Atores e atrizes de voz para videogames entram em greve nos Estados Unidos

Após quase dois anos de negociações sobre o uso de ferramentas de IA no ramo, os profissionais paralisarão suas atividades a partir desta sexta-feira.

em 25/07/2024

Os dubladores para jogos de videogame que são membros do SAG-AFTRA, sindicato que representa os atores, roteiristas e demais profissionais de mídia nos Estados Unidos, estão oficialmente em greve. Em um comunicado à imprensa, a associação que os representa anunciou que seus dubladores de videogame entrarão em greve a partir 0h01 desta sexta-feira, 26 de julho.

A decisão vem após mais de um ano e meio de negociações entre empresas de jogos e trabalhadores que ainda não resultaram em um acordo. O principal motivo da greve, segundo o sindicato, é que as desenvolvedoras dos jogos não chegaram a um acordo com os participantes sobre a regulamentação da inteligência artificial generativa em seus projetos.

"Não vamos consentir com um contrato que permita que empresas abusem da IA ​​em detrimento de nossos membros. Já chega. Quando essas empresas levarem a sério a oferta de um acordo com o qual nossos membros possam viver — e trabalhar —, estaremos aqui, prontos para negociar", disse Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA, no comunicado à imprensa.

Drescher prossegue, "Dezoito meses de negociações nos mostraram que nossos empregadores não estão interessados ​​em proteções de IA justas e razoáveis, mas sim em exploração flagrante. Recusamos esse paradigma – não deixaremos nenhum de nossos membros para trás ou esperaremos por proteção suficiente por mais tempo."

Apesar da confirmação do início da greve, a ação não vai afetar a participação de atores durante a San Diego Comi-Con neste fim de semana na Califórnia. Dentre as empresas que terão parte de suas atividades interrompidas por conta da paralisação dos atores, estão: Activision, Blindlight LLC, Disney Character Voices, Electronic Arts Productions, Insomniac Games, Formosa Interactive, Epic Games, Take 2 Productions, VoiceWorks Productions e Warner Bros. Games. Nenhuma delas emitiram declarações oficiais sobre a greve.

Fontes: IGN, Deadline
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege