Essa nova subdivisão — que, até onde se consta, não envolve problemas financeiros ou demissão em massa de funcionários — tem a ver com a intenção da Marvelous em fortalecer sua marca em territórios internacionais, querendo universalizá-la como uma só entidade em vez de manter a percepção de que são duas entidades distintas. Segundo o comunicado, isso também tem a ver com o objetivo de fortalecer a operação da empresa das próprias máquinas de fliperama.
Nota-se que essa subdivisão já acontecia, mas de uma maneira menos formalizada, visto que a Marvelous USA já constava como copublicadora de alguns títulos da empresa, como Rune Factory 5, Trinity Trigger e Story of Seasons: A Wonderful Life. De acordo com o anúncio, "essa distintção vai permitir que a XSEED Games continue a cavocar novos títulos com maior liberdade, dando continuidade ao seu legado de descobrir e lançar joias third-party provindas do mundo todo, agora com uma abordagem mais objetiva".
Fundada em 2004 por ex-funcionários do braço norte-americano da Square Enix, a Xseed Games logo se tornou referência no processo de localização e lançamento de jogos japoneses, sendo adquirida pela Marvelous em 2008, quando passou a ser a principal responsável pelo lançamento da série até então conhecida como Harvest Moon. Adicionalmente, a XSEED também tem, em seu portfólio, a responsabilidade pela localização de outros games que não pertencem à Marvelous, como é o caso da versão de Wii de Xenoblade Chronicles e do Granblue Fantasy Versus.
Fonte: Marvelous (via release)