A Embracer Group será dividida em três companhias. Chamadas de Asmodee Group, Coffe Stain & Friends e Middle-earth Enterprise & Friends, essas publicadoras e desenvolvedoras atualmente parte do conglomerado conseguirão, com a reestruturação, “focar em suas principais estratégias e impulsionar os seus próprios potenciais”, de acordo com a presidente do conselho administrativo da Embracer, Kicki Wallje-Lund.
Dona do direito autoral de consagradas franquias, incluindo Tomb Raider, O Senhor dos Anéis e Metro, a Middle-earth Enterprise será a principal vertente da atual Embracer Group no setor de videogames com foco na publicação e desenvolvimento de jogos AAA para consoles e PC por meio do seu vasto portfólio de estúdios, sendo Eidos-Montreal, Flying Wild Hog e Warhorse algumas desenvolvedoras da organização, que também ficará encarregada da editora Dark Horse e outros negócios.
Com jogos premium e free-to-play, a Coffe Stain publicará e desenvolverá games AA ou como serviço para consoles, PC e dispositivos móveis. Em relação aos jogos pagos, a companhia terá à disposição os estúdios Ghost Ship, Tarsier e Tuxedo Labs e as editoras THQ Nordic e Amplifier Game Invest para a produção e publicação dos seus títulos, nos quais poderá utilizar uma das mais de 200 propriedades intelectuais que possui, como as de Wreckfest, Valheim e Goat Simulator.
Já sobre os títulos gratuitos para jogar, a empresa continuará contando com o apoio da Cryptic Studios para oferecer suporte aos MMORPGs Star Trek: Online e Dungeons & Dragons Neverwinter, bem como com o auxílio de suas outras desenvolvedoras, incluindo CrazyLabs, Deca e Easybrain, para os seus games mobile e jogos baseados em sudoku, quebra-cabeça e outros passatempos tradicionais.
Voltada à publicação e desenvolvimento de board games, a Asmodee Group ficará responsável por gerir os seus 23 estúdios para que continuem produzindo, e obtendo sucesso como o conquistado recentemente com o card game Star Wars: Unlimited, diferentes títulos licenciados de sagas ou companhias de entretenimento, incluindo Netflix, Marvel e Game of Thrones, e jogos com uma nova propriedade intelectual ou com uma das mais de 300 que a empresa possui, como CATAN, Azul e Dobble.
Mesmo com muitos aspectos da reestruturação ainda não tendo sido definidos, incluindo o local em que ficará a sede das companhias, a Embracer Group pretende concluir essas mudanças até o final de 2025, alterando, inclusive, a forma como a empresa atua na Nasdaq, uma das principais bolsas de valores dos Estados Unidos, ao trocar o seu nome para Middle-earth Enterprise & Friends e listar a Asmodee Group e a Coffe Stain & Friends nesse mercado de ações.
Fonte: Gematsu