Com data de lançamento prevista para o dia 22 de março, A Ascensão do Ronin promete ser um dos maiores lançamentos de 2024. Além de todas as informações e materiais divulgados até então, essa possibilidade é ainda mais reforçada com as primeiras impressões obtidas na abertura do jogo. Vista seu quimono e afie a sua katana, pois vamos conferir um aperitivo deste título que demonstra ser grandioso, competente e belo.
Muita ação...
A Ascensão do Ronin, chamado de Rise of the Rōnin no original em inglês, é um game do tipo RPG de ação, com diversas pitadas do gênero soulslike. Isso fica claro logo nos primeiros combates: é preciso entender a cadência de cada inimigo para enfrentá-lo, equilibrando ataques, esquivas, defesas e contrafulgores. Esse último, mais conhecido como parry, permite interromper investidas e criar aberturas.Um Japão em ebulição nos espera |
O jogador tem um leque de recursos para utilizar durante os combates além dos movimentos que já comentei anteriormente, incluindo ataques furtivos, um versátil gancho com corda, projéteis como shurikens e armas de fogo, entre outros. Isso torna o game mais acessível, personalizável e menos punitivo, sem abrir mão de uma experiência emocionante.
Confesso que tive (e ainda tenho) alguma dificuldade em acertar o tempo certo dos contrafulgores, mas pouco a pouco estou pegando esse timing. Vale lembrar que a produtora do game é a Team Ninja, responsável por jogos com combates de primeira, como Nioh e Ninja Gaiden. Ou seja, é preciso ter reflexos rápidos para usufruir de toda a experiência radical de A Ascensão do Ronin.
... sem esquecer do RPG
Antes de falar mais sobre a jogabilidade e mecânicas, quero voltar um pouquinho na ordem das coisas. Fiz isso porque eu queria falar logo sobre a jogabilidade, que me impressionou bastante, mas preciso comentar que o jogador tem uma tarefa antes de começar a construir a sua história: criar o seu personagem, com direito a cabelos, detalhes do rosto, porte físico e muitos outros atributos.As customizações são bastante interessantes |
Após definir a parte estética, é preciso determinar o estilo do personagem e as suas armas principal e secundária. Quanto ao primeiro elemento, temos opções que valorizam fundamentos como agressividade, recursos e negociação; em outras palavras, é possível focar em combates francos, versatilidade em utilizar equipamentos ou remédios, e lábia para resolver certas situações. Quanto às armas, temos odachi (espécie de espada gigante), espadas duplas, lança, katana e arma de haste, cada uma com seus golpes, vantagens e desvantagens.
O jogo promete bastante emoção... |
Logo após uma sequência emocionante, ainda que um pouco corrida — e que por isso perde parte da sua relevância —, o jogador finalmente pode acessar o mundo aberto do jogo. Isso inclui as missões principais, secundárias e todos os demais passatempos, como afagar gatinhos, rezar em templos e visitar localidades interessantes. Com uma espécie de planador, o gancho com corda e um fiel cavalo, a exploração é divertida e envolvente.
... assim como cenários muito bonitos |
Para a nova geração
Um ponto importante de A Ascensão do Ronin é a sua exclusividade para o PlayStation 5. Ou seja, o bom e velho PS4 ficou de fora, algo que aponta para uma produção de melhor qualidade, inviável para a geração anterior de videogames. Nesse quesito, esse trecho inicial do game é muito feliz em mostrar grandes paisagens, incluindo campos repletos de vida e cidades movimentadas, com os devidos detalhes e animações.Temos gráficos muito bonitos e uma execução agradável, adequada para combates rápidos e com diversos efeitos diferentes. O mesmo vale para os personagens, com seus rostos, movimentos e animações, e para os demais efeitos visuais, que proporcionam os já elogiados combates. Gostei do que vi desses aspectos, sobretudo nas cutscenes bem produzidas.
Os tempos de carregamento parecem adequados para o PS5, assim como o trabalho de áudio nas dublagens (somente em inglês e japonês, com textos em português brasileiro) e nos efeitos sonoros. As músicas são muito boas e embalam bem a jogatina; minha única ressalva é que as lutas poderiam ter melodias um pouco mais radicais, condizentes com o dinamismo dos combates.
Que venha o lançamento! |
Revisão: Ives Boitano
Texto de impressões redigido com cópia digital fornecida pela Sony
Texto de impressões redigido com cópia digital fornecida pela Sony