Dicas e Truques

Like a Dragon: Infinite Wealth (Multi) — Guia de Histórias Secundárias (Parte 1)

Complete todas as sidequests de Honolulu com a ajuda do nosso guia!



Uma das principais características da série Like a Dragon é a quantidade de histórias secundárias diferentes que trazem variedade ao mundo aberto. Com Like a Dragon: Infinite Wealth (Multi) não é diferente, ostentando respeitáveis 52 histórias paralelas que, se completadas, garantirão alguns dos troféus do jogo. Nota-se que nenhuma delas é perdível e todas podem ser completadas após o encerramento da campanha principal, embora algumas só surjam após o cumprimento de certos requisitos. Caso esteja em dúvida a respeito de algum nome ou local indicado, siga sempre as marcações do mapa.
Yakuza: Like a Dragon — Guia de Histórias Secundárias
Parte 1 (1-26) | Parte 2 (27-51)

01 – Rádio Ativa

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 1
Recompensa: instala o aplicativo de playlist no menu do smartphone

A história secundária terá início automático assim que Ichiban compra a garrafa de saquê para dar de presente para o chefe dos sem-teto. Aproximando-se do acampamento, você verá uma moça chamada Risa Unai sendo assediada por alguns delinquentes. Derrote-os para desbloquear o aplicativo de rádio. Com ele, agora é possível escutar alguns podcasts e músicas de outros games da SEGA ao colecionar os CDs que poderão ser obtidos ao longo do jogo a partir daqui.



02 – Sujimon, Geração II

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 2
Recompensa: instala a Sujidex no menu do smartphone

No caminho para o aeroporto, a trupe de Ichiban será atacada por um esquisitão. Depois de derrotá-lo, o Professor Sujimon, figurinha carimbada do game anterior, irá aparecer e convocar o protagonista para uma nova busca, fazendo com que o nosso herói instale novamente em seu celular o aplicativo de registro dos Sujimon (que nada mais é, por enquanto, do que um glossário dos inimigos derrotados).



03 – Dinheiro da Hora

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 3
Recompensa: desbloqueia o minigame Entrega Doida, Jeff disponível no disque-ajuda (quando a mecânica for liberada)

Durante a campanha principal, no esforço de reaver seu passaporte, Ichiban segue uma pista e acaba chegando no carrinho de tacos de um homem chamado Jeff, que pede uma boa quantia em dinheiro pela informação. Sem grana no bolso, nosso herói descobre que há um novo serviço de entregas que precisa de novos funcionários.

Dito isso, vá até o local indicado na praia Aloha e você será abordado por um ciclista. Seu nome é Charlie e irá recrutar Ichiban para participar do novo minigame inspirado em Crazy Taxi, o Entrega Doida. Para completá-lo, basta recolher as comidas espalhadas pela rua e entregá-las para os clientes que estão esperando. Nesse primeiro serviço, é necessário reunir a quantia de quatro mil dólares para completar a história secundária e receber a grana necessária para pagar Jeff.


04 – Desmascarada

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 3
Recompensa: libera a utilização do Disque-Ajuda com Chitose Buster Holmes como invocação inicial

Após visitar o carrinho de taco do Jeff, um homem chama a atenção do time de Ichiban ao alegar que tem informações sobre Chitose, a garota responsável por dar um sumiço no passaporte do herói. Nisso, o protagonista liga para o folheto que recebeu do homem e solicita os serviços da garota, que não é exatamente a mesma moça que procuravam.

Apesar disso, ela ainda assim é de grande valia contra os inimigos que surgirem. Derrote-os e você desbloqueará o Disque-Ajuda, o sistema de summon de Like a Dragon: Infinite Wealth.



05 – Bem-vindo ao Havaí, FDP!

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 3
Recompensa: libera a utilização do Aloha Links

Na noite em que Ichiban é salvo por Kiryu, logo depois de deixar o bar Revolve pela manhã, a dupla conhece uma moça que trabalha no local. Ela então cumprimenta o protagonista — responda: “Aloha!” para receber um aumento no atributo de Carisma — e começa a explicar sobre o Aloha Links, uma rede social local.

Agora, Ichiban pode fazer amizade com qualquer pessoa com um medidor de carinha sorridente sobre a cabeça. Para a maioria dos casos, basta apertar o botão de ação e cumprimentá-las, embora algumas precisem de ajuda para se livrar de alguns valentões ou simplesmente dê um presente para que o elo seja estabelecido. Assim, siga o tutorial até o fim para dar a história secundária como encerrada. 



06 – Surfe na Pista!

Desbloqueio: capítulo 3
Recompensa: disponibiliza a utilização livre do patinete elétrico

Trata-se de mais uma história secundária com o objetivo de introduzir uma das mecânicas do jogo. Aproxime-se do lugar indicado no mapa entre a Avenida Seaside e a Rua Aloha para dar início à história secundária e desbloquear o patinete elétrico, mas não antes de derrotar alguns inimigos durante o processo.
 



07 – E-Romance

Desbloqueio: capítulo 3
Recompensa: desbloqueia o minigame E-Romance

Ao se aproximar da estátua de golfinho que se situa na praça entre a Avenida Seaside e a Rua Waikiki, uma garota irá confundir Ichiban com alguém chamado Yamaoka. Diante da negativa, ela se encontra com quem realmente procurava e o personagem principal é abordado por uma senhora. Machiko explica que ela é uma cartomante que desenvolveu um app de namoro, cujo funcionamento será explicado em uma lanchonete próxima.

Aprenda o funcionamento do app em questão (que é gratuito no primeiro uso, mas será cobrada uma taxa de inscrição em ocasiões futuras), que envolve a configuração do usuário e da seleção das garotas através da compatibilidade dos perfis antes de partir para uma dinâmica de perguntas e respostas, como um simulador de encontro.

Ao completar este pequeno “teste”, o minigame fica disponível para ser jogado a qualquer momento.



08 – Suspeitos no Filme!

Desbloqueio: capítulo 3
Recompensa: desbloqueia o minigame Clique Suspeito

Trata-se de mais um desbloqueio de minigame. Vá até o ponto do bondinho indicado no mapa e você verá um fotógrafo. Converse com ele para aceitar participar de um circuito de fotografia em que, on rails, é necessário encontrar e tirar fotos dos esquisitões que aparecem pelo caminho.
 

09 – Amor Doce Feito Limão

Desbloqueio: capítulo 3

Em uma história secundária com um teor mais narrativo, conheça a história do garoto chamado Tony, que gerencia uma barraquinha de limonada no intuito de juntar dinheiro para poder comprar um presente para uma pessoa especial.

Aqui, nossa missão é, em mais de uma ocasião, levar amostras grátis para os transeuntes das redondezas dentro do tempo determinado. Para isso, preste atenção nos balões de pensamento das pessoas, que poderão aceitar a amostra ou recusar, fazendo-nos perder tempo.
 
Ao todo, você precisará distribuir limonadas em três rodadas de dificuldades diferentes. Em determinado momento, a barraquinha de Tony viraliza na internet. Continue retornando ao local para seguir na história secundária até que, em determinado momento, o moleque segue para a Rua Fuji e Ichiban deve segui-lo para confrontar o tio abusivo do menino.

Em uma última etapa, siga para a joalheria na Rua Aloha. Converse com o garoto para ver a cutscene e finalmente completar a missão.

Como se trata de uma história secundária com um progresso de várias partes, é necessário que ela dê “respawn” no mapa para que sua continuidade seja possível. Assim sugerimos que ela seja feita de forma alternada com a de número 12, uma vez que elas não ficam distantes uma da outra e seguem uma evolução parecida.


10 – Saindo da Concha

Desbloqueio: capítulo 3, depois de desbloquear o Disque-Ajuda
Recompensa: Nancy disponível no disque-ajuda

Essa história secundária tem início em um marcador que fica perto do minigame de entregas. Ao chegar na praia, Nancy, a lagosta de estimação de Ichiban, irá aparecer e fazer amizade com um caranguejo-eremita. Com o fim da cutscene, afaste-se da praia no intuito de fazer marcador de história secundária reaparecer e veja mais uma cinemática. Agora, afaste-se novamente para que o novo indicador surja agora no canto noroeste da porção oriental do mapa de Honolulu.

Vá até o ponto indicado e colha as flores. Retorne à praia e, durante a cena, selecione o lançamento com a força intermediária para acertar os oponentes — as outras opções também funcionam, entretanto. Suba a rua até o novo marcador, escute os homens comentando sobre o tesouro e volte à praia mais uma vez para enfrentar os caçadores de tesouro e finalmente desbloquear a dupla Nancy & Olívia no Disque-Ajuda.
 

11 – Espere por Mim

Desbloqueio: capítulo 3

Essa história secundária coloca Ichiban para atuar como o novo ajudante de um restaurante local, já que o chef responsável, Obispo, confunde-o com o novo contratado que está atrasado. Assim, logo de cara, você é apresentado ao cardápio do local e às especificidades de cada prato:



A primeira etapa dessa sidequest envolve cumprimentar os clientes e direcioná-los às suas mesas. O primeiro deles é uma garota bem animada, então pode preencher o medidor de empolgação ao máximo ao recebê-la. O segundo, entretanto, é um homem mais discreto, então aja de forma profissional e cumprimente-o com o medidor mais contido. A família, por fim, tem uma criança, então pode torar a barra até o teto no intuito de fazer uma palhaçada para o moleque.

Agora é a hora de recolher os pedidos das mesas. Atente-se que eles vão ficar falando um monte de informação irrelevante sobre os pratos, mas os pedidos corretos são:
  • cliente de preto: Acai Bowl e Lau Lau;
  • cliente animada: Ahi Poke e três haupias;
  • cliente elegante: Grilled Mahi Mahi.
Na etapa seguinte, o chef pede para levar o Lau Lau para a mesa com a família. Escolha o da esquerda, igual ao prato correspondente da imagem acima. Retorne à bancada do cozinheiro e ele irá pedir para que Ichiban entregue um prato que não estava no cardápio. É a opção do meio.

Por fim, o pai da família solicita para conhecer o chef. Responda o nome correto dele, Obispo, e dê a história secundária como encerrada.

12 – Salvo por Gentileza

Desbloqueio: capítulo 3

Descendo a Avenida Makani, Ichiban irá conhecer um jovem chamado Sawai, que está procurando seu hotel quando uma habitante local se prontifica para ajudá-lo. A partir daqui, uma sequência de cutscenes separadas por várias etapas terá início. Por conta disso, sugerimos que esta sidequest seja prosseguida alternadamente com a história secundária 9 por conta da proximidade entre elas.




13 – Raios e Trovões

Desbloqueio: capítulo 3, depois de desbloquear o Disque-Ajuda
Recompensa: Kazami disponível no disque-ajuda

Na praia, você irá encontrar um artista que quer produzir um videoclipe, mas ele precisa de uma verdadeira tempestade para que sua visão criativa seja colocada em prática. Dito isso, vá até o local indicado no shopping Mehalona e encontre o xamã com problemas nas costas. Após ajudá-lo, Ichiban pedirá para retribuir o favor, então selecione a opção para pedir uma tempestade aos espíritos. Retorne à praia e execute os movimentos indicados na tela para completar a história secundária e desbloquear Kazami no Disque-Ajuda.



14 – Afundando em Amor

Desbloqueio: capítulo 3

Na praia, converse com a garota de uniforme colegial. Ela explica que quer se declarar para um colega chamado Tanabe, mas precisa da ajuda de Ichiban. Com a foto dele em mãos (ele tem cabelo raspado e usa óculos), vá até o local indicado e você verá que há vários garotos enterrados, com areia até o pescoço. Agora, converse com os jovens para coletar informações a respeito da localização de Tanabe, que está na segunda posição da segunda coluna — de um ponto de vista de costas para o mar. Entregue a carta e complete a história secundária.



15 – Samurai, Podemos Caminhar Juntos?

Desbloqueio: capítulo 3, depois de desbloquear o Disque-Ajuda
Recompensa: Nathan disponível no disque-ajuda

Vá para o trecho oeste da praia, próximo ao hotel, onde o grau de força dos inimigos deve estar um pouco alto a essa altura da campanha principal. Enquanto Ichiban se prepara para um mergulho, ele ouvirá uma moça sendo assediada, o que o nosso herói não deixará barato. Derrote-os para que um produtor de TV chamado Nathan apareça oferecendo uma participação em um programa de reality show que acompanha experiências de viagem de turistas japoneses.

Aceite a proposta para se submeter às situações que a produção monta para Ichiban. Primeiramente, ele terá que fazer uma refeição. A partir daqui, não há exatamente uma escolha correta, mas a narrativa da história secundária irá conduzir a percepção de que o programa de TV quer se aproveitar da percepção ocidental dos japoneses, acreditando que eles irão sempre preferir as opções mais tradicionais para seu próprio povo (como o arroz às comidas típicas havaianas, ou um chapéu folclórico a um guarda-chuva para se proteger do clima).

Depois de toda a palhaçada, um novo indivíduo chamado James aparece para fazer pouco caso dos hobbies e escolhas profissionais de Nathan. Derrote o chato em questão para desbloquear o produtor no Disque-Ajuda e encerrar a sidequest.



16 – Guardião da Praia: Água, Só Vejo Água

Desbloqueio: a partir do capítulo 3, nade um pouco no oceano para iniciá-la

As três próximas histórias secundárias consistem em uma sequência envolvendo o salva-vidas oferecendo a Ichiban uma espécie de estágio na função. Assim, sua primeira tarefa agora será andar pela praia oferecendo água a qualquer um que estiver apresentando sinais de desidratação ou insolação durante um período de três minutos.




17 – Guardião da Praia: Isso É Coisa Séria

Desbloqueio: complete a história secundária 16

A segunda tarefa de Ichiban como salva-vidas é encontrar a garotinha que se perdeu dos pais. Ela se encontra na porção leste da praia, vestindo um maiô vermelho e um chapéu com uma fita azul. Depois disso, chegou a vez de Billy, que agora estará brincando na areia na porção oeste do litoral. Ele veste um calção laranja.



18 – Guardião da Praia: Heróis da Areia

Desbloqueio: complete a história secundária 17

A última das tarefas de Ichiban é, primeiramente, alcançar o ladrão em fuga. Em seguida, vá até a barraca de suco para encontrar os valentões. Derrote-os para dar por encerrada essa pequena saga de histórias secundárias.

19 – Lar Doce Lar

Desbloqueio: capítulo 3, depois de desbloquear o Disque-Ajuda

Ao chegar no local indicado no mapa, na porção oeste do litoral, Ichiban se deparará com uma cadeira de praia. Ele se sentará para um descanso e, quando acordar, verá que um passarinho confundiu sua pomposa cabeleira com um ninho. Ele decide, então, encontrar a mãe da pequena ave, mas antes precisa alimentá-la.

Ou seja, siga, com cuidado para não assustar o Joseph (como o protagonista chamou seu novo companheiro), até o local indicado no mapa, a loja ABC, para comprar comida. Não há encontros pelo caminho, mas é necessário percorrer o trajeto em, no máximo, dois minutos.

Enquanto o passarinho faz uma boquinha, uma ave bem maior, a mãe, chega e se junta a eles. A arara, entretanto, traz dois caçadores em seu encalço. Derrote-os para consolidar a nova amizade de Ichiban com seus coleguinhas emplumados.




20 – Um Taco Melhor

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 4
Recompensa: libera o sistema de upgrade de equipamentos

Trata-se de mais uma história secundária obrigatória para prosseguir na campanha e desbloquear uma nova mecânica do jogo. Assim que o quarto capítulo tem início, antes de realmente partir em direção ao shopping Anaconda, a gangue de Ichiban é abordada pelo barman do Revolve, que recomenda a oficina como um local de confiança.

Vá até a indicação para evoluir o Taco do Herói de Ichiban e desbloquear o sistema de melhorias de equipamento para as outras armas do jogo. Nota-se que é possível investir na oficina, o que fará com que ela suba de nível e novos planos de equipamento sejam desbloqueados.

Antes que possamos dar a história secundária por encerrada, derrote o cliente folgado que aparecerá — é uma boa oportunidade para testar o novo taco de Ichiban.

21 – Brincando com Fogo

Desbloqueio: capítulo 4
Recompensa: libera a Escola Técnica de Ounabara

Lembra-se da escola técnica do jogo anterior? Pois bem, ela agora retorna em Infinite Wealth. Para desbloqueá-la, vá até a marcação indicada na Rua do Porto, no sul, do lado ocidental do mapa de Honolulu.

Chegando lá, Ichiban reencontrará o velho conhecido Ikari, bem como Maeda, a nova recepcionista. Realize a prova de proficiência oferecido como um teste gratuito e complete a história secundária.



22 – Todo Dia é Dia

Desbloqueio: capítulo 4
Recompensa: Mameoka disponível no Disque-Ajuda

A história secundária começa a oeste do Diamond Head, na avenida ao norte do shopping Anaconda. Chegando ao local indicado no mapa, você verá uma comoção do lado de fora da Cafeteria Soramame. Aproxime-se e derrote os inimigos (ambos estão no nível 13). Escute a história a respeito do estabelecimento e você será liberado. Ao retornar ao local, verá que a fachada está vandalizada.

Siga agora em direção a oeste e entre no beco indicado para se deparar com o jornalista Fumita. Ele estará rodeado por capangas de nível 19. Derrote-os. Quando Ichiban for questionado a respeito do nome do parceiro, responda “Sorata” para ganhar um bônus no atributo de intelecto. Ao finalizar a sidequest, você desbloqueará o barista Mameoka como uma invocação do Disque-Ajuda.



23 – Quanto Mais Pluméria, Melhor

Desbloqueio: capítulo 4 após ter interagido com duas árvores com flores azuis (uma no porto Anaconda, outra na praça atrás do orfanato)

Depois de interagir com as duas árvores de pluméria, vá até o ponto indicado no mapa para efetivamente dar início à história secundária e ouvir o casal de amigos conversando. Siga-os até o ponto marcado e converse com a moça, Aina, para ouvir mais a respeito da amizade entre os dois e do presente que ela quer fazer com as flores. Acompanhe-a pelas indicações do mapa até chegar à parte em que será necessário enfrentar os dois inimigos no nível 17.

Ao derrotá-los siga até a árvore que está perto do orfanato para coletar mais uma leva de flores. Reencontre Aina no Café Psicodélico no intuito de entregar as plumérias para o colar e ouvir a história da jovem. Assista à cutscene para entender todo o mal-entendido e dar a história secundária como encerrada.




24 – Deixa Nevar

Desbloqueio: capítulo 4
Recompensa: Gondawara disponível no disque-ajuda

Ao se aproximar do Raspadinhas Mohala, Ichiban se deparará com um senhor desesperado por neve. Siga em direção ao novo ponto indicado no mapa para vê-lo novamente fracassar em sua busca.

Na sequência, no shopping Anaconda, ao se aproximar das escadas rolantes, você verá um carrinho de bebê desgovernado. Complete o minigame de perseguição para se deparar com outro velho conhecido da franquia, o Patriarca Gondawara, um senhor de idade que gosta de agir e se vestir como um bebê.

Derrote os inimigos (nível 17) para entender como o caso do Patriarca e o do senhor que quer trazer um último vislumbre de neve para sua amada realizam a façanha de se interligar. Para encerrar a história secundária, vá até o hotel indicado no mapa. Ah, Gondawara também se une ao catálogo do Disque-Ajuda.




25 – Aceite Seu Lado Selvagem

Desbloqueio: capítulo 4

Trata-se de mais uma história secundária cheia de idas e vindas, então vá acompanhando as marcações no mapa. Esta começa com Ichiban acompanhando um show de uquelele de um novo e promissor artista. Em seguida, vá até o ponto indicado no mapa, na Avenida Kaku, para acompanhar uma sessão de autógrafos. Volte ao local original, no shopping Anaconda, para enfrentar os oponentes no nível 12 e descobrir o passado roqueiro do sujeito.

Agora, ao chegar nas redondezas da ponte Aloha, você conhecerá um garoto que é fã de velha guarda do músico. Siga para o ponto indicado no extremo nordeste da porção oriental de Honolulu para conhecer sua história. Fale com o jovem e vá até a loja de penhores para convencer o artista a fazer um último show de rock. Vá até o último marcador para dar início ao show. 



26 – Fuga da Anaconda

Desbloqueio: capítulo 4

Ao chegar no segundo andar do Shopping Anaconda, Ichiban será convidado para participar de uma competição em um show de variedades. Durante o período de seis minutos, o jogador terá que fugir dos inimigos percorrendo o local (caso entre em combate, vinte segundos serão descontados em caso de vitória e quarenta em caso de derrota, independentemente da duração da briga) enquanto realiza os quebra-cabeças e trívias espalhados pelo local.




Logo de cara, há um computador questionando se há alguma loja de penhores no segundo andar. A resposta é verdadeira. Em seguida, há outro computador que agora vai perguntar que tipo de loja é a Thorstone, especializada em chapéus. A resposta certa renderá a senha 8931, que poderá ser usada para abrir o contêiner vermelho na praça central. No meio do caminho, também é possível encontrar uma chave perto dos bancos de madeira que abre o contêiner azul.

Cada uma dessas atividades renderá pontos que melhorarão sua recompensa final, mas não se preocupe. Nenhum dos prêmios é realmente útil ou raro, então basta se preocupar em completar a gincana para concluir a história secundária.
Yakuza: Like a Dragon — Guia de Histórias Secundárias
Parte 1 (1-26) | Parte 2 (27-51)
Revisão: Vitor Tibério

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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