Microsoft desativa lojas online do Xbox 360 após quase duas décadas em operação

Medida não trará impactos imediatos na distribuição de títulos compatíveis com gerações posteriores.

em 29/07/2024
Foi encerrada hoje pela Microsoft a operação da loja de jogos e de conteúdos multimídia do console Xbox 360. A medida foi tomada tanto em relação à versão instalada nos videogames (Xbox 360 Store) quanto ao portal de vendas via computadores (Xbox 360 Marketplace).


Disponível desde o lançamento do console, em novembro de 2005, a intenção de se fechar a loja foi comunicada ao público pela Microsoft pela primeira vez em agosto de 2023, sendo realizados desde então alertas aos consumidores em suas plataformas e ações promocionais de redução de preço para títulos selecionados.

A partir do encerramento do serviço, o endereço utilizado para acesso à Xbox 360 Marketplace via navegadores (marketplace.xbox.com) foi reconfigurado para redirecionar o usuário à loja online das plataformas Xbox mais recentes. Vários internautas compartilharam em redes sociais mensagens de erro apresentadas ao se tentar adentrar na Xbox 360 Store por meio de seus consoles.

De acordo com a Microsoft, não há impacto previsto para o serviço multiplayer on-line Xbox Live no console. Jogos do Xbox 360 compatíveis com versões posteriores da linha Xbox a princípio continuarão disponíveis à venda por meio da Microsoft Store, iteração recente da loja para as plataformas Xbox One, Xbox Series e computadores Windows.

Embora não tenha relação direta com a ação tomada pela fabricante do console, desenvolvedoras como a Sega resolveram aproveitar o movimento e realizar a retirada estratégica de alguns jogos retrocompatíveis do Xbox 360 da Microsoft Store, como é o caso de Sonic Generations, jogo que receberá um remaster para Xbox One e Series em outubro de 2024.

Com o encerramento da Xbox 360 Store, estima-se que cerca de 220 títulos disponíveis apenas de forma digital na plataforma e que não fazem parte do programa de compatibilidade com consoles mais recentes não possam mais ser adquiridos agora, limitando seu acesso a quem já efetuou a compra dos games anteriormente.


Entendo videogames como sendo uma expressão de arte e lazer e, também, como uma impactante ferramenta de educação. No momento, doutorando em Sistemas da Informação pela EACH-USP, desenvolvendo jogos e sistemas desde 2020. Se quiser bater um papo comigo, nas redes sociais procure por @RodrigoGPontes.