Rumor: Microsoft considera reduzir marketing de consoles

A empresa pode aplicar novas estratégias de mercado na Europa, Oriente Médio e África.

em 14/07/2024
Os investimentos de marketing e estoque dos consoles Xbox vão diminuir, segundo um rumor publicado por Tom Warren, jornalista do The Verge. De acordo com a apuração de Warren, a Microsoft pode estar reduzindo a presença da marca Xbox em algumas regiões, como África, Oriente Médio e até Europa, na intenção da empresa em diminuir o marketing e operar com estoque limitado de consoles nas regiões citadas. Essa mudança pode ser um reflexo da nova estratégia da Microsoft de focar nos serviços de streaming de jogos e no Gamepass, ao invés de priorizar a venda de consoles.
No início deste mês, a Microsoft lançou a integração do Gamepass com dispositivos Fire Stick da Amazon, reforçando a mensagem de que "não é necessário um console para jogar Xbox". A campanha, estilizada em torno do filme dos anos 90 "Scream", deixa claro que a empresa está repensando como aumentar os números de assinaturas do Xbox Gamepass, indo além do tradicional console.
A ideia de que "não é necessário um console para jogar" não é nova. A Microsoft vem promovendo essa abordagem desde o lançamento de jogos do Xbox no PC e com a introdução do aplicativo Xbox TV em TVs Samsung em 2022. No entanto, a atual incerteza em torno da estratégia do Xbox, com lançamentos exclusivos para PS5 e a suspensão dos planos de um novo design do Xbox Series X, tem deixado os fãs apreensivos sobre o futuro da marca.

Caso o rumor se confirme, a Microsoft pode estar preparando o terreno para uma mudança significativa em seu modelo de negócios, focando mais em jogos e serviços de nuvem e menos na venda de hardware. O Brasil já experimentou cortes semelhantes, como o fim da mídia física de jogos de Xbox em 2023. A suposta decisão de reduzir o marketing e os estoques de consoles em regiões de baixa venda pode ser um indicativo de que a Microsoft está se afastando do modelo tradicional de consoles em favor de uma abordagem mais centrada em serviços digitais.

Fonte: The Verge

Leo Lima é jornalista e publicitário com um vasto conhecimento sobre games. Sua jornada começou com um Mega Drive e inclui consoles como PS2, Xbox One e Nintendo Switch. Seus jogos favoritos são Dragon Ball Tenkaichi 3, GTA V, The Last of Us e Zelda: Tears of the Kingdom.