Em uma reportagem para o veículo Bloomberg, o jornalista Takashi Mochizuki revelou que o produtor executivo da franquia Dragon Quest, Yu Miyake, será destituído do cargo pela Square Enix. Citando fontes familiares ao assunto, o repórter compartilhou que a companhia japonesa irá realocar o profissional para liderar o desenvolvimento de jogos da empresa para smartphones.
Veterano na indústria de games, Yu Miyake começou a trabalhar na série como parte da equipe de produção de Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride, lançado originalmente em 1992. Depois de atuar em diferentes jogos na companhia, como Bust a Grove, Grandia Xtreme e o remake de Romancing Saga para PS2, o profissional assumiu o cargo de produtor executivo em Dragon Quest Monsters: Joker, lançado em 2006.
Desde então, Miyake permaneceu na posição, trabalhando em todos os títulos
numerados da saga, em spin-offs, incluindo Dragon Quest Wars, Dragon Quest Heroes e Dragon Quest Builders 2, e nos remakes de, entre outras entradas, Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen, Dragon Quest VI: Realms of Revelation e Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King.
Responsável, até então, pela produção executiva do próximo jogo principal da franquia, Takashi Mochizuki também compartilhou na matéria para o Bloomberg que a decisão da Square Enix de retirar Miyake dessa função foi tomada após diversos adiamentos no desenvolvimento de Dragon Quest XII: The Flames of Fate e que faz parte de uma grande reestruturação da companhia colocada em prática em 1º de abril para a empresa conseguir focar em seus jogos AAA e diminuir a dependência de recursos externos.
Para assumir a função de produtor executivo da franquia Dragon Quest, segundo as fontes ouvidas por Mochizuki, a Square Enix parece estar seriamente interessada em Yosuke Saito, produtor de todos os jogos da série NieR e que já atuou nessa posição na saga Dragon Quest em Dragon Quest X Online e em Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age. Especulações que, como todas as apresentadas na matéria, não devem ser dadas como certas, pois não foram confirmadas oficialmente.
Fonte: Gematsu