Helldivers 2 te coloca na pele de um soldado dedicado a espalhar a liberdade pela galáxia em nome da Superterra, mas nem sempre essa é uma tarefa simples. Com o fogo amigo ativado por padrão, com falta de experiência e treino, é possível aniquilar o seu esquadrão inteiro e trazer desonra para o seu comando.
Separamos algumas dicas essenciais que vão desde os melhores armamentos, até as melhores estratégias para se ter em campo e aniquilar tanto robôs quanto insetos, mantendo seus companheiros seguros e a democracia, garantida.
Armamentos e estratégias
O primeiro passo do recruta é conhecer seus equipamentos. Você pode levar para as missões uma arma principal, uma secundária e um tipo de granada, além de até quatro estratégias que variam entre ataque, suporte e armas especiais. A sua armadura também tem atributos especiais que impactam na sua performance em campo.
Sobre as armas básicas, uma que você com certeza quer ter no seu arsenal é a SG-225 Destruidor, uma espingarda automática com alta cadência e distância de tiro. Essa belezinha destrói hordas com facilidade pelo seu alto nível de dano. Mas cuidado, o carregador pequeno torna a recarga algo essencial o tempo todo. Ela é obtida na quarta página do passe de batalha gratuito.
Todas as secundárias têm seu valor aqui, mas as granadas merecem uma atenção especial. A padrão tem um bom dano e raio, ótima para destruir bases de autômatos ou ninhos de insetos. A granada de impacto da página cinco do passe é ótima para dispersar multidões. Por fim, a de fumaça é a sua principal aliada quando o assunto é cobertura para quebrar a linha de visão dos inimigos, ela está na página oito.
Existem também os reforçadores, bônus que você adiciona antes das missões que valem para todos do seu esquadrão. Todos eles também estão no passe e damos destaque para o Aprimoramento de Vitalidade (página 4) e Reforçador de Reconhecimento de Vant (página 6).
Apesar de ter os atributos ainda um pouco bugados, as armaduras são divididas entre leves, médias e pesadas. A recomendação atual é ir com um set leve, principalmente pelo fato de que as pesadas não estão funcionando como deveriam. Com um equipamento mais leve, você opta por furtividade e alcance de reconhecimento de radar, o que ajuda muito em missões solo ou de alta dificuldade.
Estratégias
A falta de estratégias de qualidade pode resultar no desastre total da sua missão. Cada empreitada vai requisitar um tipo específico que vai ser a diferença entre vida ou morte. Para as missões de horda, que você tem que defender um ponto por X minutos, o recomendado são as Sentinelas, principalmente o Morteiro, Foguete e Canhão Automático.
Para destruir acampamentos ou ninhos, o ideal é ter em mãos o Ataque Aéreo Via Águia ou um laser orbital, que destrói tudo pelo caminho e acaba com as bases inimigas também. Para arrasar com pequenos grupos de inimigos, a recomendação é a Bomba de Fragmentação Via Águia, que tem até quatro recargas, sendo muito útil contra hordas também.
Sobre os apoios e armas especiais, não tem como fugir da Railgun, atualmente o equipamento mais poderoso do jogo. Ela é liberada para compra no nível 20, e assim como a Mochila Geradora de Escudo, que te protege de ataques inimigos, é um loadout essencial para qualquer missão de nível alto.
Conheça seu inimigo
As duas facções de inimigos têm estilos bem distintos. A começar pelos robôs, a jogabilidade tem foco maior na cobertura, principalmente pelos tiros e mísseis que eles disparam. Um de seus operadores que você deve ficar de olho é o que tem uma espada só na mão. Esse soldado é capaz de chamar reforços, então sempre que você vir um dele, esconda-se ou o mate rapidamente.
As bases de autômatos são o equivalente aos ninhos dos insetos, destruí-los cessa a atividade inimiga no local. No caso dos robôs é só atirar uma granada dentro das saídas de ar vermelhas de cada acampamento, ou mandar um míssil orbital/laser para varrer o local. Os inimigos especiais que você tem que se preocupar é o Hulk, gigante de metal que dispara foguetes e fogo. Sua fraqueza está no meio do peito ou nas costas. O tanque também é um perigo considerável, melhor usar um Antitanque Descartável ou alguma estratégia orbital. Sua fraqueza fica na parte de trás também.
Já com os insetos, é tudo sobre espaço, você quer manter esses nojentos o mais longe de você possível. Eles são rápidos e podem te cercar com facilidade. Os Titãs e os Encouraçados são sua maior preocupação. O primeiro pode ser morto com um tiro de Railgun direto na boca, ou alguma estratégia orbital. Recomendo o Ataque de Canhão Elétrico Orbital. Já quanto aos Encouraçados, a sacada está em atirar nas suas patas com a Railgun até eles caírem. Caso ainda não a tenha, pode-se usar o Rifle Sem Recuo ou Antimaterial.
Créditos, amostras e medalhas
São até nove níveis de dificuldades em Helldivers 2, você precisa completar uma campanha (três missões conjuntas) para desbloquear cada um deles. Obviamente, com o aumento da dificuldade, aumentam as recompensas. Com as medalhas no nível nove chegando até 14 por missão.
Para jogadores solo, recomendo o nível cinco para farmar créditos, amostras e medalhas. Com uma build furtiva e com as estratégias certas, é possível concluir seu objetivo, coletar o que precisa e extrair com um certo nível de desafio apenas. Uma campanha completa nesse estilo rende até 18 medalhas, quase dez mil créditos e dezenas de amostras de nível verde e laranja. As amostras roxas só começam a aparecer do nível sete pra cima.
O farm mais famoso do momento são as fases de defesa de erradicação. Nelas você deve matar um número específico de inimigos e extrair. O que os jogadores fazem é entrar com quatro estratégias de sentinelas, posicionar todas e deixar o show acontecer. Fazer isso em níveis altos (7, 8, 9) rende milhares de créditos e medalhas.
Deixe a Superterra orgulhosa
Com essas dicas você tem tudo para destruir os autômatos e esmagar os insetos pelo bem da Superterra e do nosso estilo de vida. Mas um soldado sozinho não muda a guerra, deixe também as suas dicas para os recrutas que estão chegando agora cheios de sede por sangue verde e óleo.
Revisão: Vitor Tibério