Stellar Blade (PS5) — guia para novos membros do 7º esquadrão aéreo

As principais dicas para se dar bem nessa aventura repleta de desafio e diversão.

em 02/05/2024

Conforme conferimos na sua análise, Stellar Blade é um ótimo jogo de ação, com direito a muitos combates emocionantes e uma boa dose de explorações interessantes. Embora equilibrado, o nível de dificuldade do game é relativamente alto; além disso, o título oferece vários recursos para ser jogado, muitas vezes sem detalhar a importância de cada um.

Portanto, nada melhor do que um guia repleto de dicas e explicações valiosas para os novos jogadores. Como o título é exclusivo do PlayStation 5, após cada comando serão colocados os botões correspondentes no controle DualSense. Vista sua roupa favorita e não esqueça de equipar os melhores itens, pois vamos começar!

Começando do básico

Stellar Blade é um jogo de ação, com foco em combates mano-a-mano. Derrotar inimigos envolve a realização de combos rápidos, assim como evitar ataques adversários usando técnicas como esquivas e defesas (mais sobre elas no próximo item). O importante é nunca atacar cegamente, procurando sempre cadenciar as investidas conforme o comportamento inimigo.
Depois que um combo é disparado e começa a acertar o oponente, não é possível sair dele para defender ou esquivar, frisando que mesmo um inimigo básico pode incomodar se não levado a sério. Caso a vida do jogador chegue a zero, ele é revivido no último ponto de salvamento. Para recuperar a energia em meio às lutas, a melhor maneira é utilizar poções, que são reabastecidas ao salvarmos o jogo sentando nas cadeiras de acampamentos (a barra de vida também é recuperada nesse processo).
Não esqueça que essa forma de salvar também revive os inimigos comuns. Ou seja, se você retornar de um longo caminho para um acampamento, os vilões derrotados até então estarão te esperando novamente. O título tem uma boa dose de pontos de salvamento, então resista ao primeiro impulso de recuperar o fôlego e tente avançar um pouco mais sempre que possível. Lembre-se também que vários combates podem ser evitados, desviando do inimigo e seguindo em frente.

Cores pra que te quero

Uma das mecânicas mais fundamentais de Stellar Blade são as luzes que os inimigos podem exibir durante as lutas. Dependendo da cor desse brilho, o jogador tem uma ideia de qual é a melhor estratégia a se considerar: se a cor é vermelha, o golpe do oponente (ou sequência deles) pode ser bloqueado (L1) com o devido cuidado; se é amarela, o negócio é fugir ou esquivar (Círculo).
 
Após um determinado número de bloqueios bem-sucedidos, o inimigo fica completamente exposto. Em geral, defender é mais importante que esquivar, mas sempre com o devido cuidado, visto que a primeira ação é mais difícil que a segunda. Além de amarelo e vermelho, os inimigos também podem desferir ataques poderosos que brilham nas cores azul ou roxa.
Quando isso acontece, o jogador deve ficar atento à lâmina de Eve: quando ela brilhar correspondendo a uma dessas duas cores, o jogador pode ativar uma habilidade especial. Se a cor for azul, é possível teleportar-se (frente+O) para as costas do inimigo; se for roxa, é possível repelir (trás+O) a investida e deixar o inimigo aberto a um contra-ataque. Mais do que um recurso, essas habilidades “coloridas” são fundamentais para se ter sucesso no game.

Beta e Explosiva

Atacar o inimigo (combinações de Quadrado e Triângulo) carrega Energia Beta, que por sua vez é utilizada para Habilidades Beta. Já as habilidades Explosivas demoram um pouco mais para serem liberadas, mas são muito poderosas. Nesse caso, suas energias são carregadas via Esquiva Perfeita, Teleporte ou Repelir. Sugiro focar inicialmente em duas habilidades de cada tipo, deixando-as bem fortes antes de liberar outra opção.
Para a Beta, sugiro adquirir a habilidade Onda de Choque (L1+O) após melhorar o Golpe Triplo (L1+Quadrado) e o Corte (L1+Triângulo), as duas últimas liberadas desde o início; já para a categoria Explosiva, duas opções interessantes são Lâmina Justiceira (R1+Quadrado) e Quebra Descendente (R1+Triângulo). Lembre-se de utilizá-las com frequência, pois elas recarregam razoavelmente rápido, sobretudo as Betas.

Furtividade é vida (para Eve)

Ainda que os combates sejam o foco de Stellar Blade, o jogo também oferece algumas habilidades furtivas para acabar rapidamente com os inimigos. É possível executá-los ao atacá-los pelas costas ou saltando sobre eles, desde que os vilões não tenham visto Eve. Fique atento para adquirir as habilidades necessárias para aproveitar ao máximo esses recursos, conforme falarei no item na sequência.

Priorize as habilidades certas

Stellar Blade tem uma árvore de habilidades generosa, mas a priorização de onde usar seus pontos é apenas temporária. Isso se deve à boa quantidade de experiência que pode ser acumulada ao longo da campanha (realizando algumas missões secundárias pelo caminho e equipando itens de reforço na aquisição), de tal forma que, ao final do jogo, a grande maioria delas terá sido adquirida.
Além disso, é sempre interessante que o jogador faça suas próprias escolhas, personalizando a sua experiência. Dito isso, existem algumas habilidades que considero fundamentais e que, portanto, devem ser obtidas o mais rápido possível. São elas: Investida e Emboscada (ambas furtivas da árvore Ataque), Impulso de Foco, Impulso de Reflexo e Detecção de Ameaça (as três da árvore Sobrevivência e que facilitam o uso das cores). Outra recomendação fica por conta das habilidades que envolvem carregamentos mais rápidos de energias Beta e Explosiva.

Configurações simples, mas úteis

Todo game conta com opções para customizar visuais, sons, jogabilidade, etc. Mesmo que a grande maioria delas fique por conta da preferência do jogador, deixo aqui duas sugestões bastante interessantes: habilitar no menu Jogablidade “Coleta Automática de Itens” (senão, é preciso apertar R2 para cada item) e, no menu Acessibilidade, “Sucesso Automático de Eventos Rápidos” (comandos que surgem durante cenas) e “Substituição de Controles de Pesca” (simplifica o minigame de pescaria).

Use e abuse do drone

Após a sequência inicial, Eve recebe a parceria de um drone, que por sua vez conta com capacidade de detectar pontos de interesse. Essa espécie de radar — acionado com o botão do touch pad — destaca na tela inimigos, aliados, itens e outros elementos, facilitando a localização dos mesmos, sobretudo os mais escondidos. Inclusive, após um determinado ponto do jogo, é possível melhorar o drone no quesito detecção, embora eu sugira fortemente priorizar o elemento combate (mais sobre isso a seguir).

Use e abuse do drone 2

Fique tranquilo, o subtítulo não está errado: além da funcionalidade de radar portátil, o drone pode ser usado como arma de fogo (mirar com L2 e atirar com R2), com direito a vários tipos diferentes de munição. Essa informação é devidamente explicada pelo jogo, mas ele não deixa claro o quanto esse equipamento é poderoso.
Embora os disparos possam ser usados para eliminar rapidamente inimigos comuns, sugiro fortemente deixar munição para os chefes. Eles podem ser úteis para tanto eliminar o escudo quanto reduzir a barra de vida dos adversários mais poderosos, com direito até a quebrar sequências de ataques. Lembre-se sempre de repor as munições para contar com esse importante recurso.

Fique de olho nos equipamentos

A cada novo baú aberto, chefe derrotado ou robô coletor explodido, podemos nos deparar com algum novo item para Eve. Seja uma nova Exoespinha ou Componente, o ideal é conferir as aquisições e ponderar se não vale a pena equipá-las. Isso é particularmente importante conforme temos espaços extras para usar mais de um equipamento por vez.
Além disso, conforme avançamos no jogo, temos um inventário cada vez mais numeroso, exigindo atenção para não desperdiçar alguma customização interessante. Em particular, eu sugiro equipar a Exoespinha Tipo Reflexo (fortalece as habilidades de Bloqueio e Esquiva), o Componente de Proteção Corpo a Corpo (aumenta a defesa em 12%) e o Componente de Aumento de Velocidade (ataques ficam 15% mais rápidos). Também recomendo equipamentos que aumentam o ganho de experiência e que melhoram o escudo de Eve.
E você, leitor? O que achou do nosso guia para Stellar Blade? Faltou alguma dica? Deixe o seu comentário!
Revisão: Davi Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).