Yoshiki Okamoto, designer veterano da Capcom, manifestou apoio ao Assassin's Creed Shadows em meio a uma onda de críticas ao próximo título de mundo aberto. O novo jogo, desenvolvido pela Ubisoft Quebec, tem como protagonistas o samurai africano Yasuke e a shinobi japonesa Naoe, uma escolha que gerou controvérsias entre os fãs, alguns dos quais consideram a decisão desrespeitosa à história japonesa.
Embora os títulos anteriores da série Assassin's Creed não tenham seguido estritamente os eventos históricos, o papel de Yasuke como protagonista levantou preocupações. Algumas pessoas, incluindo o proprietário do X (antigo Twitter), Elon Musk, acreditaram que a decisão foi tomada para atender às cotas de Diversidade, Equidade e Inclusão da Ubisoft, uma ideia posteriormente desmentida. A Ubisoft Quebec confirmou que a escolha de Yasuke foi baseada em pesquisas históricas sobre o Japão feudal.
Em um vlog em seu canal no Youtube, Okamoto pediu aos jogadores que separassem os eventos do jogo da realidade e aproveitassem o jogo pelo que ele é. "Estou ciente de que este jogo está enfrentando todos os tipos de críticas, mas gostaria de falar de uma perspectiva mais positiva. É um jogo, é fantasia, não realidade", afirmou Okamoto.
A aprovação de um designer de jogos japonês experiente é um bom sinal para Assassin's Creed Shadows, contradizendo as alegações de que os nativos japoneses se sentem ofendidos pela inclusão de um samurai africano.
Fonte: Yoshiki Okamoto via Youtube