MEGATON MUSASHI é uma franquia multimídia desenvolvida pela Level-5 que foi anunciada oficialmente em 2016, mas o seu lançamento no Japão só ocorreu em 2021. De lá para cá, o jogo teve uma revisão free-to-play, mas só agora em seu terceiro lançamento, MEGATON MUSASHI W: WIRED, é que a obra chega ao Ocidente com legendas em inglês.
Porém, as ameaças ainda não acabaram. Para manter a base segura, vários indivíduos (geralmente novos) são selecionados para controlar robôs gigantes. A trama acompanha esses jovens que precisam participar da guerra e mostra também o lado dos próprios alienígenas em alguns pontos.
De forma geral, a trama é bem empolgante, seguindo um estilo que remete a Gundam Age, também da Level-5, ou a uma versão mais infantil de 13Sentinels: Aegis Rim. Temos algumas reviravoltas curiosas e a ambientação futurista chama a atenção, mas a história tende a ser ágil em estabelecer os personagens e seus conflitos.
Em vez de ir direto ao próximo ponto, o jogador pode explorar as áreas mais a fundo e interagir com os vários NPCs. Além de conseguir quests opcionais, também podemos vasculhar todos os cantos e encontrar itens como moedas e recursos para o desbloqueio de histórias adicionais dos personagens ou elementos de customização dos robôs.
Uma vez concluídas algumas cenas de história, liberamos uma nova missão principal. Dentro dela, a perspectiva muda para o 3D enquanto controlamos o nosso robô gigante. O jogo segue um modelo de áreas restritas, o que deixa cada trecho mais ágil e focado em combates rápidos como em títulos portáteis de ação.
De forma geral, nosso robô tem pelo menos uma arma de ataque em curta distância e uma de longo alcance. A ideia é intercalar entre elas e tentar desviar dos golpes dos inimigos, que geralmente aparecem em grupos de unidades pequenas ou na forma de chefes maiores para o final do estágio. Os inimigos podem ser derrotados rapidamente, especialmente com equipamentos de nível mais alto, mas, da mesma forma, estar com itens mais fracos pode levar o jogador a receber muito dano em pequenos erros.
Infelizmente, os trechos de combate ficam repetitivos rapidamente. Em primeiro lugar, os ambientes em si são bem limitados e acabam não chamando a atenção. Porém, além disso, a estrutura de missões não traz muita variedade, sendo geralmente focada em padrões simples de “ondas de inimigos fracos” ou “grande chefe com uma larga barra de vida”.
Além das fases da campanha principal, temos também missões online e um coliseu para PVP. Vale destacar que o online inclui a opção de crossplay e é possível jogar as fases sozinho e depois ter outras pessoas adicionadas à equipe, facilitando a experiência online.
Os equipamentos são separados entre aqueles usados em missões comuns e os do coliseu. Além de mudar a aparência (com múltiplas cores para cada formato de robô) e parâmetros como força, durabilidade e defesa, as partes podem ter efeitos diferentes. Dessa forma, mesmo dois “Musashi - Body” da cor Cosmic Green podem ter vantagens secundárias que permitem adaptar o estilo de combate.
Fãs de obras clássicas de mecha ficarão felizes em saber que o título conta com partes que permitem montar robôs de séries como Mazinger Z, Getter Robo e Combattler V. Para desbloqueá-las, devemos cumprir algumas missões secundárias e depois é possível encontrar versões mais raras e poderosas (embora elas não mudem de cor).
Porém, o loop de recompensas do jogo é bem mais amplo e envolve sistemas de conquistas diários. O título usa esse esquema que remete a títulos free-to-play para manter o jogador engajado recebendo materiais úteis por explorar os seus vários sistemas e continuar dedicado a pelo menos abrir o jogo e fazer uma missão por dia.
Além dos robôs, os próprios pilotos podem ser customizados para desbloquear habilidades específicas. Cada personagem tem tendências específicas, mas também podemos propagar as suas vantagens para um aliado específico com as Unison Abilities, desde que seja respeitado o limite máximo de cinco habilidades.
Com os materiais obtidos de várias formas ao longo do jogo, podemos desenvolver Mod Chips para as armas, desenvolver partes específicas de nossa preferência, melhorar as partes lendárias, desbloquear circuitos para ainda mais habilidades passivas, entre outras coisas. O resultado é um jogo riquíssimo em customização dentro de um loop de conteúdo que, embora seja repetitivo, se mantém bastante divertido.
Um futuro de guerra
A história de MEGATON MUSASHI se passa em um futuro no qual a humanidade luta para sobreviver após ter sido invadida e massacrada por forças alienígenas. Para tentar manter um pouco da dignidade de seus cidadãos, alguns sobreviventes foram colocados em um abrigo e tiveram as suas memórias apagadas e alteradas para poder viver como se tudo estivesse em paz.Porém, as ameaças ainda não acabaram. Para manter a base segura, vários indivíduos (geralmente novos) são selecionados para controlar robôs gigantes. A trama acompanha esses jovens que precisam participar da guerra e mostra também o lado dos próprios alienígenas em alguns pontos.
De forma geral, a trama é bem empolgante, seguindo um estilo que remete a Gundam Age, também da Level-5, ou a uma versão mais infantil de 13Sentinels: Aegis Rim. Temos algumas reviravoltas curiosas e a ambientação futurista chama a atenção, mas a história tende a ser ágil em estabelecer os personagens e seus conflitos.
Entre dois mundos
A campanha de MEGATON MUSASHI W: WIRED pode ser dividida majoritariamente em duas partes: a exploração da cidade e as missões. Primeiramente, avançamos a história explorando segmentos 2D de ruas, casas e estabelecimentos comerciais. Nesses momentos, é possível saltar diretamente para outra área e o próximo objetivo é claramente indicado com marcadores.Em vez de ir direto ao próximo ponto, o jogador pode explorar as áreas mais a fundo e interagir com os vários NPCs. Além de conseguir quests opcionais, também podemos vasculhar todos os cantos e encontrar itens como moedas e recursos para o desbloqueio de histórias adicionais dos personagens ou elementos de customização dos robôs.
Uma vez concluídas algumas cenas de história, liberamos uma nova missão principal. Dentro dela, a perspectiva muda para o 3D enquanto controlamos o nosso robô gigante. O jogo segue um modelo de áreas restritas, o que deixa cada trecho mais ágil e focado em combates rápidos como em títulos portáteis de ação.
De forma geral, nosso robô tem pelo menos uma arma de ataque em curta distância e uma de longo alcance. A ideia é intercalar entre elas e tentar desviar dos golpes dos inimigos, que geralmente aparecem em grupos de unidades pequenas ou na forma de chefes maiores para o final do estágio. Os inimigos podem ser derrotados rapidamente, especialmente com equipamentos de nível mais alto, mas, da mesma forma, estar com itens mais fracos pode levar o jogador a receber muito dano em pequenos erros.
Infelizmente, os trechos de combate ficam repetitivos rapidamente. Em primeiro lugar, os ambientes em si são bem limitados e acabam não chamando a atenção. Porém, além disso, a estrutura de missões não traz muita variedade, sendo geralmente focada em padrões simples de “ondas de inimigos fracos” ou “grande chefe com uma larga barra de vida”.
Além das fases da campanha principal, temos também missões online e um coliseu para PVP. Vale destacar que o online inclui a opção de crossplay e é possível jogar as fases sozinho e depois ter outras pessoas adicionadas à equipe, facilitando a experiência online.
Conquistas e recompensas
Derrotar os inimigos e concluir as missões rende várias recompensas para o jogador, especialmente partes que podem ser usadas para customizar o nosso robô. Alguns prêmios só são recebidos na primeira vez que terminamos uma fase enquanto outros podem até ter o seu ranque adaptado à nossa força atual.Os equipamentos são separados entre aqueles usados em missões comuns e os do coliseu. Além de mudar a aparência (com múltiplas cores para cada formato de robô) e parâmetros como força, durabilidade e defesa, as partes podem ter efeitos diferentes. Dessa forma, mesmo dois “Musashi - Body” da cor Cosmic Green podem ter vantagens secundárias que permitem adaptar o estilo de combate.
Fãs de obras clássicas de mecha ficarão felizes em saber que o título conta com partes que permitem montar robôs de séries como Mazinger Z, Getter Robo e Combattler V. Para desbloqueá-las, devemos cumprir algumas missões secundárias e depois é possível encontrar versões mais raras e poderosas (embora elas não mudem de cor).
Porém, o loop de recompensas do jogo é bem mais amplo e envolve sistemas de conquistas diários. O título usa esse esquema que remete a títulos free-to-play para manter o jogador engajado recebendo materiais úteis por explorar os seus vários sistemas e continuar dedicado a pelo menos abrir o jogo e fazer uma missão por dia.
Além dos robôs, os próprios pilotos podem ser customizados para desbloquear habilidades específicas. Cada personagem tem tendências específicas, mas também podemos propagar as suas vantagens para um aliado específico com as Unison Abilities, desde que seja respeitado o limite máximo de cinco habilidades.
Com os materiais obtidos de várias formas ao longo do jogo, podemos desenvolver Mod Chips para as armas, desenvolver partes específicas de nossa preferência, melhorar as partes lendárias, desbloquear circuitos para ainda mais habilidades passivas, entre outras coisas. O resultado é um jogo riquíssimo em customização dentro de um loop de conteúdo que, embora seja repetitivo, se mantém bastante divertido.
Ainda no campo de elementos extras, gostaria de destacar que o jogo tem uma ótima galeria que permite rever os eventos principais da história no menu inicial. Porém, dentro da obra em si faz falta um sistema de log que ajudaria a reler textos recentes caso o jogador avance mais rápido do que o desejado.
Um ciclo viciante
MEGATON MUSASHI W: WIRED é um jogo de ação de alta qualidade, como esperado da sua desenvolvedora. Aproveitando um ciclo de missões e recompensas, ação frenética e uma história cativante, a Level-5 conseguiu criar uma experiência empolgante de mecha que vale a pena para quem quer combate ágil e um mundo futurista 2D colorido para explorar a pé.Prós
- Ricos elementos de customização dos robôs e habilidades dos pilotos;
- Belas áreas 2D para explorar, interagir com os personagens e conseguir materiais;
- História empolgante com ambientação futurista;
- Os sistemas de conquistas e recompensas ajudam a manter o jogador engajado.
Contras
- Estrutura bastante repetitiva de missões;
- Ambientes 3D limitados e pouco interessantes;
- Ausência de log de diálogos.
MEGATON MUSASHI W: WIRED — PC/PS4/PS5/Switch — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Beatriz Castro
Análise produzida com cópia digital cedida pela Level-5
Análise produzida com cópia digital cedida pela Level-5