10 RPGs japoneses para ficar de olho em 2024

Confira alguns dos mais notáveis jogos do gênero que devem ser lançados ao longo do ano.

em 02/01/2024
Ano novo sempre significa mais lançamentos para ficar de olho. Desta vez, decidimos preparar algumas listas para destacar alguns dos títulos relevantes que estão para chegar em 2024.

Como primeira lista, vamos apresentar dez RPGs japoneses de grande relevância que devem ser lançados para PC e consoles ao longo do ano.

Dragon’s Dogma 2

Plataformas: PC, PS5, XSX
Lançamento: 21 de março
Desenvolvedora e publicadora: Capcom

O novo jogo da série Dragon’s Dogma coloca o jogador na pele de um novo Nascen (Arisen, em inglês) em um mundo de fantasia no qual humanos e leoterians convivem, mas as suas culturas divergem. Após ter o seu coração roubado por um dragão, o protagonista precisará fazer de tudo para derrotar a fera, contando com a ajuda de peões de outros mundos que são controlados pela inteligência artificial do jogo.

SaGa Emerald Beyond

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Mobile
Lançamento: 25 de abril
Desenvolvedora e publicadora: Square Enix

O mais novo título da série SaGa traz 17 mundos com culturas próprias para explorar no controle de seis protagonistas distintos. O jogo promete trazer a maior ramificação narrativa da franquia, explorando várias possibilidades e evoluindo os elementos de combate com a capacidade de dar assistência a aliados e interromper os turnos dos inimigos assim como outros elementos estratégicos.

Like a Dragon: Infinite Wealth

Plataformas: PC, PS4, PS5, XBO, XSX
Lançamento: 25 de janeiro
Desenvolvedora: Ryu ga Gotoku Studio
Publicadora: SEGA

O novo título da franquia antes conhecida como Yakuza continua o sistema de RPG de turnos do jogo anterior. Desta vez, o jogo acompanha tanto o novo protagonista, Ichiban Kasuga, quanto o anterior, Kazuma Kiryu. Cabe ao jogador explorar áreas do Japão e do Havaí em uma jornada expansiva cheia de missões opcionais.

Visions of Mana

Plataformas: PC, PS4, PS5, XSX
Lançamento: 2024
Desenvolvedora: ainda não revelada
Publicadora: Square Enix

O primeiro jogo inteiramente novo da franquia Mana em mais de 15 anos, Visions of Mana é um RPG de ação 3D. A obra conta a história de Val, um jovem rapaz que parte em uma jornada para proteger a sua amiga de infância, Tiana, que foi selecionada pelas fadas para viajar até a Árvore de Mana. Mais detalhes devem ser divulgados ao longo dos próximos meses.

Inazuma Eleven: Victory Road

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Mobile
Lançamento: 2024; beta aberto em março no Switch
Desenvolvedora e publicadora: Level-5

Inazuma Eleven é uma franquia curiosa que combina RPG e futebol, tendo começado no DS junto com uma série de animação que ficou conhecida no Brasil como Super Onze. Victory Road em particular surgiu após anos de adiamentos e o cancelamento do jogo de Inazuma Eleven: Ares no Tenbin.

Nele, acompanhamos a história de Unmei Sasanami, um garoto que queria desistir do futebol, mas volta a jogar por causa dos amigos que faz no colégio Nagumohara. Além desse modo, podemos montar times com os 4.500 personagens de todos os jogos anteriores no Chronicle Mode e jogar online no modo Victory Road.

Unicorn Overlord

Plataformas: PS4, PS5, XSX, Switch
Lançamento: 8 de março
Desenvolvedora: Vanillaware
Publicadora: SEGA

Unicorn Overlord é um RPG tático com exploração do mapa-múndi. No jogo, acompanhamos a história de Alain, príncipe do reino de Cornia. Forçado a escapar durante um golpe promovido pelo General Valmore, Alain agora tenta derrubar o vilão e trazer a liberdade de volta ao seu povo. O jogo traz um mundo de fantasia com mais de 60 personagens únicos relevantes, customização de aliados e um mundo expansivo para explorar.

Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes

Plataformas: PC, PS4, PS5, XBO, XSX, Switch
Lançamento: 23 de abril
Desenvolvedora: Rabbit & Bear Studios
Publicadora: 505 Games

O lançamento do sucessor espiritual da franquia Suikoden está chegando. Eiyuden Chronicle se passa em Allraan, um continente em que países com múltiplas culturas coexistem. Quando o Império Galdeano realiza expedições pelo continente em busca de um artefato que ampliará drasticamente o seu poder, vários indivíduos se verão no meio do fogo-cruzado entre as nações.

Em particular, o jogo apresenta o talentoso oficial do Império, Seign Kesling, e o aldeão Nowa. Os dois acabam fazendo amizade, mas logo se veem forçados a reavaliar suas posições em meio ao grande conflito.

The Legend of Heroes: Trails Through Daybreak

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch
Lançamento: inverno (entre junho e setembro)
Desenvolvedora: Nihon Falcom
Publicadora: NIS America

O 11º Trails dá início ao arco de Calvard e pela primeira vez adiciona elementos de ação à série de RPGs de turnos. Desta vez, acompanhamos a história do spriggan Van Arkride, uma espécie de faz-tudo que aceita serviços variados de seus clientes, que podem às vezes ser negócios escusos.

Um dia, ele recebe uma missão especial para encontrar o Oct-Genesis para Agnes Claudel. Esse item fazia parte das posses de seu bisavô, mas desapareceu há algum tempo. No entanto, o que parecia uma tarefa comum acaba levando Van a investigar vários eventos misteriosos e descobrir verdades escondidas.

Metaphor: ReFantazio

Plataformas: PC, PS4, PS5, XSX
Lançamento: primavera (entre setembro e dezembro)
Desenvolvedora: ATLUS
Publicadora: SEGA

No dia do velório do rei de Euchronia, uma magia especial convoca os cidadãos para um torneio pelo trono. Junto com a fada Gallica, o protagonista decide participar do evento ao mesmo tempo em que investiga a maldição do príncipe, seu amigo de infância.

Metaphor é um RPG baseado em turnos com elementos de ação e um sistema de calendário similar à série Persona. Os personagens da equipe despertarão um poder misterioso chamado Archetype, que permite que eles usem magia sem a necessidade de itens e licenças especiais.

Final Fantasy VII Rebirth

Plataformas: PS5
Lançamento: 29 de fevereiro
Desenvolvedora e publicadora: Square Enix

A segunda parte dos três remakes do clássico Final Fantasy VII. Neste ponto da história, vamos explorar o mundo fora de Midgar em busca de Sephiroth. A obra promete trazer uma reimaginação dos momentos icônicos do RPG original, assim como gameplay de ação com alta qualidade.

Considerações finais

Já temos um ano com vários títulos interessantes para ficar de olho. Muitos RPGs japoneses de alta qualidade estão chegando ao PC e aos consoles, com especial destaque para os sistemas PlayStation e o Switch.

A lista foi focada exclusivamente em obras novas, com o segundo remake de Final Fantasy VII sendo uma exceção justificável pela natureza da expansão de conteúdo e modernização do jogo original. Com isso, títulos notáveis, como Persona 3 Reload (Multi) e o remaster de Paper Mario: The Thousand-Year Door (Switch), não fazem parte da lista, mas definitivamente deveriam estar no radar de quem se interessa pelo gênero.

Ainda no quesito relançamento, é provável que a Konami lance a remasterização HD de Suikoden 1 & 2 este ano após o adiamento da sua antiga previsão de 2023. Outros relançamentos possíveis são o remake HD-2D de Dragon Quest III e Front Mission 3 Remake. Um RPG de ação baseado na obra Sand Land de Akira Toriyama também não possui data exata, mas pode estar próximo do lançamento.

Outras menções honrosas incluem:

  • Stray Children (Switch);
  • Dungeon Travelers: To Heart 2 in Another World (PC);
  • Fantasy Life i: The Girl who Steals Time (Switch);
  • DecaPolice, o novo RPG criminal da Level-5, que pode chegar ao PS4, PS5 e Switch em 2024;
  • Neptunia Game Maker R:Evolution, o novo RPG de ação de Neptunia, para PS4, PS5 e Switch;
  • Witch & Lilies (PC); e
  • o relançamento de Class of Heroes 1 & 2 para PC, PS5 e Switch.

Fica a expectativa de um ano com muitos RPGs japoneses de qualidade. E vocês, estão de olho em algum deles? Algum outro jogo não contemplado na lista te chama mais atenção no momento?

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Siga o Blast nas Redes Sociais
Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).