Ninja Gaiden (Multi): era moderna da franquia completa 20 anos

Lançada originalmente em 1988, a série teve relançamento de seus jogos em 2004 para os consoles PS3, Xbox 360 e PC.

em 16/04/2024
















No mês de março, a era moderna da franquia Ninja Gaiden, caracterizada pela sua jogabilidade em três dimensões, completou 20 anos. O feito foi comemorado por Fumihiko Yasuda, presidente da desenvolvedora Team Ninja, em suas redes sociais.






O início no arcade

Ao contrário do que muitos jogadores pensam, a série Ninja Gaiden teve sua estreia nos fliperamas e não nos consoles. A versão arcade do game foi lançada em outubro de 1988 nos Estados Unidos, seguida pelo lançamento no Japão e na Europa no ano seguinte. 

O Ninja Gaiden dos fliperamas é mais focado no gênero de beat’em up, e sua história é independente dos eventos retratados na trilogia do NES. O protagonista do jogo é Ryu Hayabusa, que em japonês significa “A Lenda da Espada Dragão Ninja”. É possível também jogar em dupla, controlando outro ninja que se diferencia apenas pela cor de sua roupa, que é vermelha.

A trama do jogo é simples: os ninjas são encarregados de derrotar um culto maligno liderado por um descendente de Nostradamus, determinado a realizar as profecias finais de seu antepassado.










O lançamento na era moderna

Após lançamentos para os consoles da Nintendo (Nintendinho e Super Nintendo) e da Sega (Master System e Game Gear), a franquia finalmente entrou para os consoles da 6ª e 7ª gerações, chamada de “era moderna” dos consoles. O primeiro título foi lançado em 2004 para Xbox.

O jogo adota uma perspectiva de terceira pessoa, proporcionando uma experiência típica de ação e aventura. No início, Ryu possui habilidades e armas básicas de nível baixo, mas estas podem ser aprimoradas ao longo do jogo através da descoberta ou compra de itens. Mantendo sua essência ninja, o personagem pode interagir com o ambiente de diversas maneiras, realizando proezas acrobáticas como correr e saltar pelas paredes, balançar de poste em poste ou até mesmo correr sobre a água.

No ano seguinte, em 2005, foi lançado Ninja Gaiden Black, que, além de nova história e novas missões, incluía dois novos modos de dificuldade. Em 2006, foi a vez da franquia chegar nos consoles da Sony, com Ninja Gaiden Sigma sendo lançado para PlayStation 3, mais uma vez bem-recebido pela crítica especializada e alcançando a marca de terceiro jogo mais vendido em sua semana de lançamento no Japão.

Com um novo enredo, mas com poucas alterações na jogabilidade, Ninja Gaiden 2 é lançado em 2008 para Xbox. Seu sucessor, Ninja Gaiden Sigma 2, chega ao PlayStation 3 em 2009, também sem grandes mudanças. Alguns fãs da série encaram como um acerto da Tecmo, desenvolvedora do jogo, a manutenção de tudo que deu certo nos jogos anteriores; já outros ficaram decepcionados com as poucas novidades apresentadas.


















Ninja Gaiden 3, o último da trilogia, chegou em 2012 para os consoles Xbox 360, PlayStation 3 e Wii U. O jogo é o primeiro da série moderna a ser dirigido por alguém que não seja o diretor da franquia, Tomonobu Itagaki, com Fumihiko Yasuda e Yosuke Hayashi assumindo as funções de direção.

O jogo traz uma série de novas mecânicas e ajustes. Entre essas adições, destaca-se o recurso "Steel on Bone", uma técnica que permite aos jogadores desmembrar os inimigos durante sequências em câmera lenta.

Além disso, foi introduzida a habilidade de Escalada Kunai, na qual Ryu pode escalar paredes usando suas kunais, enquanto também as utiliza para atacar adversários de cima. Em determinadas circunstâncias, a furtividade se torna uma estratégia vital, pois agora Ryu pode se aproximar sorrateiramente de um inimigo e eliminá-lo com um único golpe.

















Foi lançada ainda uma versão atualizada e expandida intitulada Ninja Gaiden 3: Razor's Edge para Wii U, em 2012, e para PlayStation 3 e Xbox 360 em 2013. 

A façanha de concluir o game sem sofrer dano

Os jogos da série nos consoles da Nintendo são reconhecidos como alguns dos mais difíceis e desafiadores jogos de plataforma e ação de todos os tempos. Devido à sua alta dificuldade, ao longo dos anos, muitos jogadores se propuseram a completá-lo sem sofrer nenhum dano, um feito considerado praticamente impossível devido a um ataque imbatível do último chefe, no qual sua cabeça se lança em direção ao personagem. 

No entanto, o streamer Slackanater conseguiu essa proeza, concluindo o game original de Super Nintendo sem sofrer qualquer dano. Ele se denomina como o primeiro jogador do mundo a conseguir essa façanha.

Você pode conferir essa história no vídeo abaixo:
Em 2021, foi lançada a remasterização da trilogia, Ninja Gaiden: Master Collection, disponível para Xbox One, PlayStation 4, PC e Nintendo Switch.

E para você, leitor, qual o melhor Ninja Gaiden de todos? Prefere a simplicidade de comandos das versões arcade ou os desafios mais difíceis dos consoles?

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Advogado e graduando em ciência de dados. Atualmente passando raiva na ranked do Call of Duty Warzone. Pode me encontrar na PSN como diegofester e no Instagram @diegodias_10.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.