixa de ser um indivíduo ingênuo que acredita na falsa honra da nobreza para se tornar alguém que se opõe fortemente à injustiça, chegando a ser considerado um herege pelo clero em determinado ponto da história.

Enquanto no início do jogo nosso herói ostenta uma certa imaturidade, fazendo questão de mostrar o quanto se orgulha de sua linhagem e de que, como membro da casa Beoulve, está destinado a ser um grande cavaleiro, nos arcos seguintes ele passa a ser um líder que ouve seus aliados, demonstrando completa humildade ao aprender sobre os assuntos que desconhece.

Embora o protagonista e seu amigo de infância tenham desenvolvido a mesma aversão às injustiças cometidas pelos poderosos, o método que cada um escolheu para lidar com a situação é bem diferente. Enquanto Delita, que descobrimos estar vivo já no início do jogo, começa a agir como um nobre e a manipular pessoas para alcançar cada vez mais poder, Ramza segue pelo caminho contrário, abandonando seu status e adotando o sobrenome comum da família de sua mãe. 

No entanto, em um momento mais avançado da campanha, o herói retorna ao nome Beoulve numa tentativa de demonstrar que o valor de uma pessoa não deve ser definido pelas circunstâncias de seu nascimento. Assim, do mesmo modo em que acredita que um plebeu não deve ser tratado como descartável simplesmente por não ser nobre, Ramza deseja provar que não deve ser visto como um manipulador arrogante apenas por ter nascido em uma família importante.

Ao longo de sua jornada, Ramza se aprofunda cada vez mais na instável situação política de Ivalice, compreendendo que até mesmo os duques que disputam o poder (Larg e Goltanna) são, na verdade, meras marionetes nas mãos de algo muito maior: um grupo de demônios denominado Lucavi.

No final do jogo, o nobre Beoulve consegue derrotar o líder renascido dos Lucavi e salvar Ivalice de um mal que poucos conheciam. No entanto, não há nenhuma glória pública associada a esse feito, pois o clero manipula os registros para que Ramza continue sendo lembrado apenas como um herege, já que a verdade seria extremamente prejudicial à organização religiosa.

Ramza Beoulve realiza o desejo de seu pai e se torna um nobre cavaleiro, alguém que defendeu a sua nação a todo custo, sempre se posicionando contra as injustiças e nunca buscando ser reconhecido. Muitos anos mais tarde, Arazlam Durai, descendente de Orran Durai, um aliado que o protagonista fez durante sua jornada, descobre os registros deixados pelo seu antepassado, os quais demonstram quem foi o verdadeiro herói de Ivalice.

Sem um grande título, mas ainda assim um excelente líder 

No campo da jogabilidade, Ramza pertence a classe Squire (escudeiro), a profissão primária de todos os personagens "genéricos" do jogo. No entanto, esse personagem possui algumas habilidades exclusivas que vão sendo desbloqueadas a cada novo capítulo.

É interessante notar que, enquanto outros indivíduos importantes possuem títulos grandiosos, como Holy Knight (Agrias), Divine Knight (Meliadoul) ou Sword Saint (Cidolfus Orlandeau), Ramza permanece durante todo o jogo como um Squire, o que faz sentido dentro da narrativa, já que não seria fácil sumir com a história de um cavaleiro de grande prestígio.

Apesar disso, o herói de Final Fantasy Tactics não é nem um pouco fraco, pois, por contar com altos pontos de Bravery (bravura) e Faith (fé), atributos que afetam diretamente o poder de ataques físicos e mágicos, ele acaba se adaptando muito bem a praticamente qualquer classe do jogo.

Além disso, muitas das habilidades únicas de Ramza são voltadas a agilizar o grinding, tornando mais fácil alcançar os requisitos para desbloquear as outras classes. Para finalizar, o protagonista ainda conta com skills de suporte incrivelmente úteis, como Steel, que aumenta a bravura de um aliado, fazendo dele um líder capaz de extrair o melhor de seus companheiros.

Ao contrário de muitos RPGs, Ramza não é um protagonista que se torna extremamente poderoso e o único capaz de vencer o antagonista final. Em vez disso, por meio de seus justos ideais, o jovem Beoulve conquista a confiança e a admiração de diversos indivíduos (alguns deles incrivelmente fortes), construindo assim uma equipe extraordinária.

O salvador de Ivalice 

Mesmo sendo oriundo de um spin-off, Ramza Beoulve é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais complexos e cativantes de toda a franquia Final Fantasy. Sua jornada em Final Fantasy Tactics nos mostra que o verdadeiro valor de uma pessoa está em suas ações e princípios, e não em sua posição social. Ainda que seus feitos nunca sejam revelados ao público, o jovem Beoulve sempre será o verdadeiro salvador de Ivalice.

Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Oliveira
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).