Análise: Thank Goodness You're Here! é uma sitcom interativa bem divertida

Conheça Barnsworth, uma pequena cidade com grandes confusões.

em 29/07/2024

Desenvolvido pela Coal Supper, Thank Goodness You're Here! é um jogo de plataforma simplista que nos transporta para uma cidadezinha no interior da Inglaterra, apresentando uma série de personagens com manias e vontades peculiares. Na análise de hoje, vamos turistar em uma experiência que é o puro suco — ou chá — do humor britânico.

Bem-vindo a Barnsworth!

Em Thank Goodness You're Here!, assumimos o papel de um vendedor que viaja para a cidade interiorana de Barnsworth para se encontrar com o prefeito. O objetivo do rapaz é apresentar uma série de produtos para comercializá-los na região. Porém, o prefeito está super ocupado e, enquanto espera a reunião, nosso simpático camaradinha amarelo tem tempo para conhecer a cidade e seus habitantes.


O jogo se desenrola durante esse período de espera. Em nosso passeio pela cidade, conhecemos personagens peculiares que pedem ajuda com seus afazeres triviais. O que começa com favores simples, como ajudar a encontrar itens perdidos ou resolver pequenas situações, logo escala para eventos cada vez mais engraçados e absurdos, resultando em momentos cômicos e fora do comum.

Conforme exploramos a cidade e conhecemos mais pessoas, a história se desenrola, e ficamos cada vez mais imersos em um mundinho que mistura carisma com verdadeiro caos, em uma experiência simples e convidativa. Ideal para uma jogatina leve e descompromissada no fim do dia, graças ao seu gameplay simplificado e curta duração.

A arte feita à mão e a animação dos personagens dão um toque extra nesta mistura bem-humorada de videogame com sitcom, que certamente vai render algumas risadas honestas para quem jogar pela primeira vez.

Simples, mas na medida certa

Como jogo, Thank Goodness You're Here! é uma ótima pedida para uma jogatina descompromissada, que não exige muita habilidade e tempo. Com uma duração média de duas horas, é possível completar a história e dar boas risadas durante o processo.

O roteiro do jogo é bem linear, permitindo que o jogador mantenha o foco nas instruções dos personagens sobre o que precisa fazer para a história se desenvolver. Em alguns momentos, temos certa liberdade para explorar cenários em busca de esquetes novas ou segredos extras, como situações fora da linha narrativa principal ou atividades relacionadas a coletáveis ou interações com objetos específicos.

Por não trazer uma listagem ou roteiro do que precisa ser feito, pode-se dizer que o jogo peca um pouco nesse aspecto. No entanto, achei interessante, pois estimula a exploração por mais tempo em Barnsworth e adia um pouco a conclusão de nossa estadia na cidade.

A localização para o português, limitada aos menus e legendas, é digna de elogios. O dialeto britânico da língua inglesa, cheio de particularidades e nuances, foi muito bem adaptado para o nosso idioma, conseguindo manter o sentido de algumas falas e piadas. Mesmo tendo conhecimento da língua, pude perceber que houve alterações para transmitir o real sentido da fala de cada personagem.


Vale ressaltar que algumas cenas e diálogos trazem um tom um pouco mais ácido e sarcástico, mas nada que beire o obsceno ou vulgar. Apenas algumas falas com palavrões leves e cenas com um tom sugestivo dão ao jogo um humor mais adulto, demandando um pouco de atenção se alguém mais novo for jogar.

Volte Sempre!

Thank Goodness You're Here! se destaca pela sua simplicidade e pela forma como apresenta o típico humor britânico que muitos de nós já presenciamos na TV e cinema, proporcionando uma experiência muito agradável. A mistura de personagens excêntricos, arte feita à mão e diálogos bem-humorados faz com que o jogador se sinta imerso na pequena cidade de Barnsworth.

Com uma jogabilidade extremamente fácil e uma forma bem simples e lúdica de como o jogador é guiado pela narrativa do jogo, Thank Goodness You're Here! consegue oferecer momentos divertidos e memoráveis, sendo uma recomendação ideal para quem busca uma diversão descompromissada juntamente com uma boa dose de humor.

Prós

  • O jogo capta bem o espírito do humor britânico, com diálogos e situações engraçadas e absurdas;
  • A variedade e a excentricidade dos personagens tornam a exploração divertida e envolvente;
  • A estética única do jogo, com arte e animação feitas à mão, adiciona um charme especial;
  • O gameplay simplificado, somado à sua breve duração, o torna perfeito para quem busca uma diversão que não demanda tempo e habilidade;
  • A localização para o português mantém o humor e as nuances do dialeto britânico.

Contras

  • A linearidade do roteiro pode limitar a sensação de exploração e descoberta;
  • A ausência de uma lista de tarefas ou instruções pode causar uma sensação de “o que eu tenho que fazer agora mesmo?”;
  • O curto tempo de duração pode ser um fator determinante para alguns jogadores;
  • Alguns diálogos e cenas com humor mais ácido e sarcástico podem não ser apropriados para jogadores mais jovens.
Thank Goodness You're Here! — PC/PS5/PS4/Switch — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Alessandra Ribeiro
Análise produzida com cópia digital cedida pela Panic
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).