gamescom latam 2024: conferimos Metaphor: ReFantazio durante o evento

Tivemos a oportunidade de jogar um pouco da demonstração do RPG que será lançado mundialmente este ano.

em 04/07/2024
A primeira edição da gamescom latam, realizada em 2024, trouxe vários jogos e expositores. Além de vários indies e de um bom destaque à cultura nacional de desenvolvimento, tivemos também algumas grandes empresas marcando presença. Dentre elas, talvez o título que mais tenha chamado atenção no evento foi Metaphor: ReFantazio.

Uma nova era

Em 2016, a ATLUS anunciou um novo RPG de fantasia medieval com membros da equipe por trás dos jogos Persona modernos (3, 4 e 5). Após muitos anos sem novidades, a empresa revelou em 2023 que o jogo se chamaria Metaphor: ReFantazio e seria lançado para PC, PS4, PS5 e Xbox Series X|S. A previsão é que ele chegue a essas plataformas no dia 11 de outubro.

Com o anúncio, foi possível perceber que o jogo traz vários elementos de Persona, como aspectos de relacionamentos sociais e um combate baseado em aproveitar as habilidades de seus parceiros, aqui chamados de "Arquétipos" em vez de Personas. Porém, nesse contexto medieval, a história promete elementos de intriga e política, além de potenciais discussões de metanarrativa.

Inesperadamente, a SEGA e a ATLUS anunciaram, com menos de uma semana da estreia da gamescom latam, que seria possível jogar Metaphor no evento. Melhor ainda, o título, assim como foi o caso de Persona 3 Reload, conta com legendas em português e desta vez foi possível experimentá-las antecipadamente.

Três demonstrações

Metaphor estava disponível em seis estações abertas ao público, rodando aparentemente em consoles Xbox. Geralmente, era uma das áreas que mais gerava fila, provavelmente tendo em vista se tratar de um jogo inédito e de grande porte, enquanto o mesmo não valia para várias outras demonstrações, como a de Shin Megami Tensei V Vengeance ou a de Final Fantasy VII Rebirth.

Era possível escolher entre três opções de trechos jogáveis e aproveitar o título durante cerca de 15 minutos antes de passar a vez para a próxima pessoa da fila. Era possível testar "demos" com ênfases diferentes: campanha, exploração de dungeon e batalha contra boss. Tendo em mente o tempo limitado, priorizei a segunda opção e aproveitei um outro momento em que o evento estava mais vazio para explorar também o desafio do boss. A versão focada em campanha, optei por apenas assistir um colega jogando.

Os três trechos são pontos bem diferentes do jogo, com o de campanha focado mais no início da trama. Nosso protagonista e seu primeiro aliado, Strohl, ainda não despertaram os seus poderes e acabam tendo que lutar contra um poderoso inimigo.

Já na segunda demo, temos o protagonista, Strohl e Hulkenberg e precisamos ajudar um grupo de pessoas presas na dungeon. No caminho, encontramos Catherina e temos a chance de formar um vínculo com ela ao completar nossa missão.

Por fim, a terceira demo mostra a equipe, que agora também inclui o cavaleiro Heismay, tendo a sua "nave", chamada em inglês de Gauntlet Runner, atacada por um grande monstro. Cabe ao jogador se preparar para o combate e enfrentar o monstro, abusando de suas fraquezas e mantendo a equipe com bons parâmetros de vida.

O que dá para entender até agora do jogo?

Assim como em The Legend of Heroes: Trails through Daybreak, o conceito de Metaphor: ReFantazio é uma combinação de RPG de ação e de turno. Inimigos mais fracos podem ser eliminados sem a necessidade de entrar no sistema de turnos enquanto aqueles mais poderosos não serão mortos, mas podem ser enfraquecidos e deixados em estado de vulnerabilidade no combate.

Caso o nosso personagem seja atingido, teremos que enfrentar um desafio maior, com os inimigos nos atacando de forma preemptiva. Isso pode ser um problema especialmente para inimigos mais poderosos ou quando não nos preparamos adequadamente para o confronto.

O combate em turnos segue um esquema em que cada ação consome cristais de forma similar aos sistemas de Shin Megami Tensei IV e V. Podemos usar um ataque básico, item, defender, passar o turno ou usar magias em dois formatos: Arquétipos e Síntese. 

Nos Arquétipos, temos poderes individuais que podem variar como nos Personas, mas deixando todos os personagens terem várias opções. Enquanto isso, a Síntese é uma espécie de fusão de poderes entre dois aliados, permitindo assim que, por exemplo, eles espalhem uma magia de alvo único para todos os inimigos. Embora possa parecer muito vantajosa, vale destacar que essa técnica consome dois cristais em vez de um, o que pode significar um risco maior no combate.

Ao atingirmos uma fraqueza do inimigo, nossos cristais são apenas parcialmente consumidos, dando ao jogador a chance de executar uma nova ação. Porém, curiosamente, pelo menos na demo, o dano causado não pareceu muito maior que o de outras técnicas, o que talvez valorize táticas que não dependem tanto do sistema de fraquezas.

No meu tempo limitado com o jogo, infelizmente não consegui ver os efeitos das mudanças de Arquétipo, a forma como os elementos sociais impactam a experiência de forma geral. Fica a expectativa de que mais jogadores possam experimentar o título e ver os detalhes com calma, com especial possibilidade de aproveitar a tradução em português do Brasil.

Pelo que foi possível jogar na gamescom latam, Metaphor: ReFantazio promete ser um jogo que sabe aproveitar todo o legado da ATLUS para construir uma experiência de RPG de alto nível. Resta ver como os elementos mais profundos de estratégia serão aplicados no jogo final.

Imagens retiradas dos trailers e uma foto das cabines do evento
Revisão: Beatriz Castro


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
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