Balanço Blast: confira as principais notas das nossas análises de fevereiro de 2024

Entre as principais análises de fevereiro estão Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol. 3, Tekken 8, Like a Dragon: Infinite Wealth e Promenade.

em 01/03/2024


Aqui, no Balanço Blast, trazemos a você, leitor, uma curadoria com as nossas principais análises do mês que se passou e, de quebra, te convidamos a ler e conhecer mais sobre os games que analisamos, sejam eles grandes AAA que decepcionaram (ou não), jogos independentes de exímia qualidade que poderiam passar batido ou ainda nosso aviso para fugir de alguns títulos de qualidade extremamente questionável — além de compilar uma tabela completa com todas as notas que publicamos ao longo do período. 
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Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol. 3

Autoria: Alexandre Galvão
Data de Publicação: 1 de fevereiro
Plataforma: PC
Nota: 9.0

Prós

  • Emulação de ótima qualidade, com respostas rápidas dos controles;
  • Opções visuais variadas que favorecem a personalização, com destaque ao Tate Mode para quem possui um monitor com base giratória;
  • Comodidades como salvamentos rápidos, retrocesso e aceleração da emulação para atender diferentes perfis de jogadores;
  • A opção de comprar cada título separadamente oferece flexibilidade aos jogadores, permitindo que escolham e adquiram apenas os jogos de seu interesse.

Contras

  • Disponível exclusivamente no Steam, limitando sua acessibilidade a quem prefere outras plataformas, como o Switch;
  • Ausência de conteúdos adicionais, como vídeos, galerias com artes e documentos, comuns em coletâneas;
  • Os jogos são datados e direcionados a um público específico que busca reviver a nostalgia dos fliperamas, podendo limitar seu apelo a uma audiência mais ampla.


A Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol. 3 não apenas ressuscita os clássicos, mas também oferece uma experiência moderna e adaptável, unindo o melhor dos dois mundos para os entusiastas de jogos retrô. Seja para reviver a intensidade dos shoot ‘em ups, seja para explorar essas joias do passado pela primeira vez, esta coletânea destila o espírito da Toaplan de maneira envolvente e cativante, e acredito que vai agradar você da mesma forma com que fez a mim. Leia a análise completa.

Tekken 8

Autoria: Carlos França Jr.
Data de Publicação: 8 de fevereiro
Plataformas: PC, PlayStation 5, Xbox Series
Plataforma utilizada na análise: PlayStation 5
Nota: 10.0

Prós

  • A história é apresentada de maneira impecável, resolvendo conflitos pendentes e trazendo referências ao legado da série;
  • Cenas em CG e transições para as lutas muito bem trabalhadas;
  • Excelente trilha sonora;
  • Opções de customização para os personagens, o avatar, as músicas que tocam na maioria dos modos de jogo e para as opções do menu;
  • O Heat System e o Estilo Único tornam o jogo inclusivo, mas sem criar vantagens injustas;
  • O modo Missão Arcade se torna uma maneira interessante de introduzir a jogabilidade;
  • Retorno do Tekken Ball;
  • Partidas online rápidas e com ótimo desempenho.

Contras

  • Os diferentes tipos de luta e alguns trajes de Jin Kazama ficam restritos ao modo História;
  • O modo de customização tem menos itens que o jogo anterior no lançamento;
  • Não é possível compartilhar os layouts customizados criados para os lutadores.


Tekken sempre teve uma constância forte em meio aos demais jogos de luta, seja pela história coesa, seja pela jogabilidade característica. O que Tekken 8 fez foi maximizar a experiência proporcionada aos jogadores a um nível de excelência que rouba os holofotes de Street Fighter 6 e Mortal Kombat 1 com uma execução perfeita e entrega primorosa. Leia a análise completa.

Like a Dragon: Infinite Wealth

Autoria: João Pedro Boaventura
Data de Publicação: 9 de fevereiro
Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
Plataforma utilizada na análise: PlayStation 5
Nota: 9.0

Prós

  • Mecânicas de RPG de turno aprimoradas em relação às do jogo anterior, mas ainda agradáveis tanto aos veteranos quanto aos novatos no gênero;
  • Ichiban continua um protagonista incrível;
  • O drama paralelo de Kiryu é tratado com uma delicadeza interessante;
  • Narrativa instigante e que faz jus ao histórico da franquia;
  • O novo contexto tropical trouxe um respiro bacana para a série;
  • O Havaí é enorme e denso (de um jeito positivo);
  • O Ryu Ga Gotoku segue se superando nas atividades secundárias.

Contras

  • As novas ocupações não são interessantes, tanto a nível temático quanto a nível mecânico;
  • Fazer as missões paralelas e brincar de se perder no Havaí cria uma situação de desequilíbrio no desafio oferecido pela campanha principal.


Ichiban Kasuga é um protagonista que cativa devido ao seu enorme coração. Apesar da cara de mau, ele é um diamante precioso e único, aquele cara do qual você não só quer ser amigo, mas também até gostaria de proteger caso alguém lhe fizesse mal, mesmo que ele consiga se virar sozinho. Like a Dragon: Infinite Wealth é a extensão de seu próprio protagonista. É um jogo único que consegue nadar contra todas as adversidades de uma indústria viciada e ainda assim entregar uma experiência brilhante. É uma daquelas ocasiões em que é necessário soltar aquele chavão batido e dizer que se trata de um produto que nos faz lembrar do motivo de gostarmos de videogame. Leia a análise completa.

Jujutsu Kaisen: Cursed Clash

Autoria: Luan Gabriel de Paula
Data de Publicação: 12 de fevereiro
Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Switch
Plataforma utilizada na análise: PC
Nota: 4.0

Prós

  • Elenco de dublagem retorna em seus papéis entregando a mesma paixão que seu trabalho no anime;
  • Menus e legendas em português;
  • As expansões de domínio e os ataques em conjunto são o ponto alto do combate.

Contras

  • Modo história curto, sem inspiração e com nenhum apreço pela narrativa construída no material original;
  • Combate extremamente simplificado e travado, com pouco espaço para ser criativo nas lutas ou trazer algum dinamismo;
  • Sem multijogador local;
  • Servidores com péssimo desempenho, constantemente caindo ou entregando uma performance que compromete seriamente as partidas;
  • Péssimas escolhas de design para menus internos, como a seleção de cenários e personagens do modo de luta livre.


Com batalhas travadas, designs de menus internos assustadores e um sistema online sofrível, Jujutsu Kaisen: Cursed Clash é provavelmente uma das piores experiências que tive este ano, e em jogos de luta em toda minha vida. De fato, uma pena, já que sou grande fã do material original e adoraria vê-lo receber a qualidade e o sucesso que outros lançamentos da Bandai Namco tiveram nos últimos tempos. Infelizmente, não foi desta vez. Leia a análise completa.

Promenade

Autoria: Victor Vitório
Data de Publicação: 21 de fevereiro
Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Switch
Plataforma utilizada na análise: PlayStation 5
Nota: 9.5

Prós

  • A estrutura de mundo central com acesso gradual a mais estágios ao adquirir colecionáveis é instigante e acessível;
  • As mecânicas diversificadas para obter as peças colecionáveis orbitam por um misto de exploração, puzzles e habilidade manual;
  • O visual pintado é lúdico e, em sua maior parte, encantador, combinando bem com o tema de infância;
  • Os movimentos ágeis e precisos recompensam o aprendizado em uma boa curva de dificuldade de desafios;
  • Design de dificuldade orgânica que atende do básico ao avançado, do tipo tranquilo de avançar na aventura, mas difícil de completar todos os detalhes.

Contras

  • Os cenários pintados às vezes parecem estáticos e planos demais;
  • A narrativa por trás de tudo não é comunicada de forma clara e algumas partes dela estão escondidas entre os maiores segredos do jogo;
  • Sem português brasileiro.


Promenade foi um passeio prazeroso do início ao fim, mantendo-me fisgado até finalmente conseguir encontrar todas as muitas peças de engrenagens. As ressalvas são mínimas, ofuscadas diante da execução excelente que dá tanto conteúdo para a diversão e engajamento de diferentes idades e habilidades. Leia a análise completa.

Listão de Análises GameBlast — Fevereiro/2024

Data do
Review
Autor Jogo Nota
01/fev Gustavo Souza HELLCARD 7.5
01/fev Alexandre Galvão Toaplan Arcade Shoot ‘Em Up Collection Vol. 3 9.0
02/fev Alan Murilo Oblivion Override 8.0
03/fev João Pedro Boaventura Granblue Fantasy: Relink 8.0
05/fev Alexandre Galvão Phantom Abyss 7.0
06/fev Alexandre Galvão Boxes: Lost Fragments 8.0
06/fev Ivanir Ignacchitti Omurice Next Time 7.0
06/fev Carlos França Jr. The Adventures of Panzer: Legacy Collection 7.5
07/fev Victor Vitório Jubilee 8.0
08/fev Carlos França Jr. Tekken 8 10.0
09/fev João Pedro Boaventura Like a Dragon: Infinite Wealth 9.0
12/fev Farley Santos Ultros 7.5
13/fev Luan Gabriel de Paula Jujutsu Kaisen: Cursed Clash 4.0
13/fev Gustavo Souza FROGUE 7.5
13/fev Matheus Senna de Oliveira Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça 7.5
14/fev Alecsander Oliveira Tomb Raider I-III Remastered 7.0
15/fev Lucas Oliveira Spirit Hunter: Death Mark II 7.5
16/fev Alexandre Galvão Banishers: Ghosts of New Eden 8.5
16/fev Ivanir Ignacchitti Eastward: Octopia 8.0
16/fev Carlos França Jr. Mustache in Hell 7.0
19/fev Farley Santos Balatro 9.0
19/fev Gustavo Souza Bandle Tale: A League of Legends Story 8.5
20/fev Luan Gabriel de Paula Pacific Drive 8.0
20/fev Ivanir Ignacchitti KONOSUBA - God's Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire! 8.5
21/fev Victor Vitório Promenade 9.5
22/fev Carlos França Jr. Under Night In-Birth II [Sys:Celes] 8.5
22/fev Luan Gabriel de Paula Helldivers 2 8.0
23/fev Alexandre Galvão Lord of Exile 8.0
24/fev Lucas Oliveira Dungeon Travelers: To Heart 2 in Another World 8.0
26/fev Alexandre Galvão Geometry Survivor 6.5
26/fev Juliana Paiva Zapparoli Shanghai Summer 8.5
27/fev João Pedro Boaventura Piczle Cross: Story of Seasons 6.0
28/fev Ivanir Ignacchitti Ufouria the Saga 2 8.5
29/fev Gustavo Souza Dicefolk 8.5
29/fev Alecsander Oliveira Slave Zero X 6.5
Total de Análises 35
Média Geral 7.8
Nota mais alta 10.0 (Tekken 8)
Nota mais baixa 4.0 (Jujutsu Kaisen: Cursed Clash)
Ressaltamos que as análises e as notas aqui atribuídas variam de acordo como critério e justificativas aplicadas pelos próprios analistas, sendo elas de total responsabilidade de seus autores.


É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.