Saudações, nobres mestres e estimados padawans. Estamos reunidos aqui para celebrar mais um Star Wars Day, relembrando um jogo inspirado na popular saga criada por George Lucas em 1977. Desde 2020, tenho dedicado o dia 4 de maio para expressar meu apreço por Star Wars através de matérias especiais em nossa coluna Blast from the Past, destacando mais um dos inúmeros jogos já criados dentro deste universo fantástico que está em constante expansão.
Após trazer uma aventura diretamente ligada aos filmes em 2020, uma excelente história não canônica em 2021, um jogo de luta bastante controverso em 2022 e a análise do melhor jogo já feito pela franquia em 2023, este ano vamos explorar um gênero que teve seu auge de popularidade na transição do milênio: Star Wars: Galactic Battlegrounds.
Age of (Galactic) Empires
Os jogos de estratégia em tempo real (RTS, na sigla em inglês) se tornaram extremamente populares para o PC durante as décadas de 1990 e 2000. Foi esse o período no qual algumas franquias se consolidaram e praticamente moldaram o gênero. Jogos como StarCraft e Warcraft, da Blizzard, Command & Conquer, da Westwood Studios, e, claro, Age of Empires, da Microsoft, são até hoje referências neste tipo de jogo.
Em novembro de 2001, desenvolvido pela própria LucasArts, chegava às prateleiras mais um título da icônica franquia de fantasia espacial criada por George Lucas. O jogo satisfez a vontade dos jogadores que sempre sonharam em liderar tropas rebeldes ou imperiais para dominar territórios e, de certo modo, replicar as épicas campanhas mencionadas ou exibidas nos filmes.
Star Wars: Galactic Battlegrounds foi lançado como um clone de Age of Empires, utilizando a mesma engine da Ensemble Studios, o que o tornava não apenas graficamente similar, mas suas mecânicas e dinâmicas o faziam praticamente idêntico ao jogo que o inspirou.
Nele, o jogador precisa coletar recursos para construir e aprimorar estruturas, que permitem recrutar e treinar tropas para cumprir os objetivos em dezenas de cenários que estão divididos em diferentes campanhas, criando histórias originais e até replicando alguns acontecimentos dos filmes da saga.
Além das tropas e estruturas, o jogador tem à disposição o apoio de personagens icônicos da franquia. Ao jogar com os rebeldes, Chewbacca, Han Solo e até o jovem Luke Skywalker se tornam não apenas uma inspiração, mas também unidades com habilidades únicas nos combates.
Jogando com os imperiais, a presença de Darth Vader liderando uma tropa de stormtroopers e andadores para dizimar a escória rebelde que sempre atrapalha o avanço de sua influência pela galáxia é certa. Até mesmo a Estrela da Morte é um opção de estrutura para aterrorizar os inimigos.
Contudo, o jogo não depende apenas da presença destas duas forças. Outras facções conhecidas da franquia também estão presentes, cada uma com suas unidades e estruturas únicas que permitem abordagens distintas nos cenários e também em partidas contra outros jogadores em rede local ou pela internet.
A Federação do Comércio, o Reinado de Naboo e os Gungans, raça de Jar Jar Binks, apresentadas em Episódio I – A Ameaça Fantasma, são os destaques, além dos Wookies, que pela primeira vez recebem uma atenção especial em um jogo da franquia.
Na semana do lançamento de Episódio II – Ataque dos Clones, em maio de 2002, Star Wars: Galactic Battlegrounds recebeu um pacote de expansão chamado Clone Campaigns. O conteúdo trouxe a adição de mais duas campanhas, aproveitando o lançamento do filme naquela ocasião. Agora, os jogadores também poderiam fazer uso de mais duas facções: a República, com seu imponente exército de clones, e a Confederação dos Sistemas Independentes, que passou a ser conhecida como os Separatistas.
As novas facções e campanhas expandiram ainda mais o jogo, proporcionando uma nova visão sobre o icônico período das Guerras Clônicas, antes de haverem representações por meio de séries e outros filmes que seriam lançados futuramente.
Um clone de qualidade
Comercialmente, até agosto de 2006, SWGB arrecadou 9,8 milhões de dólares com pouco mais de 480 mil cópias vendidas, combinando as vendas do jogo base e do pacote de expansão lançado em 2002. A recepção do jogo pela crítica também foi positiva, com avaliações favoráveis de importantes veículos da época, como a IGN (8/10), GameSpot (8.1/10) e PC Gamer (7.8/10).
Os críticos da época destacaram que, por se tratar de um jogo baseado em uma franquia consagrada e estar combinado com as mecânicas e dinâmicas de outro jogo bem consolidado, o sucesso de SWGB foi impulsionado. No entanto, alguns não se agradaram tanto com a experiência, afirmando que o ritmo de jogo "não era tão Star Wars", visto que os filmes traziam mais ação e aventura do que elaboração de estratégias e gerenciamento.
A expansão Clone Campaigns também foi bem recebida, apesar das avaliações um pouco abaixo das recebidas pelo jogo base. Parte do descontentamento se deu pela impopularidade das novas facções, que na época ainda eram uma novidade para toda a comunidade de Star Wars.
Atualmente, Star Wars: Galactic Battlegrounds está disponível nas lojas digitais Steam e GOG, contando com uma comunidade dedicada que ainda se aventura nos diversos planetas do jogo. Essa mesma comunidade criou, inclusive, um mod que melhora a experiência, adicionando diversas melhorias para os PCs atuais.
O All-In-One Package de SWGB suporta tanto as versões em CD quanto as digitais disponíveis no GOG e Steam. Ele adiciona idiomas extras, embora ainda não conte com suporte para o português, e inclui duas horas de música aleatória no jogo para que você não jogue apenas com os efeitos sonoros, além de um launcher para acesso facilitado ao conteúdo.
O principal destaque do pacote é o suporte para resolução widescreen (16:9) e diversas correções gráficas, de performance e compatibilidade. Portanto, se você estiver interessado em experimentar o jogo após a leitura desta matéria o convite está feito, especialmente se estiver ocorrendo uma das tradicionais promoções de jogos da franquia que costumam acontecer perto da data de hoje.
Lidere sua facção favorita na galáxia
Star Wars: Galactic Battlegrounds permanece como um marco na história dos jogos de estratégia em tempo real, proporcionando aos fãs da franquia uma oportunidade única de mergulhar no universo de Star Wars de uma forma interativa e estratégica. Seu sucesso comercial e a recepção positiva pela crítica refletem não apenas a força da marca Star Wars, mas também a qualidade do jogo em si, que soube capturar a essência e o espírito da saga.
Apesar de ter sido lançado há mais de duas décadas, o legado de Galactic Battlegrounds perdura através de sua disponibilidade nas plataformas digitais, do apoio contínuo da comunidade de jogadores e dos esforços para melhorar e adaptar o jogo aos padrões modernos. Assim, este título continua a atrair novos jogadores e a cativar os fãs mais dedicados de Star Wars, mantendo-se como uma peça importante no vasto e diversificado universo de jogos inspirados na saga galáctica.
Revisão: Juliana Piombo dos Santos