Sequência direta de um dos títulos mais elogiados da geração passada, Horizon Forbidden West traz de volta Aloy, a Salvadora de Meridiana, em uma excelente aventura, recomendada a todo fã de jogos de mundo aberto que aprecie sequências de ação cinematográficas, narrativas envolventes e universos carismáticos.
Logo, aproveitando o recente lançamento de sua Complete Edition no PC — e pensando em quem deseja jogar a obra da Guerrilla Games pela segunda vez em diante, tanto no PlayStation quanto nos computadores —, nós do GameBlast reunimos a seguir algumas dicas para o modo Novo Jogo +, disponível após a conclusão da história. Preparado? Afie as suas ferramentas de caçada e boa leitura!
Começando com “o pé direito”
Diferentemente de Horizon Zero Dawn e de outros jogos do PlayStation Studios, que permitem começar o Novo Jogo + a partir do menu inicial, em Forbidden West, ao concluir a história, você precisará retornar à Base e interagir com o transmissor Zenith (objeto em formato de torre) próximo à Beta. Ao segurar o botão ou tecla correspondente, você poderá então confirmar se deseja reviver a jornada de Aloy pelo Oeste Proibido em busca de um novo desafio e equipamentos melhores.
Algo que vale a pena ser reforçado é que o seu jogo original será mantido caso queira retornar para ele e um novo arquivo de salvamento será criado. Assim, não há penalidade alguma ao escolher se aventurar na modalidade. Também não é necessário ter começado ou finalizado o conteúdo da expansão Burning Shores, embora você deva seriamente considerar fazê-lo, já que alguns dos melhores equipamentos do título são obtidos na expansão e podem ser levados para o novo jogo. Falando nisso…
Atenção ao que é (ou não) aproveitado no Novo Jogo +
Armas, trajes, recursos, pinturas faciais e quaisquer habilidades da árvore de talentos desbloqueadas no save original seguem com Aloy para o Novo Jogo +, então o ideal é realmente conseguir os melhores arcos e armaduras do título antes de embarcar na modalidade, especialmente se você estiver planejando se aventurar nas dificuldades mais altas.
Do mesmo modo, colecionáveis e recordes, como os da Arena ou dos Campos de Caça, não são armazenados para a segunda aventura, então considere seriamente envolver-se com essas atividades somente no Novo Jogo +. Há grandes chances de você estar melhor preparado(a) para elas na segunda jornada, então por que se frustrar ou passar raiva na primeira tentativa? Lembrando que essa metodologia também vale para quem deseja ir atrás das conquistas, já que continua sendo possível desbloquear os famigerados troféus no Novo Jogo + (e há inclusive um troféu concedido ao finalizar o jogo nesse modo).
Ah, se eu pudesse voltar atrás…
Uma característica muito positiva de Horizon Zero Dawn que continua presente em Forbidden West é a liberdade concedida ao jogador para encarar a maioria dos confrontos como desejar. Você prefere partir para a pancadaria logo que vê um grupo de máquinas e bandidos? Tudo bem. Prefere derrubar um por um, furtivamente? Sem problemas! Quem sabe até converter uma máquina desatenta e usá-la ao seu favor? A escolha é sua.
Sabendo disso, a dica aqui é experimentar outras abordagens, diferentes das usadas na primeira jogatina, para as missões no Novo Jogo +. Caso ainda não tenha percebido, você verá que o level design da Guerrilla Games foi pensado justamente para conceder a tão importante e bem-vinda liberdade à protagonista.
Assim, dependendo da forma que você usá-la, Forbidden West pode até parecer outro jogo, especialmente se você priorizar armas e habilidades que não usou tanto da primeira vez. Ah, aproveitando, não se esqueça de se envolver com as missões secundárias que deixou para trás, e principalmente escolher um final diferente quando chegar a hora de matar ou poupar Regalla, para conferir as variações na narrativa.
Tornando-se uma verdadeira campeã
Uma das maiores novidades do Novo Jogo + são as armas lendárias exclusivas desse modo. Ao todo, são oito novas ferramentas:
- Lágrimas da Deusa-Raiz - Arco de Caçador
- Chuva de Fagulhas - Arco de Guerreiro
- Ruína de Iriv - Arco de Precisão
- Alcance do Legado - Estilingue Explosivo
- Oposição - Lança-dardo
- Rompante - Lança-virote
- Último capítulo - Manopla Trituradora
- Bênção da Mãe-de-Todos - Armadilheira
Essas são algumas das armas mais fortes do jogo, superando, dependendo do caso, as que podem ser conseguidas nos desafios da arena e na expansão Burning Shores. A boa notícia é que consegui-las não é difícil: a cada missão concluída no Novo Jogo +, você ganhará as novas Fichas de Campeã. Simplesmente acumule a quantidade necessária (cada arma vale dez fichas) e troque pelo item desejado em qualquer vendedor do mapa para ampliar o seu arsenal com essas ferramentas valiosas, dignas da habilidade de Aloy.
As cores do mundo
As Fichas de Campeã também podem ser usadas para adquirir novas pinturas faciais e tintas para trajes exclusivas do modo Novo Jogo +. Ao todo, são cinco pinturas faciais novas, representando a tribo Quen. Cada uma custa cinco fichas e elas podem ser adquiridas com os vendedores dos principais povoados.
Já as tintas para trajes podem ser obtidas com os tintureiros, sendo quatro no total: Ocre Incinerado, Anoitecer da Caçadora, Bruma da Colheita e Sol Polido. Cada uma também custa cinco fichas, então lembre-se de reunir 20 delas (quarenta e cinco, se incluir as pinturas faciais) para completar a sua coleção de opções de personalização e, de quebra, ganhar o troféu correspondente.
Voar, voar, subir, subir
A possibilidade de sobrevoar o mapa com o auxílio de um Heliodo é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais de Horizon Forbidden West em relação ao seu antecessor. A dica e boa notícia aqui é que no Novo Jogo + é possível dominar os céus mais cedo, logo após concluir a missão “O Olho da Terra”, e ter acesso às áreas onde os pterodáctilos mecânicos vivem, então aproveite assim que vir um “dando sopa” pelo mapa.
Do mesmo modo, a máscara de mergulho que é construída ao longo da história também estará disponível desde o início, fazendo com que as incursões subaquáticas de Aloy sejam bem facilitadas, inclusive durante as missões iniciais. Nada mau, não?
Quantas vezes quiser, até cansar
Por fim, algo bem legal é que você pode criar outro Novo Jogo + após ter concluído a história novamente, quantas vezes quiser. Como da primeira vez, todos os seus trajes, armas e habilidades serão aproveitados, então esse é um ótimo recurso para quem deseja continuar aprimorando as habilidades de Aloy ou jogar com as armas lendárias exclusivas do modo desde o início da aventura (inclusive, o recomendado é fazer isso caso esteja jogando na dificuldade mais alta e buscando o troféu correspondente).
Embora o nível máximo da guerreira continue sendo o 60, é possível ganhar níveis subsequentes para completar a árvore de habilidades e conseguir todas as armas de campeã. Só não espere por melhorias nos stats como os pontos de vida — após o 60, todo nível conseguido será um “ghost level”, sem benefícios práticos além da numeração que mostra o seu comprometimento com a saga da Guerrilla Games. Será que você consegue alcançar o 100?
De volta ao Oeste Proibido
Assim como seu antecessor Zero Dawn, Horizon Forbidden West é um jogo incrível, certamente entre os melhores desta geração. O Novo Jogo +, tradição entre as obras com o selo PlayStation Studios, é uma ótima oportunidade de reviver a saga de Aloy quantas vezes quisermos com vantagens e novidades para quem deseja se aventurar pelo Oeste Proibido pela segunda (ou terceira, quarta, quinta…) vez.
Nesta matéria, reunimos as dicas que consideramos mais importantes para o modo, mas sempre há espaço para mais. Então, caso tenha lembrado de algum conselho ou macete, não se esqueça de comentar abaixo, caro leitor. Em tempo, lembre-se de conferir os nossos especiais sobre o universo do jogo, assinados com muito carinho pelo Alexandre Galvão, e também o nosso guia de troféus e conquistas, caso esteja buscando a platina na PSN ou o destaque no perfil do Steam. Até a próxima!
Revisão: Davi Sousa