Final Fantasy VII Rebirth (PS5) — Dicas para iniciantes

Separamos algumas dicas simples para aproveitar as mecânicas básicas da segunda parte da trilogia FFVII Remake.

em 14/03/2024
Com Final Fantasy VII Rebirth finalmente em mãos, temos a promessa de muitas e muitas horas de jogatina. Com isso em mente, preparamos este texto com algumas dicas simples para quem ainda está embarcando no jogo.

Não tenha pressa

Honestamente, como tive que jogar com certa pressa, gostaria de dizer com todas as letras que o jeito mais interessante de desfrutar FFVII Rebirth é apreciá-lo bem lentamente. Um de seus pontos mais divertidos é a exploração, as várias quests opcionais e a capacidade de realmente mergulhar nesse universo e conhecer nuances e detalhes que não estavam no original.

Fazer essas tarefas secundárias e explorar todo o mapa em busca dos pontos de interesse é uma forma de aprender muito mais sobre o mundo, melhorar sua equipe e desbloquear itens e Matérias úteis para avançar. Vale destacar que você também pode avançar e deixar para fazer as tarefas a qualquer momento, então dá para controlar o ritmo com tranquilidade.

Faça as sidequests e informes globais

Complementando o tópico anterior, temos muitas missões para fazer nas várias regiões do jogo, e vale a pena concluí-las dentro do possível. Suas recompensas são muito boas e elas ajudam a melhorar seus vínculos com os aliados.

Da mesma forma, os informes globais adicionam várias missões opcionais ao longo dos mapas. Ao encontrar as torres, revelamos pontos de interesse, mas também é possível viajar a esmo pelo mapa se o jogador preferir, uma forma útil de encontrar pontos de Chocobo (para recuperar energia) e áreas de viagem rápida espalhadas.

Um detalhe interessante dos informes globais é que, ao conversar com Chadley, podemos abrir um menu com batalhas em um simulador. Elas podem ser usadas como tutorial para entender as mecânicas específicas de cada personagem.

Também temos a chance de enfrentar chefes para liberar Matérias de Invocação. Curiosamente, o nível de força deles é sincronizado com o da equipe, o que demanda um esforço mais significativo de entendimento do combate.    

Minha recomendação para essas batalhas é deixar para realizá-las depois de já ter encontrado pelo menos um santuário, o que permite enfrentar uma versão mais fraca desses chefões. Porém, caso queira o desafio completo, ajuste bem o seu equipamento e o fólio para abusar das fraquezas desses inimigos e se proteger, já que não será possível usar itens para manter os personagens vivos.

Explore os fólios dos personagens

Como um RPG, um dos elementos fundamentais de Final Fantasy VII Rebirth é a capacidade de melhorar seus personagens ao longo do tempo. Para além do ganho bruto de poder com a experiência de derrotar inimigos, temos os fólios de habilidades.

Cada personagem possui uma lista de poderes desbloqueáveis, cujo custo é baseado em pontos de habilidade. As técnicas incluem Melhorias de Atributo (passivas); Habilidades (golpes especiais que não consomem pontos de magia); e Ações/Habilidades de Sinergia, com opções que nos permitem contar com o apoio de um aliado da equipe.

Conforme jogamos e o nível de equipe e das armas de cada um aumenta, liberamos técnicas mais poderosas. Felizmente, o processo não envolve um gasto permanente de pontos; portanto, basta ir a uma livraria ou a uma máquina automática, e podemos realocar tudo sem perdas.

Aproveite as Matérias duplas para ter mais recursos

As pesquisas de Chadley levam à produção de Matérias especiais. Conforme fazemos os informes globais, ganhamos pontos que podem ser usados para comprá-las. A lista é muito boa e cheia de opções úteis.

Porém, em particular, dentre as várias opções, gostaria de destacar as Matérias duplas. Elas permitem aprender dois tipos de magia ao mesmo tempo, o que significa economizar um espaço para outra opção, melhorando as oportunidades de customização.

Abuse de fraquezas, das habilidades individuais e da sinergia

Três elementos importantes do combate que devem ser aproveitados são as fraquezas, as habilidades únicas de cada personagem e as técnicas de sinergia. Saber usar esses sistemas faz uma enorme diferença no combate, ajudando o jogador a deixar os inimigos atordoados e impossibilitados de atacar.
Primeiramente, para aprender as fraquezas dos inimigos, vale a pena ter alguém da equipe com a Matéria de Análise. Use-a para descobrir que tipo de magia e técnica elemental vale mais a pena usar contra determinados inimigos.

As habilidades individuais também são formas úteis de alcançar resultados, com golpes mais poderosos que os ataques básicos, alguns dos quais são táticas que envolvem retaliar contra a investida do adversário. Cabe ao jogador entender como encadear esses ataques e desviar dos inimigos no timing adequado.

Da mesma forma, as ações de sinergia podem envolver tanto ataques combinados quanto defesas que, se executadas no momento certo, aumentam consideravelmente a barra de atordoamento. As habilidades de sinergia, por sua vez, são uma recompensa pelo uso da barra de ATB e, além de dano considerável contra o inimigo, causam efeitos adicionais, como melhorias de ataque, redução de consumo de PM (pontos de magia), entre outros.

Um jogo para explorar

Final Fantasy VII Rebirth é um jogo vasto com muito a se fazer. Além de tudo que mencionei aqui, temos muitos minigames, cada um com peculiaridades que vale a pena conhecer a fundo. Por hoje, termino aqui com estas dicas simples, mas que espero ser um bom passo inicial para quem está começando a mergulhar neste universo.

    Revisão: Davi Sousa

Siga o Blast nas Redes Sociais
Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).