Análise: Eden Genesis testa nossas habilidades em um futuro cyberpunk

Enfrente desafios de agilidade e batalhas enquanto combate uma terrível doença dentro de um mundo virtual.

em 06/08/2024

Dos criadores de Aeterna Noctis, Eden Genesis é um jogo de plataforma com foco em habilidade ambientado em um mundo futurista. No papel de uma hacker que busca a cura para uma doença que está afetando a humanidade através do uso  de implantes cibernéticos, testemunharemos uma história dramática enquanto vencemos desafios cada vez mais exigentes.

Em busca de uma cura

Leah Anderson, conhecida como L, ganha a vida como uma habilidosa hacker, roubando dados e informações confidenciais em troca de dinheiro. Três anos após submeter-se a aprimoramentos corporais com implantes, ela, assim como outras pessoas que passaram pelo mesmo procedimento, desenvolveu uma doença neurológica chamada Synthetic Neurodegeneration (SND).

A doença, como o nome sugere, causa uma degeneração do sistema neural do paciente, eventualmente levando à morte. A história de Eden Genesis começa quando Leah é recrutada por uma corporação para participar de um procedimento experimental que pode ser a cura para a SND. O procedimento envolve levar o paciente a um espaço virtual no qual ele próprio deve destruir as células malignas da doença, representadas por objetos coletáveis e inimigos.

Sob os cuidados de uma inteligência artificial chamada Cora, Leah tem seu primeiro contato com uma representação da cidade de Eden, na qual passou boa parte de sua vida e onde enfrentará testes de agilidade e combate contra os agentes causadores de sua condição mortal.


Durante o tratamento, Leah começa a desenvolver habilidades incomuns e a descobrir informações que não deveria sobre a empresa que está desenvolvendo e executando o tratamento para ela e outros pacientes com SND. As descobertas da hacker a levarão a um caminho perigoso e imprevisível em busca da verdade.

Seja rápido, seja eficiente

Eden Genesis destaca-se por sua jogabilidade ágil e precisa baseada em plataforma. Leah pode correr por paredes e tetos, executar saltos duplos e atacar com um poderoso sabre de plasma. O objetivo do jogador é superar diversos desafios de agilidade e combate, localizados em salas espalhadas pelas diferentes áreas da representação virtual da cidade de Eden.

Leah deve completar os desafios no menor tempo possível. Quanto mais objetivos a hacker conseguir completar no percurso, como a coleta de itens e a destruição de inimigos, maior será o rank obtido na seção. Dependendo do resultado, de zero a três chips são adquiridos. Eles são usados para desbloquear o acesso a novas áreas da cidade e se tornam essenciais para progredir no jogo.

Nos testes de agilidade Leah precisa chegar ao fim do nível o mais rápido possível, enquanto nos de combate todos os inimigos na área devem ser abatidos rapidamente. No final de cada corrida, um ranking global mostra o resultado do jogador e de outros jogadores ao redor do mundo.


Nesta tela de ranking, é possível baixar os dados de outro jogador e assistir ou correr contra seu fantasma na mesma rota, para tentar melhorar seu próprio tempo e desempenho caso esteja enfrentando dificuldades para passar pelo nível de forma eficiente e obter os chips necessários para avançar na narrativa do jogo.

Se você já teve contato com algum título da Aeternum Game Studios, como Aeternum Noctis, já deve estar familiarizado com a seriedade com a qual o estúdio trata a mobilidade em seus jogos. Em Eden Genesis, não é diferente. Precisão e habilidade são essenciais para quem deseja desbravar os corredores de Eden.

Só para os melhores

Os primeiros desafios são simples e de fácil compreensão, mesmo para jogadores menos experientes no gênero. Contudo, com o tempo as salas começam a apresentar rotas cada vez mais elaboradas e desafiadoras, o que pode ser um fator determinante para quem deseja desbravar o título até o final.


Até mesmo o acesso a algumas áreas é dependente do quanto o jogador consegue evoluir no domínio dos controles de Leah. Algumas salas, inclusive, exigem a coleta dos chips obtidos apenas ao atingir o rank máximo de cada rota. Estes não são mandatórios para a finalização da história, mas adicionam um fator de conclusão de altíssimo nível, digno dos jogadores mais habilidosos e exigentes.

Outras marcas registradas da Aeternum, como sua exuberante direção de arte, trilha sonora e trabalho de atuação dos personagens, também são dignas de elogios. Eden Genesis consegue imprimir com qualidade a identidade do estúdio tanto nos aspectos técnicos quanto artísticos.

Contudo, mesmo com muitas qualidades, vale ressaltar que a ausência da localização em português, antes disponível em outros jogos, não está presente em Eden Genesis, pelo menos até a data de publicação desta análise. Por isso, deixo esta observação para quem pretende se aventurar no game no seu lançamento.

A jogabilidade precisa é a verdadeira faca de dois gumes da experiência de Eden Genesis. Ao mesmo tempo em que traz algo inovador nos jogos de plataforma em termos de agilidade, precisão e qualidade de animação dos movimentos, pode ser uma barreira para quem não está disposto a se dedicar para dominá-la.

Em minha experiência, acabei sendo forçado a abandonar um ou outro desafio e procurar o próximo para não ficar tempo demais preso na mesma rota e acabar alimentando frustração ou desgosto pelo jogo.

Por outro lado, para cada desafio de nível superior que consegui vencer, a satisfação por ver aquela seção concluída, mesmo que apenas no mínimo exigido para progredir no jogo, era evidente. No fim das contas, a narrativa envolvente e a jogabilidade viciante foram os principais fatores que mantiveram minha vontade de continuar jogando Eden Genesis.

Para aprendizes da arte do speedrun

Eden Genesis é um título de plataforma notável graças a sua narrativa intrigante e envolvente, fomentada por uma jogabilidade desafiadora. A precisão dos controles e a complexidade dos desafios garantem que os jogadores mais dedicados encontrem uma experiência recompensadora. No entanto, essa mesma precisão pode ser um obstáculo para aqueles que são menos experientes ou que não desejam investir tanto tempo para dominar as mecânicas.

A ausência de localização em português pode afastar alguns jogadores, mas a qualidade sempre presente da Aeternum Game Studios em direção de arte, trilha sonora e atuação compensa essa falta. Em suma, Eden Genesis é uma jornada que vale a pena para quem está em busca de algo novo e com qualidade dentro do gênero de plataforma.

Prós

  • Jogabilidade ágil e precisa;
  • Narrativa intrigante que mantém o jogador interessado e motivado a continuar;
  • Visualmente impressionante, com um design de ambientes que se destaca dentro do gênero;
  • Música e dublagem de alta qualidade que enriquecem a imersão no jogo;

Contras

  • A precisão de controles exigida pode ser desanimadora para jogadores menos experientes;
  • O progresso no jogo depende fortemente da habilidade do jogador em dominar os controles e alcançar bons resultados nos desafios;
  • Ausência de localização para português, presente em outros jogos do estúdio.
Eden Genesis — PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Aeternum Game Studios
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).