Jogamos

Análise: Over Horizon X Steel Empire — Uma dupla inovadora que quase ficou para trás

Neste compilado temos dois jogos de navinha que, em plenos anos 90, inovaram em jogabilidade e ambientação, mostrando novas ideias para o gênero.

em 30/07/2024
Para a alegria dos gamers noventistas que gostam de chuvas de balas e voos rasantes, a ININ Games traz mais um compilado de shoot ‘em ups que só ficaram famosos em um canto específico do planeta. O combinado da vez é Over Horizon X Steel Empire, dois shmups que trazem uma estética bem diferente do famoso espaço sideral.

Tiroteio Steampunk

Antes de mais nada, uma breve explicação da origem destes jogos e o que eles tem a ver um com o outro. Over Horizon foi lançado em 1991 para o Nintendinho, ficando restrito aos mercados japonês e alemão. A sua ideia trazia o conceito de um veículo que poderia atirar tanto para frente quanto para trás, se deslocar rapidamente  contando com o auxílio de dois módulos sobressalentes, que ficariam em volta da nave como power-ups. A posição deles poderia ser decidida no menu de opções.

Os gráficos coloridos e ambientação variada foram um grande chamariz, em conjunto com a jogabilidade. Nossa nave percorria cavernas de gelo, abismos de pedra, laboratórios subaquáticos e o interior de uma entidade intergalática. Entretanto, essa criatividade não foi unânime entre os críticos, que mesmo assim consideraram Over Horizon curto e mais fácil que outros nomes da época, como os lendários Gradius e R-Type. 

Yoshinori Satake, diretor do jogo, não se deu por vencido: se juntou ao estúdio Hot B e co-produziu Steel Empire, lançado no ano seguinte para Mega Drive. A ideia de pilotar um veículo acompanhado por módulos se manteve, mas toda a ambientação buscou forte inspiração no estilo Steampunk. As fases agora se situam em minas, cânions, campinas e voos sobre vias férreas, combatendo enormes aviões e até barcos voadores. Nossos veículos também ganharam a roupagem adequada, podendo ser um avião de guerra, no melhor estilo Barão Vermelho, ou um zepelim.

A repercussão de Steel Empire foi bastante positiva, especialmente pela escolha incomum de trazer um shooter que não se passava no espaço, o que acabou se tornando um clássico do gênero no início da década. Em 2004, o shooter ganhou um remake para o portátil Game Boy Advance, que foi igualmente bem recebido.

Neste compilado trazido pela ININ Games, contamos com os ports originais de ambas as versões de Steel Empire, podendo alternar entre as ROMS japonesa e americana, bem como o primeiro lançamento mundial de fato de Over Horizon, após mais de 30 anos. Isso totaliza cinco opções diferentes, mas não há uma mudança de fato entre as distintas nacionalidades de Steel Empire fora as legendas em seus respectivos idiomas.

Como faziam os antigos

Como já esperado, temos as mesmas opções de menus dos muitos outros ports já trazidos pela publisher, então, sim, para variar falta uma galeria. Ela seria muito bem-vinda aqui, inclusive para ilustrar todo esse vai-e-vem que expliquei acima com uma riqueza maior de detalhes. 

Vou focar em uma surpresa simples, mas que me agradou bastante. Como de costume, temos opções de filtros de tela que simulam as scanlines e o formato de uma televisão de tubo, com cantos arredondados e tela côncava. O que eu não esperava foi a inclusão de um filtro que reproduzisse o padrão de iluminação do Game Boy Advanced, tanto da primeira versão quanto da SP.

Sem querer bancar o velho nostálgico, mas essa inclusão é interessante por ser a primeira vez que um jogo de um portátil lançado após os anos 2000 é colocado em um compilado da ININ Games. O único outro console de mão que teve jogos compilados da empresa foi o Game Gear, em Wonder Boy Anniversary Collection. Então nada mais justo que trazer pelo menos um pouco do visual oferecido pelo GBA junto com o port.


Para tornar os comandos mais confortáveis, podemos jogar usando apenas os analógicos. O da esquerda serve para movimentação, enquanto o da direita pode ser usado para controlar os disparos em qualquer direção, seja a frontal ou a traseira. Claro que quem quiser algo mais tradicional pode usar os botões convencionais sem problemas. 

Assim como aconteceu em Parasol Stars, podemos contar com uma série de trapaças e recursos (como save state e rebobinar) para tornar todos os jogos  mais fáceis de jogar, mas isso desabilita a conquista dos troféus. Quem quiser a platina desta coletânea terá que vencer os desafios pelo Challenge Mode, contando apenas com habilidade e insistência. E acreditem, tanto Over Horizon quanto ambas as versões de Steel Empire são bem legais de curtir em seu estado original.

A única escolha estranha está no funcionamento dos menus. Não sei explicar se foi proposital ou um erro que será corrigido no futuro, mas para voltar para a tela principal é necessário apertar e segurar o botão Start e então pressionar o touchpad, isso no PS4. 

Quem já jogou qualquer uma das dezenas de compilados que a ININ Games trouxe, instintivamente já apertaria direto o touchpad para voltar ao menu e realizar qualquer outra opção, como trocar de jogo ou até usar o save state. Não ter isso funcionando como de costume deixa uma impressão estranha de algo que não está no lugar devido.

Os descolados do outro lado do mundo

Over Horizon X Steel Empire é um combinado interessante, mesmo que apenas para um nicho específico de jogadores. O trabalho de trazer ROMs mais obscuras de maneira legítima feito pela ININ Games sempre é bom, mesmo que com algumas falhas que se repetem e se estendem a cada port. Pelo menos dessa vez eles trouxeram mais de um jogo em vez de publicar tudo isoladamente.

Prós

  • A jogabilidade, inovadora na época com sua customização de posição, ainda tem ares de novidade mesmo com mais de 30 anos;
  • O Challenge Mode desassocia as trapaças das conquistas de troféus, o que aumenta a vida útil do jogo;
  • O remapeamento de botões para o uso dos analógicos deixou a jogatina mais confortável;
  • Ter recursos como trapaças, save state e o botão de rebobinar sempre vai bem;
  • Entre os filtros de tela, há um que simula a tela do Game Boy Advance.

Contras

  • Voltar para o menu principal requer uma combinação de botões que mais parece um defeito;
  • Ausência de uma galeria.
Over Horizon X Steel Empire — PS4/Switch — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela ININ Games

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.