A AbleGamers é uma ONG internacional que visa combater o isolamento social e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, fomentando comunidades inclusivas. Embora a fundação seja americana, a insituição já atua no Brasil desde 2021.
O seu estande no evento permitirá que jogadores aproveitem títulos de Xbox e PlayStation com controles adaptados para acessibilidade. Além disso, haverá dois computadores, um deles com um MMORPG da Unicamp feito para pessoas com deficiência visual severa, e o outro com Counter-Strike 2 adaptado com o software leitor de tela Quantum Guide Play.
Vale destacar que o estande terá audiodescrição e atendimento em Libras em tempo real por meio de um totem do ICOM. Haverá também empréstimos de tablets com o aplicativo do ICOM instalado para auxiliar pessoas com deficiência na visitação de outros estandes do evento.
Já a Bandai Namco terá uma demo jogável de ELDEN RING Shadow of the Erdtree. Serão ao todo 10 estações jogáveis e os jogadores terão uma oportunidade de foto temática no evento. A empresa estará na área "gamescom latam panorama mundo".
Por fim, a Epic Games terá um estande e participará de três painéis no palco principal do evento. No estande, será possível experimentar jogos criados dentro do Fortnite e uma variedade de títulos do portfolio da Epic. Haverá também meet & greet com influenciadores e bate-papos com desenvolvedores do Unreal Editor para Fortnite e da Unreal Engine.
Os painéis da Epic serão os seguintes:
- 27/06 - Epic Games Brasil: o caminho para o desenvolvimento AAA – Bate-papo com Alain Tascan (vice-presidente executivo de desenvolvimento de jogos na Epic Games), Mauricio Longoni (diretor-sênior da Epic Games Brasil) e Leão Carvalho (diretor de marketing na Epic Games);
- 28/06 - State of Unreal – Apresentação do desenvolvedor Paulo Souza (gerente de desenvolvimento de negócios na Epic Games);
- 29/06 - Ecossistema Fortnite: Mais que um Jogo – Bate-papo com Leão Carvalho (diretor de marketing na Epic Games) e com o criador de conteúdo Flakes Power.
Além das empresas supracitadas, a Nintendo, a Niantic com Pokémon GO, a Ubisoft, a CipSoft (desenvolvedora de Tibia), a Wargaming, a Logitech G, Atari, Raw Fury, Akupara, Fellow Traveller, Focus, Joystick e Team17 já haviam confirmado presença anteriormente.
Fonte: press release