A notícia de uma colaboração entre os dois criadores, que atuarão como diretores e roteiristas do jogo, é antiga. De acordo com entrevista de Kodaka à Famitsu, Hundred Line (abreviação oficial do nome) já estava sendo desenvolvido desde a fundação do Too Kyo Games em 2017, chegando a ser cancelado e repensado do zero.
Arte conceitual para o projeto, na época sob o codinome Extreme x Despair, foi divulgada ao público em 2018, mas todos os personagens vistos receberam redesigns desde então. Um deles, um homem de meia-idade, sequer fazia parte da ideia principal: "o Komatsuzaki [Rui, artista principal] o desenhou sem permissão, então nem eu sabia da existência dele. Ele desapareceu coberto em mistério", disse Kodaka. Alguns redesigns foram bem radicais: a menina ao centro, por exemplo, tornou-se um menino chamado Takumi Sumino.
Após tantos anos de desenvolvimento, Hundred Line, antes pensado como um jogo de "escala indie", tomou um escopo muito maior do que o time havia antecipado. As coisas chegaram a ponto de terem de recorrer a um empréstimo: "se o jogo não vender, não teremos como pagar a dívida. Nesse sentido, é raro que nossos fãs tenham uma oportunidade como essa. Eles vão poder ver como as vendas de um único título podem determinar o destino do estúdio e dos criadores", acrescenta.
Kodaka expressa nervosismo à Famitsu, afirmando que os membros do Too Kyo Games estão "arriscando a vida" para que o jogo saia. Ao mesmo tempo, diz que a experiência está sendo muito boa: "Talvez eu nunca mais tenha a oportunidade de me esforçar tanto assim em um projeto", conclui.Pelo X, antigo Twitter, seu co-diretor Uchikoshi também deu notícias aos fãs: "O que nós temos neste jogo é a insanidade do Too Kyo Games", postou, fazendo referência ao nome do estúdio, que significa algo como "muito louco" em japonês.Além de Hundred Line, o time também está trabalhando no desenvolvimento do RPG TRIBE NINE, que lança beta fechada para PCs em agosto, e no porte Master Detective Archives: Rain Code+, que chega ao Ocidente em 1º de outubro para PC, PS5 e Xbox Series.
The Hundred Line -Last Defense Academy- estará disponível para Nintendo Switch e PC em 2025. Não há previsão de lançamento em português.
Fonte: Famitsu