Entretanto, de acordo com Yoko Taro, criador de NieR: Automata (Multi), essas empresas estão começando a ter dificuldades para acompanhar a evolução tecnológica aplicada aos games ocidentais. Para ele, títulos como Stellar Blade (PS5) mostram o quanto os japoneses estão defasados.
Em uma entrevista para o IGN Japan, Taro recomendou o título da sul-coreana SHIFT-UP e falou um pouco sobre como as desenvolvedoras japonesas estão longe das tecnologias atuais:
"As companhias japonesas estão tendo dificuldades para implementar os sistemas ocidentais em seus games. Sempre foi muito comum para elas trabalhar com tecnologias próprias, e é difícil se descolar dessa realidade."
Segundo ele, houve um atraso na incorporação de ferramentas como a Unreal Engine 5 e a Decima Engine, por exemplo, e muitos desenvolvedores do país, às vezes, nem conhecem essas ferramentas pois não aprenderam sobre elas.
"Jogos chineses e coreanos estão muito à frente de nós quando o assunto é aplicar essas tecnologias, ainda que seja utilizada uma estética japonesa", diz.
Taro ainda usa o próprio NieR: Automata como exemplo, comparando-o a Stellar Blade:
"A câmera de NieR: Automata tinha um ângulo distante e não apresentava o mesmo padrão dos grandes títulos ocidentais. Isso mostra o quanto Stellar Blade quebra essa barreira. A qualidade das personagens e dos ambientes está de acordo com o que o mercado ocidental oferece. Inclusive, estou ansioso para saber o que os gamers do Ocidente pensarão a respeito dele."
Fonte: Tech4Gamers/Eurogamer