AMEDAMA é um novo projeto da desenvolvedora ACQUIRE e da publicadora Izanagi Games lançado em acesso antecipado no Steam. Propondo-se como um sandbox de ação 2D, o jogo explora um conceito de transferir a própria alma para os corpos de vários personagens para procurar sua irmã. Em meio a um Japão feudal marcado por várias questões sociais, temos aqui um jogo bem interessante.
Uma garota raptada
Começamos AMEDAMA em uma rápida introdução. Um rapaz vendedor de sombrinhas e sua irmã mais nova vivem pacificamente até um dia ter o seu lar invadido por vários indivíduos armados, que atacam os dois e os irmãos são separados. Pior do que isso, o rapaz é assassinado por esses moços que raptaram a garota.Porém, essa tragédia não é o fim das histórias dos dois. Nosso protagonista, Yushin, logo nota que sua alma ainda está presa ao mundo terreno e que consegue movê-la à vontade e assumir o corpo de outros indivíduos. Agora, ele parte em uma jornada para encontrar sua irmã e salvá-la.
Outro detalhe importante é que ele terá a chance de voltar no tempo caso fracasse. Preso em um loop temporal de “reencarnações”, nosso personagem terá que concluir missões e tomar decisões para poder encontrar uma forma de concluir seu objetivo.
Três barras são especialmente importantes para o jogo: HP (Health Points), Focus e Soul. O medidor de HP indica quantos pontos de vida o jogador ainda tem, e, se eles chegarem a 0, o seu corpo atual morrerá, sendo necessário buscar um novo para tentar avançar novamente.
Outro detalhe importante é que ele terá a chance de voltar no tempo caso fracasse. Preso em um loop temporal de “reencarnações”, nosso personagem terá que concluir missões e tomar decisões para poder encontrar uma forma de concluir seu objetivo.
Katanas e ação
AMEDAMA é um jogo de ação. Em batalha contra um ou mais oponentes, temos à nossa disposição golpes de espada fracos e fortes e a capacidade de desviar e se defender de golpes. Ao assumirmos uma postura defensiva e sermos atingidos pelo golpe de um inimigo, podemos realizar um contra-ataque.Três barras são especialmente importantes para o jogo: HP (Health Points), Focus e Soul. O medidor de HP indica quantos pontos de vida o jogador ainda tem, e, se eles chegarem a 0, o seu corpo atual morrerá, sendo necessário buscar um novo para tentar avançar novamente.
O Focus é uma espécie de barra de energia/stamina que é consumida para o jogador correr, atacar e assumir a postura defensiva. É fundamental nunca deixá-la chegar a 0, já que o seu personagem precisará ficar um tempo parado e totalmente vulnerável para recuperar o fôlego. Por conta disso, o jogador precisa ter em mente o timing para realizar as ações.
Por fim, a Soul é uma energia que define o quanto de tempo um personagem ainda pode ser usado. A cada inimigo eliminado, essa barra é reduzida, forçando o jogador a trocar de corpo com certa frequência em vez de ficar sempre usando o mesmo. Além disso, se torna menos interessante fazer muitas lutas aleatórias contra inimigos mais fracos para conseguir dinheiro, itens e experiência para aumentar de nível.
Por fim, a Soul é uma energia que define o quanto de tempo um personagem ainda pode ser usado. A cada inimigo eliminado, essa barra é reduzida, forçando o jogador a trocar de corpo com certa frequência em vez de ficar sempre usando o mesmo. Além disso, se torna menos interessante fazer muitas lutas aleatórias contra inimigos mais fracos para conseguir dinheiro, itens e experiência para aumentar de nível.
Um detalhe importante também é que cada corpo possui seus próprios atributos. Por conta disso, mudar de personagem sempre envolve ganhos e perdas de ataque, defesa, HP e Focus. Os indivíduos também contam com ataques especiais específicos chamados Soul Specialisms.
O estado do acesso antecipado
Honestamente, o ponto baixo da experiência é a presença de alguns bugs, que estão ainda no processo de serem corrigidos. Quando comecei a jogar, não conseguia nem passar do tutorial, mas atualmente há apenas coisas pontuais como erros de input e momentos raríssimos em que o combate parece ter áreas de efeito equivocadas. Nesse sentido, as correções realmente essenciais para um jogo completo são poucas.Porém, seria interessante também que houvesse algumas adições, em particular, tendo em vista dar mais liberdade para o jogador. O que temos no momento está longe de ser de fato um sandbox como prometido, forçando o jogador a seguir rotas majoritariamente lineares de ação.
O simples fato de termos que escolher o que queremos fazer durante um monólogo interno é uma restrição desnecessária. Se fosse possível alterar a escolha enquanto não concluímos a próxima missão, já teríamos uma navegabilidade muito melhor para explorar as opções da trama.
O simples fato de termos que escolher o que queremos fazer durante um monólogo interno é uma restrição desnecessária. Se fosse possível alterar a escolha enquanto não concluímos a próxima missão, já teríamos uma navegabilidade muito melhor para explorar as opções da trama.
Apesar dessa estrutura menos aberta do que o ideal, o jogo já está em um estado completo de conteúdo, sendo possível ir do início ao fim da história. Quanto mais jogamos, mais opções liberamos e é muito divertido tentar descobrir quais indivíduos aceitam briga, usar o sistema de comida para melhorar nossos personagens e vivenciar as ramificações pré-planejadas da trama.
Uma experiência já sólida de ação
AMEDAMA já está disponível com muito conteúdo e o principal elemento que ainda merece correções são alguns bugs de gameplay. Seria bom ver um pouco mais de liberdade e cenários adicionais, mas já se trata de um título que vale bastante a pena conferir. Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Texto de impressões produzida com cópia digital cedida pela Izanagi Games