Análise: Kingdom Rush 5: Alliance é o maior, melhor e mais bonito tower defense da série

Com algumas novidades pontuais, o lançamento oferece uma experiência com ação e carisma, reforçando pontos fortes e caprichando na produção.

em 25/07/2024

Dentro do mundo dos videogames, temos alguns nomes que são referências dos seus gêneros. Quando falamos de tower defense, sobretudo nos smartphones, a série Kingdom Rush certamente é uma das mais queridas e lembradas. A franquia chega ao seu quinto título com o lançamento de Kingdom Rush 5: Alliance, que, mesmo sem reinventar a roda, conseguiu deixá-la ainda mais rápida, sólida e bonita. Escolha seu herói favorito, construa sua torre com cuidado e chame reforços, pois a análise vai começar!

De tijolo em tijolo

O primeiro título da franquia foi lançado em 28 de julho de 2011 exclusivamente para navegadores. Pouco tempo depois, ele chegou para iOS e, posteriormente, para Android, consolidando seus desafios de estratégia em um mundo medieval fantástico. O enorme sucesso levou à criação de várias sequências e spin-offs, todos eles com um nível de qualidade elevado.
O começo da franquia de sucesso
Eu conheci a série logo no primeiro título, durante os meus tempos de faculdade. Na realidade, eu não era o único a jogar o tower defense nos laboratórios de informática durante os períodos livres. Portanto, foi com animação que comecei a jogar Kingdom Rush 5: Alliance e reviver aquelas grandes aventuras.
 

Inclusive, isso pode ser visto como um dos poucos problemas do título. Jogadores mais casuais talvez tenham dificuldade em reconhecer as diferenças observadas ao longo desses quase treze anos de vida da franquia. Salvo os spin-offs, que trouxeram experiências mais distintas, as mudanças na fórmula básica foram pontuais a cada novo lançamento.

Um novo e mágico mundo para explorar
Isso não chega a ser um demérito em si, pois a proposta básica foi e sempre será muito divertida e viciante, carecendo mais de adições do que mudanças. A ressalva é que talvez tenhamos algum potencial ignorado a cada novo título: novos modos de jogo, skins customizáveis e interação entre jogadores são apenas três exemplos do que poderia tornar o jogo ainda maior e melhor.

Charge!

Feito esse comentário, passamos para a aventura de Kingdom Rush 5: Alliance. Embora bem conhecida, vale uma breve explicação de como a franquia funciona mecanicamente. Cada fase conta com um ou mais pontos de chegada de inimigos, que devem percorrer um caminho determinado até uma linha de defesa. Cada tropa que ultrapassa esse limite reduz a vida do jogador, que perde a partida caso ela chegue a zero.
Temos muitas opções para montar as nossas defesas
Para impedir o avanço dessas tropas inimigas, a estratégia principal consiste em montar defesas construindo torres (daí o nome do gênero, tower defense) dos mais diversos tipos. Cada uma delas conta com habilidades únicas e elas devem ser dispostas e melhoradas de forma estratégica, de modo que o jogador resista ao número de rodadas de cada fase.
 

Alliance praticamente não muda nada desse sistema básico – assim como os títulos anteriores –, optando por disponibilizar mais recursos secundários para o jogador. Como eu comentei anteriormente, isso não é um problema, pois a fórmula continua divertida e instigante, além das novidades serem positivas para o pacote como um todo.

Escolha e melhore os seus heróis favoritos
Por exemplo, temos à disposição dois heróis para posicionar em qualquer lugar do mapa e reforçar as linhas de defesa. Mais fortes do que as tropas das torres, eles contam com habilidades especiais poderosas e devem ser movidos constantemente para onde for necessário. É possível liberar novos personagens, embora infelizmente a maioria deles exija uma compra com dinheiro, frisando que o jogo não é gratuito.

Senta que lá vem história

A temática de Kingdom Rush 5: Alliance faz jus ao seu subtítulo, pois ela coloca mocinhos e bandidos para lutar lado a lado contra um inimigo em comum. Existem algumas cenas – na forma de história em quadrinhos – que contextualizam o enredo e vão guiando o jogador conforme ele vai ganhando as fases e mudando de ambientes. O charme tradicional da série está lá, com personagens bonitos e cenários cativantes.
Os quadrinhos ajudam a entender a história do game
Aliás, deixo um elogio para a produção num geral, que consegue ser ainda mais encantadora que as anteriores. Sem mudar seu estilo tradicional, temos efeitos luminosos mais bonitos, animações mais caprichadas, entre outras novidades. O desempenho no celular é suave, tal como seus predecessores, tornando o game uma alternativa viável para se divertir durante uma viagem ou fila de espera.
 

Músicas, efeitos sonoros e até os gritos dos personagens continuam ótimos, proporcionando uma experiência interessante. Ao final de cada fase, quando temos muitas torres, tropas, explosões e companhia por todos os lados, experimentamos uma cacofonia agradável. Para quem quer só curtir as canções, basta desligar esses “barulhos” e curtir as melodias.

Uma grande e bela aventura na tela do seu smartphone
Ainda nesse tópico, é legal ver como a aventura muda de cenário, passando por florestas, ruínas, minas, campinas, castelos, entre outros. Apesar de trazer alguns elementos assustadores, o clima do jogo é leve e indicado para praticamente qualquer idade. A jogabilidade simples e intuitiva também contribui para a acessibilidade do game, além de facilitar as estratégias.

Aumentando o arsenal

Kingdom Rush 5: Alliance permite não somente escolher os heróis usados nas fases, mas também as torres à disposição para construção. Inicialmente são quatro opções – arqueiros, soldados terrestres, magos e canhões, todas semelhantes às vistas em jogos anteriores – que são reforçadas por torres de balista, lança-chamas, atiradores com mochilas a jato (!), entre outras opções.
Pena que algumas das torres mais interessantes exijam compras em dinheiro
Mesmo que, assim como no caso dos heróis, tenhamos várias torres presas por trás de compras, o leque de escolhas é razoável. Cada partida rende experiência para os heróis ficarem mais fortes, gemas para comprar itens de uso instantâneo e pontos para usar na árvore de habilidades. Todas essas opções, entre outras, como reforços e ataques com flechas, aumentam as possibilidades de estratégia.

Afinal, o mais importante é pensar bem em qual ponto construir cada tipo de torre, saber reforçar as tropas em pontos-chave, melhorar as construções conforme obtemos ouro durante a luta, e assim por diante. Alliance, tal como os demais títulos da série, por vezes subverte as condições normais de jogo para testar as habilidades do jogador.

Algumas surpresas vão surgir pelo caminho, exigindo pensamento rápido e atenção
Por exemplo, às vezes novos caminhos surgem do nada e inimigos com habilidades inéditas atacam, além dos tradicionais chefes e mini-chefes, que exigem mais atenção. Algumas surpresas são positivas, com personagens e construções extras que ajudam o jogador; outras são apenas easter eggs, trazendo alguma piada ou momento engraçado em meio à batalha.

Potencial para mais

É preciso estar sempre atento ao que está acontecendo na tela, atuando pontualmente sempre que a situação exigir. Os mais competentes podem tentar repetir as fases em níveis maiores de dificuldade, com fatores como vida reduzida e limitação nas opções de torre. Seja enfrentando demônios malignos, javalis humanoides gigantes ou monstros alados, Kingdom Rush 5: Alliance é um prato cheio e belo.
 
Por fim, vale destacar que os jogos da franquia normalmente recebem uma boa dose de atualizações ao longo do tempo. O quinto título já tem prometido um update em outubro de 2024, com previsão de três novas fases, uma nova torre e dois novos heróis. A data sugere alguma relação com o Halloween, mas só o tempo dirá com certeza.
Tal como os títulos anteriores, muito conteúdo deve chegar nos próximos meses
Na realidade, penso que essa atualização seja necessária para aumentar o número de fases. Não que a quantidade de desafios seja pequena: são 16 fases, cada uma com duas variações com condições especiais. A questão é que eu gostaria de novos cenários e surpresas, sobretudo dado o alto nível de qualidade da série.

Vitória garantida!

Consolidando sua tradição, sobretudo dentre os jogos para celular, Kingdom Rush 5: Alliance mostra o porquê de a marca ser uma referência entre os tower defenses, sobretudo para os smartphones. A nova iteração da franquia tem como maiores destaques os visuais ainda mais detalhados e um número maior de opções para gerenciar seu exército antes e durante cada partida.
Muita diversão na palma da sua mão
No mais, a aliança entre herois e vilões proporciona ao jogador uma divertida amálgama de recursos para usar. O desempenho suave e a possibilidade de atualizações futuras se somam às qualidades do game. Ainda que ele pudesse ter saído um pouco mais da sua zona de conforto, é inegável que o game oferece muita diversão e é um título praticamente obrigatório para a sua biblioteca.

Prós

  • Tower defense mantém o alto nível da série e continua como uma referência do mercado;
  • Produção audiovisual de primeira, com estilo cartunesco muito bonito e efeitos sonoros engraçados;
  • Jogabilidade simples e dinâmica, facilitando que o jogador foque somente no quesito estratégia e pensamento rápido;
  • Novidades pontuais positivas, como uma dupla de herois, customização do leque de torres e itens variados;
  • Boa quantidade de fases e variações nas mesmas, incluindo surpresas de todos os tipos;
  • Potencial para atualizações que tornem o jogo ainda mais interessante.

Contras

  • Mesmo já sendo um título pago, muitos conteúdos estão presos por compras extras;
  • Faltaram inovações e novidades mais significativas, como modos de jogo novos e interação entre jogadores.
Kingdom Rush 5: Alliance — Android/iOS/PC— Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: Android
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ironhide Game Studio


é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.