Uma notícia que surpreendeu os jogadores e profissionais do mercado de games nesta semana foi o súbito anúncio de que a Microsoft fechou quatro de seus estúdios adquiridos quando a mesma comprou a Bethesda em 2020: Arkane Austin, Tango Gameworks, Alpha Dog Games e Roundhouse Studios.
O que mais chamou a atenção foi justamente a Tango Gameworks estar no meio desse embaraço, visto que o estúdio fundado por Shinji Mikami, criador de Resident Evil, foi responsável por importantes títulos lançados desde sua fundação como os dois jogos da série The Evil Within, Ghotswire: Tokyo e, o mais aclamado deles, Hi-Fi Rush, que foi lançado em 2023 de surpresa e recentemente recebeu uma versão para o PlayStation 5.
A reação da comunidade foi praticamente unânime, com desenvolvedores, criadores de conteúdo e jogadores condenando a decisão da Microsoft. Matt Booty, da Xbox Game Studios, afirmou que "essa reestruturação faz parte de um processo de repriorização de títulos e recursos".
Por conta da "injustiça" com um dos jogos mais aclamados da atualidade, jogadores estão realizando um "review bombing do bem" na página de Hi-Fi Rush no Steam, de modo a ajudar a valorizar um dos melhores jogos já lançados nesta geração.
O review bombing, um bombardeio de críticas em uma tradução literal, é quando grupos de jogadores se organizam para publicar críticas, geralmente negativas, sobre determinado jogo, produto ou serviço como forma de protesto para expressar seu descontentamento com o mesmo.
Nos games, a prática é corriqueira quando jogos recebem alguma atualização que os "quebra" ou então quando seu lançamento desagrada de muitas formas a comunidade. Overwatch 2 e Diablo IV, ambos da Blizzard, passaram por isso quando foram lançados na loja da Valve no ano passado.
Overwatch 2 se tornou o jogo com a pior avaliação no Steam quando foi lançado na plataforma em 2023 |
Hi-Fi Rush está disponível para PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5. Ele também está disponível no catálogo do serviço Xbox Game Pass para PC e consoles.
Fonte: IGN