Anunciado no aniversário de sete anos de Dead By Daylight, The Casting of Frank Stone é o primeiro derivado do famoso multiplayer a ganhar vida. Desenvolvido pela peculiar Supermassive Games, o projeto carrega o DNA básico das histórias de múltipla escolha, enquanto busca expandir a lore e universo de DBD, sem entregar todas as surpresas. Nesta semana eu joguei uma demonstração de uma hora com o prólogo da história e vou te contar o que pode-se esperar do jogo.
Bem-vindos a Cedar Hills
Nossa história começa em 1960 com o desaparecimento de uma criança na cidade de Cedar Hills. Você encarna a pele de um policial que vai investigar uma siderúrgica em busca de pistas. Fica evidente que o desaparecimento não é o primeiro na cidade, e uma série de coisas assombrosas está acontecendo naquele lugar.
Como a própria sinopse e nome do jogo indicam, Frank Stone é o assassino por trás de tais atos crueis e o seu embate com o policial é o ponto de partida que vai transformar a vida de todos naquela cidade. Nos anos 1980, alguns jovens decidem voltar àquela siderúrgica para fazer um filme sobre os terríveis eventos, mas acabam encontrando algo muito pior.
Os realizadores falaram que vão abordar a temida Entidade, que dá vida às Arenas de Julgamento dos Reinos, onde sobreviventes e assassinos entram em embate com o intuito de alimentar o poder da Entidade. Essa lore é a base do multiplayer mas nunca foi profundamente revelada. Pode-se esperar algumas revelações e desdobramentos sobre a origem dos jogos e como a história de Frank Stone se conecta a isso.
Mundo diferente, mesma Supermassive
Quando a equipe Behaviour Interactive abordou a Supermassive Games sobre a possibilidade de fazer um projeto no universo de Dead By Daylight, a empresa queria dar toda liberdade possível para os desenvolvedores criarem sua própria história dentro daquele mundo.
O grande desafio seria apresentar um enredo que conversasse com a base de fãs do multiplayer, além de ser atraente o suficiente para novas pessoas conhecerem DBD. Em uma entrevista à Epic, o diretor Steve Goss comenta os esforços da equipe nesse sentido.
"Era muito, muito importante que o que fizéssemos pudesse ser acessível por um fã de Dead By Daylight. Mas também queríamos garantir que alguém que não entendesse o jogo, ou talvez gostasse da ideia de DBD, mas não quisesse jogar um jogo multiplayer, ou qualquer outra perspectiva que as pessoas possam ter sobre a ideia, tentamos atender a uma variedade de diferentes pontos de entrada."
Esse cuidado na forma de tratar a história faz com que o projeto seja extremamente acessível para fãs e novatos de DBD. Entretanto, para aqueles mais ávidos de conhecer um pouco mais sobre as engrenagens que formam os jogos assustadores do Reino da Entidade, existe bastante espaço para a Supermassive trabalhar.
Escolha imediatamente
The Casting of Frank Stone é além de tudo um projeto aparentemente seguro por parte da Supermassive. O mesmo sistema visto em jogos como Until Dawn e da série The Dark Pictures está presente. Com leves alterações, o sistema de andar, investigar, responder e reagir ainda se mantém como o núcleo da experiência.
Longe disso ser ruim, depois de tantos anos a empresa conseguiu masterizar e refinar cada aspecto do seu campo de trabalho, claro, ainda sem fazer mudanças drásticas, esse projeto tem tudo que uma clássica história da Supermassive tem: assassinos psicopatas, adolescentes idiotas, muitas chances de morrer por uma decisão idiota e aquela pitada de horror cósmico proveniente do material original.
Na demo temos uma sequência de ação que me agradou muito, com diferentes tipos de reações sendo necessárias para sobreviver. Escolher entre um caminho ou outro, enfrentar a consequência do caminho escolhido, pressionar rapidamente algum botão ou até mesmo mirar no ponto em que quer atacar. Todos já apareceram em outros jogos da desenvolvedora, mas aqui eles acertaram na cadência de cada ação. Impossível não ficar empolgado com o projeto final já nas primeiras cenas do prólogo.
Horrores além dos Reinos
The Casting of Frank Stone tem tudo para agradar aos fanáticos por Dead By Daylight, apresentando novas facetas desse universo e expandido sua lore com mais informações sobre a Entidade e suas ações, assim como poderá ser uma ótima porta de entrada para quem quer entrar de cabeça no jogo entre sobreviventes e assassinos.
Também existem outros como eu, que adoram os jogos da Supermassive e estão dentro para mais uma aventura horripilante com dezenas de escolhas que com certeza vão levar à morte de vários personagens. Mal posso esperar para começar a tomar as piores decisões. The Casting of Frank Stone será lançado no dia 3 de setembro para XSX, PS5 e PC.
Revisão: Vitor Tibério
Texto de impressões feito com demo cedida pela Behaviour Interactive