Andrew Wilson, CEO da empresa, admitiu o fato durante uma teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa. Perguntado sobre oportunidades de mercado para uma inserção de anúncios mais dinâmica em jogos AAA mais tradicionais, Wilson não desmentiu o assunto e confirmou que a empresa já está estudando meio de implementar a prática em jogos futuros.
“Temos equipes internas na empresa agora analisando como podemos fazer implementações bem pensadas dentro de nossas experiências de jogo" [...] “À medida que começamos a construir uma comunidade e a aproveitar o poder dela além dos limites dos nossos jogos, como pensamos na publicidade como um motor de crescimento nesses tipos de experiências?”
Ainda é cedo para saber como e de que modo esses anúncios serão veiculados dentro dos jogos, mas o tema já divide opiniões e está gerando críticas da comunidade. Um dos principais argumentos é justamente o fato de um jogo já ter sido comprado por US$ 70 e o jogador ainda ser obrigado a ver anúncios e propagandas que vão gerar ainda mais receita para a empresa.
A prática já é realidade no mercado de streaming de vídeo de músicas. Alguns serviços, como o Spotify, permitem ao usuário ouvir músicas sem uma assinatura, mas obrigado a ouvir anúncios de outros produtos da própria plataforma durante a reprodução das playlists e álbuns.
A Netflix, por outro lado, já oferece planos de assinatura com preços mais baixos para quem quiser consumir o gigantesco catálogo de filmes e séries, mas o assinante fica a mercê de propagandas durante a transmissão de seus conteúdos. O YouTube possui uma opção de assinatura para quem não quer assistir propagandas durante os vídeos da plataforma.
A prática de anúncios em jogos não é uma novidade. A 2K games foi amplamente criticada por conta dos anúncios veiculados durante as telas de carregamento dos jogos da série NBA 2K. Jogadores criticavam, principalmente, o fato de já terem pago um preço cheio pelo jogo e serem obrigados a assistir as propagandas, que não se limitavam apenas a conteúdos do próprio jogo.
Por conta da péssima recepção de como os anúncios foram inseridos no jogo, a 2K voltou atrás de retirou a funcionalidade em edições posteriores. O estúdio chegou a pedir desculpas por conta do incômodo gerado aos jogadores.
Fonte: The Verge