Disponível em Acesso Antecipado para PC via Steam, Ark of Charon é um jogo de estratégia que combina de maneira competente um simulador de colonização com mecânicas de tower defense. Na campanha, somos os cuidadores de uma nova muda da Árvore do Mundo e precisamos gerenciar recursos e protegê-la de ameaças demoníacas que querem impedir a volta da vida ao planeta. O jogo se sobressai pela sua dificuldade e pelas possibilidade de criar estratégias de defesa, além de exigir muita paciência do jogador.
O renascimento da Árvore do Mundo
Uma vez, uma árvore gigante conhecida como Árvore do Mundo, responsável por dar a vida ao planeta, murchou e causou a ascensão da escuridão. Em pouco tempo, toda a vida do planeta já havia se extinguido e os demônios tomaram conta da Terra, impedindo que uma nova árvore sagrada crescesse. Após muitos anos, uma nova árvore começou a nascer e somos os escolhidos para protegê-la e garantir que a vida possa voltar ao planeta.
Nosso objetivo, portanto, passa a ser proteger e guiar a nova muda, que se locomove através de um ser quadrúpede mágico e gigante, composto por pedras e envolto por suas raízes, até o local adequado para seu crescimento. Para isso, precisamos coletar o máximo de recursos possíveis para construir as defesas da arca e garantir o sucesso da missão.
A jogabilidade de Ark of Charon possui dois pilares: o primeiro é um simulador de colonização, sendo o momento que estabelecemos nossa colônia e coletamos recursos para criar melhorias para nossa arca; e o segundo é o tower defense, responsável por testar nossa estrutura defensiva enquanto nos movimentamos pelo mundo.
O loop de gameplay é bem simples. Começamos com nossa base sendo estabelecida em uma área e realizamos tarefas básicas controlando pequenos golens. Seus afazeres consistem em minerar, plantar, colher alimentos e construir estruturas como armas, casas e ferramentas. Podemos também definir tarefas específicas para cada uma das criaturas — que possuem preferências de ações — para garantir que sejam feitas de maneira mais veloz.
Normalmente, nossos primeiros movimentos consistem em minerar o subsolo, local onde encontraremos pedras, madeira e outros materiais valiosos que vão nos permitir construir diferentes estruturas em nossa arca. A área de exploração é limitada — indicando que a quantidade de recursos é finita — e saber definir quais são suas prioridades é um dos principais desafios da campanha.
Quando esgotamos o recurso de uma área, devemos avançar para outra, que possui uma estrutura de subsolo diferente. Entre um local e outro, temos os trechos de tower defense e as nossas defesas são colocadas à prova ao enfrentarmos hordas de monstros. Nesse sentido, temos que definir uma estratégia quanto ao uso dos recursos, sendo possível priorizar a produção de armamento e munição, barricadas para defesa ou desenvolvimento da colônia, com uma estrutura semelhante à de um vilarejo.
Saber planejar as construções para otimizar processos é fundamental para o progresso da campanha. Posicionar as armas, por exemplo, garante um melhor desenvolvimento no combate, enquanto construir um sistema de locomoção eficiente com escadas e passarelas garante que os recursos sejam coletados rapidamente e realocados de maneira mais ágil. Além disso, as estruturas defensivas asseguram que nossas casas não sejam derrubadas e os golens não sejam mortos.
O trecho de tower defense não possui muitas ações. Nossas obrigações passam a ser monitorar a saúde de nossas estruturas e orientar os golens a consertar o que foi danificado. Quando uma base é desmontada, tudo acima dela é destruído, ocasionando a perda de recursos valiosos coletados anteriormente. Por conta disso, é importante observar se há barreiras o suficiente para proteger sua arca.
Necessidade de ajustes
Mesmo entregando uma campanha sólida, com bastante dificuldade e possibilidades de estratégias, vale ressaltar que algumas coisas precisam ser melhoradas para o lançamento da versão final.
Primeiramente, acredito que o tutorial precisa ser melhor elaborado. Logo de início, muitas mecânicas já estão presentes e não há uma boa explicação sobre como elas funcionam. Eu gastei um bom tempo na tentativa e erro para entender o que era necessário para minha progressão, o que resultou em muitos reinícios da campanha.
Para um jogo que exige muito raciocínio do jogador, principalmente para estabelecer construções e elaborar estratégias de defesa, essa etapa de explicação é fundamental para que a campanha se desenvolva de maneira consistente. Foi frustrante ver meu progresso perdido algumas vezes porque tive que adivinhar como certas coisas funcionam.
Além disso, acredito que sejam necessárias atualizações com novas construções para dar mais variedade à jogabilidade. No momento, a quantidade existente é muito boa e possibilita várias estratégias, mas em determinado momento as coisas ficam um pouco repetitivas e óbvias. Novos modos de jogo também são bem-vindos, como um modo com missões e desafios, por exemplo.
Por fim, vale destacar que a atual versão não é localizada para o português, assim como não há indicações de que a versão final incluirá nosso idioma. Durante toda a campanha, somos guiados por textos descritivos de itens e eventos, e a falta de tradução com certeza irá afastar os jogadores que não dominam o inglês.
Um ótimo jogo, mas precisa de melhorias
Para quem procura um bom jogo de estratégia, Ark of Charon é uma excelente alternativa para se ficar de olho. Mesmo em Acesso Antecipado, a combinação de simulador de colonização e tower defense é bem executada, sendo viciante para os jogadores mais exigentes. No entanto, pode ser pouco atrativa para aqueles que não têm tanta experiência com o gênero. Com algumas melhorias, principalmente em relação ao tutorial, acredito que o jogo se tornará mais acessível sem prejudicar a dificuldade, tornando-se uma opção viável para jogadores de qualquer nível.
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Texto de impressões feito com cópia digital cedida pela SUNSOFT