Até alguns anos atrás, era difícil ter contato com as trilhas sonoras de jogos. Precisávamos ter a sorte de encontrar arquivos em torrent que funcionassem ou álbuns para download direto em sites, isso quando não tínhamos que baixar uma música por vez — e sempre correndo o risco de virem infectados ou corrompidos.
Com a popularização dos serviços de streaming, como o Spotify, desenvolvedoras e artistas têm facilitado o acesso às trilhas sonoras de jogos. Graças a isso, posso finalmente trazer para vocês as minhas dez recomendações de músicas de videogames para tarefas do dia a dia.
Além disso, ao final desta matéria, deixarei o link para a minha playlist no Spotify, na qual vocês poderão conferir todas as canções listadas e outras mais. Aperte o play e venha comigo!
Critérios de seleção
A lista segue a data de lançamento dos jogos apresentados do mais antigo para o mais recente, em vez de um ranque propriamente dito. Acredite em mim: já foi difícil o suficiente fazer a seleção de apenas dez das quase mil que tenho na minha playlist.
Além disso, priorizei composições instrumentais às cantadas, já que a minha ideia é trazer músicas que combinem com várias situações do dia a dia; também listo apenas as que estão disponíveis no Spotify. Por fim, não farei uma análise muito detalhada das músicas, já que não sou da área e apenas aprecio as composições, então minha justificativa é meu gosto, pura e simplesmente.
Terminal March - Bastion (2011)
Bastion foi o primeiro jogo da Supergiant Games que joguei, e, minha nossa, como adorei! Darren Korb é um excelente compositor e foi bem difícil escolher apenas uma de suas criações para este título, mas Terminal March foi a que mais me pegou enquanto eu jogava.
Fincity - ibb & obb (2013)
Uma das melhores composições de Kettel para o jogo, na minha opinião, e que por muito tempo também foi meu toque de celular personalizado. Além disso, tenho um apego emocional ao jogo em específico, pois foi o primeiro co-op que joguei no Steam com minha namorada.
Little Girl, Gen - Child of Light (2014)
Não sei explicar por que exatamente gosto desta faixa em particular, mas algo nela me faz relaxar até quando estou muito tensa. É o tipo de composição que posso ouvir por horas a fio e jamais sentir que ela está em um loop infinito.
In Circles (Instrumental) - Transistor (2015)
Meu jogo favorito da Supergiant Games, Transistor tem faixas maravilhosas, em especial as cantadas por Ashley Barrett. Porém, como me impus o desafio de selecionar apenas as trilhas instrumentais, fico com esta versão de In Circles, já que a letra da original ressoa muito em mim.
Ghost Fight - Undertale (2015)
Este jogo foi o principal motivo pelo qual criei uma conta no Steam, e não demorou para que eu me sentisse cativada pelo universo criado por Toby Fox, que também é o compositor da trilha sonora. Para muitos, Megalovania é o hit preferido, mas a minha faixa favorita mesmo é Ghost Fight — como não amar o simpático Napstablook?
Good for Health, Bad for Education - VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action (2016)
VA-11 Hall-A está na minha lista de desejos no Steam há um bom tempo, mas ainda não tive a oportunidade de jogá-lo. Contudo, minha namorada me fez gostar desta faixa, já que, segundo ela, não apenas faz uma referência ao icônico mangá Akira, de Katsuhiro Otomo, como também é aquele tipo de música para “dar um gás” no cérebro quando mais precisamos.
Prison - Crystar (2019)
Tema da dungeon de Sen, esta é outra música que me ajuda a ter energia quando estou me sentindo desmotivada ou para baixo. É verdade que este título da FuRyu não traz muito em termos de jogabilidade, mas é uma recomendação minha para quem aprecia histórias que ressoam com nosso emocional e estado de espírito, bem como sua trilha sonora, composta por Sakuzyo.
By Your Side. - Omori (2020)
A trilha sonora de Omori, bem como o jogo, foi pensada para ressoar em nós — não é possível que essa não tenha sido a intenção de Omocat ao desenvolver este RPG introspectivo. Embora a jogatina tenha me dado gatilhos em alguns momentos, acredito que By Your Side. seja a melhor faixa para quando estou precisando de um momento sozinha, por mais irônico que possa soar.
Out of Kindness - Persona 5 Royal (2020)
Outra música cujo apreço por ela eu não sei explicar de onde vem, mas é uma que mais me marcaram em Persona 5 Royal. Não sei se é pela batida ou pelos instrumentos usados, mas é uma das faixas que me ajudam em momentos de reflexão.
Starlight - Crymachina (2023)
Um jogo ruim, mas com uma trilha sonora excelente. Assim como Crystar, a trilha sonora de Crymachina também foi composta por Sakuzyo. Starlight talvez seja uma das melhores faixas, na minha opinião, mas não consigo recomendar este RPG de jeito algum.
Aperte o play!
Espero que tenham gostado da minha seleção de músicas de games. Como prometido, eis a minha playlist no Spotify, caso vocês queiram ouvi-la — só um aviso: ela está em constante expansão, assim como as outras listas no meu perfil.
E vocês, já jogaram algum desses jogos? Tem alguma outra música favorita deles que não mencionei? Vamos conversar sobre trilhas sonoras nos comentários!
Revisão: Davi Sousa
Capa: Juliana Paiva Zapparoli