Friday the 13th: The Game (Multi): mod criado por fãs é cancelado devido a direitos autorais

Desenvolvedores estavam criando uma versão gratuita do jogo baseado nos filmes da franquia Sexta-Feira 13

em 08/04/2024

Para quem espera ansioso pelo retorno do Jason nos videogames, as notícias não poderiam ser mais desanimadoras. Um grupo de fãs estavam criando um mod para o Friday the 13th: The Game, lançado em 2017 pela Illfonic. A versão modificada tinha o subtítulo Resurrected e prometia trazer de volta o jogo survivor. Tudo mudou nesta segunda-feira (08), com uma publicação feita na conta oficial do mod, em que os desenvolvedores afirmaram que teriam que parar com divulgação do projeto após receber uma reclamação de violação de direitos autorais.


No tweet, a equipe relata que Josh Geller, advogado que representa a Horror, Inc., empresa que detém os direitos da franquia de filmes Sexta-Feira 13, enviou uma carta pedindo o cessamento da divulgação do modo e da exploração dos personagens da franquia. Segundo a carta, os desenvolvedores estariam fazendo o uso não autorizado dos direitos de IP da franquia.

No comunicado divulgado pela conta oficial do mod no X, o time afirma que está esperando a resposta de algumas pessoas que foram contatadas, mas que em nenhum momento tiveram a intenção de prejudicar a franquia: "É uma pena que alguém queira lutar contra um projeto feito por um fã e sem lucro. Não era nossa intenção “prejudicar a marca”, como a Horror Inc afirma que fizemos", afirma. Eles agradecem o apoio da comunidade gamer e pedem que compartilhem a publicação para mostrarem a todos a tentativa de resgate do jogo.

A IllFonic anunciou em julho do ano passado que, a partir de 31 de dezembro de 2023, não seria mais possível comprar Friday the 13th: The Game nas lojas digitais, e que os servidores oficiais do jogo vão continuar funcionando até 31 de dezembro de 2024. Após essa data, ele serão desligados defitivamente.

Fonte: Ressurected via X



Sou um estudante de jornalismo completamente apaixonado por cultura pop, principalmente games, música, cinema e TV. Provalmente sou o maior fã de Resident Evil que o GameBlast já teve.