Impressões: Cataclismo impressiona e tem tudo para ser uma referência nos jogos de estratégia

Monte as suas torres de defesa e sobreviva a inúmeras hordas de inimigos.

em 06/08/2024

Lançado em Acesso Antecipado no final do mês passado, Cataclismo é um jogo de estratégia que combina construção de bases com defesa de torres. Mesmo sendo uma versão em desenvolvimento, ele se destaca pelos seus elementos audiovisuais e a quantidade de conteúdo disponível, principalmente por conta do engajamento da sua comunidade.

O perigo da névoa

Após o aparecimento das perlas no mundo, uma espécie de pedra mágica que confere poderes aos usuários, a sociedade aprendeu a usá-la para prosperar, utilizando-as em diversas necessidades. No entanto, com ela veio o Cataclismo, um evento que inundou a Terra em névoa e trouxe de volta os Horrores, monstros que são atraídos por povoados humanos e que sempre atacam pela noite.

Para fugir do perigo, os sobreviventes dos primeiros Cataclismos construíram Hogar, uma cidade no alto de uma montanha, e elaboraram diversas maneiras de se defender. A principal delas é a construção de estruturas capazes de parar os monstros e criar pontos estratégicos de combate.




Nesse contexto, estamos no controle da Dama Íris, uma sábia que nasceu com uma perla e portadora de poderes mágicos. Iris é uma das melhores estrategistas de Hogar, então é escolhida como a líder de diversas unidades, como arqueiros, lançadores de pedras e atiradores.

Mesmo na atual versão, o jogo já se encontra totalmente dublado e com legendas em português brasileiro. A apresentação da história é simples, contando com desenhos estáticos e narrações, mas surpreende pela qualidade dos traços e roteiro. Desde o primeiro minuto de campanha, fiquei imerso no mundo de Hogar e na história de Íris.



LEGO medieval

Nossa missão em Cataclismo é acompanhar a Dama Íris em suas investigações sobre os eventos recentes das névoas. Para cada fase selecionada, temos a missão de proteger nossa base de invasões de Horrores construindo uma defesa sólida e posicionando nossas tropas em locais estratégicos para ganharmos vantagens em combate.

A jogabilidade se divide em duas fases. A primeira, durante o dia e sem o ataque dos monstros, consiste em coletar recursos como madeira e pedras para construir nossas defesas. Nossa área de atuação é limitada, exigindo estratégia na alocação de casas, quartéis — utilizados para treinar tropas —, purificadores de oxigênio — recursos escassos no meio da névoa —, além dos coletores de madeiras e pedras. 




Com os recursos estocados, vamos para a parte da construção. Aqui é como brincar de Lego: a partir de um menu com as peças, montamos, bloco por bloco, muros, torres, pontes, escadas, estruturas de defesa com espinhos, entre outras opções. O mais interessante é como tudo é muito intuitivo, sendo fácil de escolher uma peça, montar, testar, apagar e refazer.

Após a construção, temos que posicionar nossas tropas para esperar os Horrores. O mapa se transforma numa espécie de tabuleiro quadriculado e podemos posicionar nossas defesas em pontos estratégicos. Aqui, a forma que as construção são desenvolvidas faz muita diferença, pois cada unidade possui características únicas de ataque e alcance, além de ganharem bônus em situações específicas.

Por conta da boa variedade de opções, essa jogabilidade não se torna monótona, apesar do loop simples de gameplay. O limitador acaba sendo sua criatividade e o bom entendimento das mecânicas, sendo possível ter diferentes abordagens para um mesmo problema.



Muito conteúdo em Acesso Antecipado

Mesmo com a campanha curta, a atual versão de Cataclismo conta com muito conteúdo paralelo, o que o faz ter uma vida útil quase infinita. Isso se dá por conta de alguns modos de jogo que estão disponíveis desde o início.

O primeiro deles é o modo sem fim, em que traz hordas infinitas de Horrores em mapas gerados proceduralmente que testam suas habilidades ao máximo. A estrutura é a mesma das fases da campanha, mas com aquele toque de imprevisibilidade que a construção aleatória de fases pode nos dar. Outro modo é o Combate, que assim como os outros modos, mantém a mesma estrutura, mas em desafios específicos.




Além disso, o jogo tem conexão com o Workshop do Steam, o que permite que os jogadores compartilhem fases criadas no modo de construção. Há muito material bom para encontrar lá e isso traz um fator replay quase infinito. Acredito que, com as futuras atualizações, mais conteúdos de tropas e peças de montagem serão disponibilizadas, o que permitirá ainda mais variedade de gameplay.

Perfeito para os fãs de estratégia

Mesmo em uma versão de Acesso Antecipado, Cataclismo impressiona pela quantidade de conteúdo disponível e criatividade no uso de suas mecânicas. O jogo está bem polido, com visuais belíssimos, dublagem, legenda em nosso idioma e muito material para testar nossas habilidades. A qualidade é tanta que é difícil apontar algum problema em sua estrutura, mesmo em um estágio inicial de desenvolvimento. Acredito que o sucesso da versão final dependerá da adição de novas tropas, peças e engajamento da comunidade, mas, levando em consideração como as coisas estão agora, tenho certeza de que ele chamará muita atenção em seu lançamento.

Revisão: Alessandra Ribeiro
Texto de impressões feito com cópia digital cedida pela Hooded Horse

Siga o Blast nas Redes Sociais
Gustavo Souza
É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).