Impressões: Valorant chega aos consoles com a mesma qualidade de sua consagrada versão de PC

Shooter competitivo da Riot Games será lançado para PS5 e Xbox Series X|S sem dever em nada para sua contraparte original.

em 19/07/2024

Originalmente lançado em junho de 2020 para PC, Valorant é um dos consagrados projetos da Riot Games, mais conhecida por League of Legends. O shooter competitivo combina a dinâmica de jogos táticos de tiro como Counter-Strike e Rainbow Six Siege com personagens que possuem habilidades especiais únicas, tornando as partidas mais dinâmicas e estratégicas.

Desde seu lançamento, Valorant conquistou um espaço significativo no cenário de esportes eletrônicos, com uma base de jogadores sólida e dedicada, além de uma comunidade apaixonada pelo carisma de seus personagens. Fica ainda o destaque para o cenário latino-americano, que possui alguns dos melhores jogadores do mundo.


Após quatro anos desde seu lançamento, Valorant está prestes a dar um importante passo com sua chegada aos consoles. A convite da Riot, tivemos acesso ao beta limitado para consoles e vamos compartilhar um pouco sobre essa experiência. Mesmo não sendo um grande fã do gênero, e muito menos um veterano no game, posso afirmar com sinceridade que os jogadores no PlayStation 5 e Xbox Series X|S estarão muito bem servidos com a chegada do game futuramente em seus consoles.

O que é Valorant?

Valorant é, informalmente falando, uma mistura de Counter-Strike com Overwatch. No modo tradicional, duas equipes de cinco jogadores se enfrentam para cumprir objetivos ao longo de diversas rodadas em um dos vários mapas do jogo.

O time atacante precisa plantar uma bomba, chamada Spike, em setores pré-determinados do mapa e defendê-la até que ela exploda para vencer o round. O time defensor deve desativar a bomba antes que ela detone, caso tenha sido instalada. Se o time atacante derrotar todos os defensores antes do fim do tempo da rodada, também vence. Os defensores também ganham um ponto de vitória se abaterem todos os oponentes antes que a bomba seja plantada.


Os dois times revezam os papéis de ataque e defesa após um número determinado de rodadas, e a vitória na partida é dada para quem conseguir mais vitórias. No modo normal, vence a equipe que obtiver 13 vitórias primeiro em uma melhor de 25 rodadas. Em caso de empate, o jogo segue para uma prorrogação.

O modo Frenético é uma versão rápida do jogo, seguindo as mesmas regras do tradicional, mas com tempo de partida reduzido. Nele, vence o time que obter 5 vitórias primeiro em uma melhor de 9. Outros modos disponíveis são o Mata-Mata tradicional e em equipes, onde o primeiro jogador ou time a obter um número determinado de abates é declarado vencedor.


No início de cada etapa, os membros dos times podem comprar equipamentos para usar durante o round. Os que não forem abatidos mantêm seus armamentos, economizando para comprar outros ou guardando para momentos que exijam equipamentos melhores e mais caros.

O principal diferencial de Valorant está nas habilidades especiais dos chamados Agentes. Cada um deles possui técnicas únicas que podem ajudar a equipe ou favorecer o jogador no quesito gameplay. As habilidades variam desde bloquear o campo de visão com barreiras até revelar posições de inimigos, criar obstáculos, ressuscitar aliados abatidos e muitas outras possibilidades.

Eles são categorizados em quatro classes: Duelista, Sentinela, Controlador e Iniciador, dependendo do rol de habilidades que possuem para dar suporte ao time de forma ofensiva, defensiva ou tática. Cada Agente tem uma habilidade única que se recarrega automaticamente durante a rodada, e outras que precisam ser compradas no início de cada round. Todos também possuem uma habilidade suprema chamada ULT, que pode virar a partida se usada com inteligência, causando um grande efeito no mapa ou abatendo vários adversários.

Outro destaque são as personalidades de cada um deles, que, além de representarem seus países de origem, criam um clima mais animado para as partidas graças à interação entre alguns deles e o carisma que muitos conseguem transmitir. Tudo isso é ainda mais valorizado graças ao excelente trabalho de localização que a Riot sempre fez questão de trazer em seus jogos.

Uma versão que não deve nada à do PC

Um tema sempre polêmico é a adaptação de um título competitivo como Valorant para novas plataformas, especialmente quanto à diferença de habilidade entre quem joga com teclado e mouse versus quem usa controles tradicionais.

Nos consoles, Valorant conta com suporte ao crossplay, permitindo jogar com pessoas em outras plataformas. Com a funcionalidade ativa, é possível cair em partidas contra jogadores no PC, que possuem certa vantagem devido ao tipo de controle. Contudo, é possível desativar essa opção e limitar o alcance a jogadores da mesma plataforma, embora isso possa aumentar o tempo de espera para encontrar partidas.


Apesar da discussão sobre o tema, minha experiência com Valorant no PlayStation 5 foi gratificante. Esta versão não deve nada à do PC, contando com as mesmas funcionalidades e opções. Claro, há pequenas limitações no desempenho, algo comum nos consoles, mas também temos vantagens, como o suporte a taxas de quadros acima dos habituais 60FPS, chegando a 120FPS em monitores compatíveis.

Algo que senti falta, mais pelo hábito de jogar no PS5, foi a falta de suporte aos gatilhos adaptáveis do DualSense. Seria uma feature interessante, e até exclusiva, para esta versão caso estivesse disponível. Quem sabe futuramente, não é mesmo?


Além disso, todos os modos de jogo, incluindo o competitivo, acesso à loja, microtransações e o passe de batalha estão disponíveis e funcionais. Para mim, que nunca joguei Valorant no PC, a experiência no PS5 foi muito satisfatória, e não pretendo desinstalá-lo tão cedo, deixando-o como um dos principais jogos disponíveis em meu sistema.

Durante o beta limitado, foi possível jogar com a funcionalidade de crossplay ativada, tornando a busca por partidas ágil e com excelente desempenho. Só me falta desenvolver mais habilidade e conhecer melhor os agentes disponíveis para melhorar meu desempenho nas partidas.

Bem-vindo, Val

Vejo com muito otimismo a chegada de Valorant aos consoles por diferentes razões. Sou um defensor da ideia de que um jogo precisa estar disponível no maior número de plataformas possível, cabendo ao jogador a tarefa de apenas escolher onde quer ter sua experiência. Não é à toa que outros jogos via serviço como Fortnite e Call of Duty: Warzone, por exemplo, possuem tanta repercussão e popularidade ao redor do mundo.


Valorant, nos consoles, também revela a maturidade e confiança da Riot Games em sair um pouco de sua zona de conforto de sua comunidade no PC e começar a ver na base de jogadores dos consoles uma oportunidade de explorar um novo mercado e, quem sabe, descobrir novas chances ao levar seus excelentes produtos a diferentes consumidores.

Caso você, assim como eu, nunca tenha experimentado Valorant no PC por quaisquer motivos, convido-o a experimentá-lo quando ele estiver disponível no PlayStation 5 e Xbox Series X|S para entender melhor o sentimento que quis expressar aqui. É muito bom ter mais um jogo de qualidade disponível para a comunidade dos consoles.

Revisão: Alessandra Ribeiro
Texto de impressões produzido com chave de acesso cedida pela Riot Games
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).