Os dubladores para jogos de videogame que são membros do SAG-AFTRA, sindicato que representa os atores, roteiristas e demais profissionais de mídia nos Estados Unidos, estão oficialmente em greve. Em um comunicado à imprensa, a associação que os representa anunciou que seus dubladores de videogame entrarão em greve a partir 0h01 desta sexta-feira, 26 de julho.
A decisão vem após mais de um ano e meio de negociações entre empresas de jogos e trabalhadores que ainda não resultaram em um acordo. O principal motivo da greve, segundo o sindicato, é que as desenvolvedoras dos jogos não chegaram a um acordo com os participantes sobre a regulamentação da inteligência artificial generativa em seus projetos.
"Não vamos consentir com um contrato que permita que empresas abusem da IA em detrimento de nossos membros. Já chega. Quando essas empresas levarem a sério a oferta de um acordo com o qual nossos membros possam viver — e trabalhar —, estaremos aqui, prontos para negociar", disse Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA, no comunicado à imprensa.
Drescher prossegue, "Dezoito meses de negociações nos mostraram que nossos empregadores não estão interessados em proteções de IA justas e razoáveis, mas sim em exploração flagrante. Recusamos esse paradigma – não deixaremos nenhum de nossos membros para trás ou esperaremos por proteção suficiente por mais tempo."
Apesar da confirmação do início da greve, a ação não vai afetar a participação de atores durante a San Diego Comi-Con neste fim de semana na Califórnia. Dentre as empresas que terão parte de suas atividades interrompidas por conta da paralisação dos atores, estão: Activision, Blindlight LLC, Disney Character Voices, Electronic Arts Productions, Insomniac Games, Formosa Interactive, Epic Games, Take 2 Productions, VoiceWorks Productions e Warner Bros. Games. Nenhuma delas emitiram declarações oficiais sobre a greve.