Jogar videogame não é meu único hobby. Às vezes eu gosto de sair pela estrada, sem rumo definido, pelo simples prazer solitário de dirigir sozinho em uma rodovia, ouvir o rádio durante o caminho e parar em um lugar desconhecido para tomar um café. Heading Out é um curioso roguelite de corrida com elementos de aventura que traduz com muita fidelidade a sensação de uma jornada pelas rodovias, unindo a emoção de uma perseguição frenética com um thriller pessoal que se molda com as escolhas feitas pelo jogador.
Fugindo dos seus medos
O gameplay de Heading Out é uma mistura interessante de jogo de corrida com uma aventura narrativa em uma estrutura roguelite. O protagonista é apelidado como Jackalope, um animal mítico híbrido entre um jackrabbit e um antílope. A história é dividida em quatro capítulos que sempre começam com um dos pesadelos de Jackalope visualizando sua própria morte na estrada. Ele acorda dessa alucinação sem saber direito o que está acontecendo, exceto por uma coisa: ele precisa fugir!
Para avançar para o próximo capítulo, o jogador deve chegar à cidade de destino daquele episódio e vencer o melhor piloto do mundo antes que seus medos o alcancem. Esse terror é representado graficamente pelas estradas do mapa sendo gradualmente tomadas por uma marcação vermelha, que se alastra pelo mapa. Se o medo chegar ao seu destino antes de você, o jogo acaba.
No caminho entre uma cidade e outra o jogador pode acelerar para abrir distância para o medo. Entretanto, altas velocidades chamam a atenção da polícia, que iniciará perseguições quando encontrá-lo, o que cria um interessante efeito de risco/recompensa que deve ser avaliado a todo momento pelo jogador. No final de cada capítulo, Jackalope "morre" e resuscita com o mesmo pesadelo. Cabe a você desvendar o que fazer para sair desse ciclo maldito — se é que é possível.
Histórias da estrada
As estradas entre cidades também disparam eventos aleatórios, como corridas valendo dinheiro, perseguições e eventos, nas quais Jackalope precisa tomar decisões morais. As atitudes que você toma durante a aventura modificam seus níveis de Fama (que afeta o quanto você é reconhecido pela imprensa, polícia e população) e Reputação (que afeta a forma como as pessoas o vêem).
Seus níveis de Fama e Reputação podem abrir novas opções de diálogo e escolhas durante os eventos de decisão. Também podem afetar como os outros personagens interagem com você: se é através do respeito, do medo ou admiração. Eu achei essa mecânica muito legal, pois personaliza o desenvolvimento da trama de acordo com o comportamento do jogador, conferindo um surpreendente roleplay que normalmente não existe em jogos de corrida.
Outros atributos importantes são sua Concentração e Condição do Carro. Dirigir por longas horas na estrada diminui gradualmente o seu nível de Concentração, e se este chegar a zero faz com que você durma no volante. A simulação de “sono” quando se está com esse atributo em níveis baixos é bastante realista, com a tela se apagando e o personagem acordando de repente ao esbarrar em um perigo. É possível restaurar sua condição dormindo nas cidades, o que consome algumas horas do seu tempo, ou vencendo certos tipos de evento, como despistar a polícia.
Cada vez que você bate ou sofre acidentes, diminui o nível de Condição do Carro. Se essa condição chegar a zero, o automóvel é destruído e você perde o jogo. A condição do carro pode ser restaurada em oficinas disponíveis em algumas cidades, ou até mesmo alterada por alguns eventos. Uma alienígena pode surgir e sugar a bateria do seu carro, ou um velho mecânico pode consertar seu carro de graça, em troca de um favor.
O dinheiro também é um fator bastante importante e vai ficando cada vez mais escasso à medida em que você progride na aventura. É necessário ter dinheiro para pagar hospedagens e recuperar sua Concentração, ou pagar mecânicos para restaurar a Condição do Carro. Porém, a sua maior despesa será com combustível, e abastecer sem dinheiro obrigará o jogador a fugir sem pagar, o que desencadeia uma perseguição policial automática.
Mãos no volante
Ao disparar eventos de corrida, como perseguições policiais, fugas ou disputas valendo dinheiro, a jogabilidade muda para um game de corrida clássico. É possível alterar o ângulo de visão, que pode ser em câmera distante, câmera próxima, cockpit em primeira pessoa ou somente estrada.
A jogabilidade do modo corrida é arcade e bastante divertida. O jogo realmente passa uma sensação de velocidade e perigo, seja pela pressão de ser perseguido pela polícia ou pelo medo se aproximando. É possível desviar da estrada e andar em campo aberto, mas o medo tomará conta de Jackalope caso ele insista em ficar fora do asfalto.
A duração dos testes de corrida não é medida pela distância percorrida, como nos jogos tradicionais, mas sim pela duração da música que está tocando no rádio durante o evento. Em disputas é necessário estar em primeiro lugar quando a música acaba, enquanto em perseguições policiais basta não ser preso até que o tempo acabe.
Infelizmente a inteligência artificial não é boa e é bastante fácil vencer os oponentes, que fazem barbeiragens e cometem erros estúpidos ao volante. A polícia só lhe prenderá se você ficar muito tempo parado devido a um acidente ou algo similar. O real desafio das corridas é evitar colisões com obstáculos e outros carros.
Preto no branco
O estilo gráfico de Heading Out é bastante curioso, com uma estética em preto e branco que remete à histórias em quadrinhos, mas com um toque de realismo. Alguns elementos especiais da interface aparecem em cores, como o amarelo das placas de sinalização ou o vermelho das lanternas dos carros. Eu achei essa estética um dos pontos altos do game, pois contribui bastante com a atmosfera de perseguição e clima underground que permeia a aventura.
A trilha sonora do jogo também deve ser elogiada, já que é totalmente integrada com o gameplay: frenética durante as cenas de perseguição, empolgante durante as corridas e relaxante nos momentos em que simplesmente dirigimos sozinhos pela estrada. Além disso, os locutores das rádios podem contar histórias interessantes e até mesmo narrar façanhas do jogador, dependendo do seu nível de fama.
Uma lenda da estrada
Heading Out é um título muito interessante, com uma premissa original de mesclar elementos narrativos e um jogo de corrida em uma estrutura roguelite, com gráficos em preto e branco muito estilosos e uma trilha sonora integrada à ação. A aventura tem um roteiro simples, mas realmente intrigante, sendo moldado pelas decisões do jogador. A excelente ambientação de uma fuga pelas rodovias é complementada por um modo de corrida bastante bonito e divertido, que só peca pela pouca habilidade dos seus oponentes virtuais.
Prós:
- Boa ambientação, traduzindo bem a sensação de uma jornada pela estrada;
- Jogabilidade inovadora, combinando elementos de jogo de corrida com aventura;
- Estética muito bonita, com gráficos estilosos em preto e branco;
- Trilha sonora totalmente integrada ao gameplay.
Contras:
- Os carros controlados pelo computador dirigem muito mal e são pouco desafiadores.
Heading Out — PC — Nota: 8.0
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Saber Interactive