Prévia: Tekken 8 (Multi) — O derradeiro acerto de contas entre pai e filho

O destino do gene demoníaco da família Mishima será selado neste oitavo, e provável final, da longeva franquia de luta.

em 08/01/2024
Uma das tramas mais elaboradas da história dos jogos de luta está prestes a ser concluída. Tekken 8 vem para dar o encerramento à trágica guerra entre pais e filhos da família Mishima, que destruiu vidas, acordou demônios antigos e nunca deixou cicatrizar feridas profundas. Tudo isso virá acompanhado de um elenco robusto, um novo modo Arcade e muitas melhorias que podem credenciar o jogo como um dos melhores da série.

Heihachi morreu, mas o ódio continua vivo

Tekken 7 mostrou o sangrento acerto de contas entre Heihachi e Kazuya Mishima, que resultou na morte de Heihachi e na ascensão de seu filho como líder da organização Mishima Zaibatsu. Vale lembrar que, mesmo com o foco nos dois, algumas passagens dão o controle sobre outros personagens, como Lars, Lee, Akuma e Alisa, além de a trama ser narrada por um personagem de fora do universo da série, um jornalista desconhecido.

Tekken 8 abandonará essa abordagem indireta, colocando explícitamente Jin Kazama como protagonista e Kazuya como antagonista, sem ter nenhuma alternância de personagens controláveis. Isso acontece, pois, diferentemente do jogo anterior, no qual os dois Mishimas poderiam ser considerados “maus”, aqui Jin não quer só vingança, mas também acabar com a maldição do gene demoníaco no seu sangue de uma vez por todas, tanto que ele não conseguirá se transformar em Devil Jin, de acordo com alguns dos trailers divulgados.

Essa escolha de narrativa influenciará diretamente em algo que sempre foi padrão da série entre o primeiro e o quinto jogos: os desfechos de cada integrante do elenco. Antes de ter um modo história definitivo, cada personagem tinha seu final com a conclusão do modo Arcade. Na oitava entrada, é bem possível que seja replicado o que aconteceu no jogo anterior, em que todos os demais tiveram apenas uma luta ilustrativa com algum desafeto ou rival direto.

Muitos fãs não gostaram disso na época, mas com os holofotes voltados para Jin, Kazuya e os envolvidos diretamente no conflito, será difícil ter algum tipo de narrativa mais elaborada para personagens mais distantes da ação. Uma coisa é certa: não faltará  motivos para conferir cada detalhe deste que promete, até então, encerrar a guerra entre os “presenteados” com o gene demoníaco.

As mesmas carinhas de sempre, mas ainda mais bonitas e agressivas

Logo de cara, Tekken 8 trará 32 personagens, sendo 29 veteranos e três estreantes:  
  • Jin Kazama
  • Kazuya Mishima
  • Jun Kazama
  • Paul Phoenix
  • Marshall Law
  • King
  • Lars Alexandersson
  • Ling Xiaoyu
  • Jack-8
  • Nina Williams
  • Asuka Kazama
  • Leroy Smith
  • Lili de Rochefort
  • Hwoarang
  • Bryan Fury
  • Claudio Serafino
  • Azucena (estreante)
  • Raven
  • Yoshimitsu
  • Steve Fox
  • Sergei Dragunov
  • Leo Kliesen
  • Shaheen
  • Kuma
  • Feng
  • Panda
  • Zafina
  • Lee Chaolan
  • Alisa Bosconovich
  • Devil Jin
  • Victor Chevalier (estreante)
  • Reina (estreante)
Além dessas quase três dezenas de nomes consagrados, os novatos terão envolvimento direto com a trama principal: Azucena é a primeira personagem peruana a ser incluída na série e suas plantações de café são diretamente financiadas pela Mishima Zaibatsu; Victor Chevalier é o líder da tropa independe das Nações Unidas, além de ter treinado os ninjas do clã de Raven; e Reina é uma jovem estudante da Escola Politécnica Mishima, com técnicas que lembram bastante as de Heihachi, abrindo a interpretação de que ela possa ser mais uma filha bastarda do antigo líder da Mishima Zaibatsu, o que a torna meia-irmã de Kazuya, Lee e Lars.

Já os veteranos tiveram seus modelos totalmente retrabalhados, trazendo um ar de frescor e novidade para aqueles como Law, Nina e Paul, que são veteranos desde o primeiro Tekken. Inclusive, destaque para o cabelo de Paul Phoenix, que não terá mais seu tradicional visual de tubo.

Lógico que isso também pode ser escolhido com o modo de customização. A exemplo do que vem acontecendo desde Tekken 5, os jogadores poderão alterar diversos detalhes nos seus artistas marciais favoritos, mudando peças de roupa, cores, penteados e adicionando adereços que vão de acessórios, como óculos e relógios, a alguns funcionais, como armas de fogo e asas. 

Em relação à jogabilidade, Tekken 8 manterá o sistema com Rage Arts e adicionará um sistema de Heat. Essa função dará uma espécie de vantagem para os jogadores que mantiverem sua postura ofensiva. Isso acontecerá da seguinte maneira: uma aura rosada envolverá o personagem em estado de Heat, mudando a propriedade de alguns dos seus ataques, tornando-os mais fortes e até conferindo novas características.

Outro fator decisivo nas partidas que também está de volta é a destruição dos cenários. Assim como em T7, encurralar um oponente no canto da tela ou arremessá-lo com violência ao chão causará uma transição de lugar, que servirá para estender combos e maximizar danos.

Construindo o legado do jogador com o legado do jogo

Além da História, o Arcade vem reformulado, de uma maneira a trazer foco total em um avatar criado por quem está no controle. Este “mini-eu” entrará em um fliperama, interagindo com outros jogadores ao redor do globo e lutando com milhares de oponentes em batalhas que darão moedas. Elas poderão ser gastas na compra de itens cosméticos para a personalização de personagens.

Essa é uma maneira que promete aumentar a interação da comunidade para além das lutas em si, algo próximo do que pôde ser visto no Battle Hub de Street Fighter 6. Com isso, fica evidente a importância de boas conexões para as batalhas em rede, que foram um dos problemas mais sérios do jogo anterior. Os primeiros testes beta realizados com a comunidade apresentaram bons resultados, graças ao uso do rollback netcode. Resta saber como será no ato do lançamento oficial.

Tekken 8
será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC em 26 de janeiro. O jogo contará com legendas em português.
Tekken 8 (Multi)
Desenvolvedora: Bandai Namco
Gênero: Luta
Lançamento: 26 de janeiro de 2024
Expectativa: 5/5
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
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