Os metroidvanias mais aguardados de 2024

Listamos cinco jogos com datas de lançamento próximas e dez ainda sem data para este novo ano.

em 03/01/2024

Em muitos aspectos, a contagem dos anos tem valor mais psicológico do que prático. O calendário serve para organizarmos nossas vidas em ciclos compreensíveis e até no mundo do videogame tem uma chave em nossa cabeça que vira junto com o dia 31 de dezembro, fazendo-nos erguer o olhar para o horizonte e tentar vislumbrar o que nos espera nos 366 dias seguintes.

É exatamente para isso que este artigo existe: listar alguns dos jogos que estão na minha expectativa para 2024. Mais especificamente, títulos do meu gênero favorito: metroidvania.

A lista de games em geral mais aguardados para o ano que se inicia virá no próximo domingo (7), fique atento às nossas publicações!

O critério para metroidvanias aguardados para 2024 inclui os jogos que tiveram esse ano oficialmente anunciado como janela de lançamento e também aqueles que deveriam ter saído no ano passado, mas foram adiados e têm chances de chegar em breve, mesmo que sem promessas.

O formato será o seguinte. Primeiro, comento sobre cinco jogos do primeiro terço do ano que já receberam data prometida para chegar ao mundo, então vamos começar por esses apenas em ordem cronológica. Depois, seguiremos para uma lista de dez outros metroidvanias aguardados para algum momento de 2024, com as informações e sinopses oficiais — tecerei meus comentários dos dois primeiros colocados!

Com isso, teremos 15 títulos e mais algumas menções honrosas citadas apenas de nome.

Cinco metroidvanias de 2024 com data anunciada


Momodora: Moonlit Farewell

Data de lançamento: 11/01/2024
Plataforma: PC
Desenvolvedora: Bombservice
Publicadora: PLAYISM
Português brasileiro: sim

A série Momodora foi criada pelo brasileiro Guilherme Martins, conhecido digitalmente como “rdein” e se expandiu com a participação da Bombservice, um coletivo de desenvolvedores de várias nacionalidades. Agora, o quinto título será também o último da série, um adeus sob o luar para os muitos fãs das aventuras góticas de sacerdotisas que usam uma folha da árvore de bordo como arma.

Virá primeiro para PC, mas é muito provável que siga os passos do antecessor Momodora: Reveria Under Moonlight e seja lançado para consoles mais tarde. Não será necessário ter conhecimento prévio da série para apreciar o último jogo.

Prince of Persia: The Lost Crown

Data de lançamento: 18/01/2024
Plataformas: Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: Ubisoft Montpellier
Publicadora: Ubisoft
Português brasileiro: sim

Sou totalmente a favor que franquias deixadas de lado possam ser revividas em spin-offs de produções menores, mais próximas do passado. Prince of Persia nunca foi metroidvania, é claro, mas unir a exploração de plataforma dos primeiros jogos de 1989 com o parkour e poderes de tempo do reboot de 2003 e a estrutura instigante de um dos gêneros da moda me parece uma ótima ideia.

Ultros

Data de lançamento: 13/02/2024
Plataformas: PC/PS4/PS5
Desenvolvedora: El Huervo
Publicadora: El Huervo, Kepler Ghost
Português brasileiro: sim

Ultros não é nem um pouco discreto, como você bem pode ver. O visual é uma explosão de cores psicodélicas pintadas no caos das formas orgânicas com um traço que lembra algumas histórias em quadrinhos dos anos 1980. É uma identidade artística que o fará ser reconhecido de imediato.

Acidentalmente preso no Sarcophagus, onde reside uma entidade cósmica, o protagonista tentará fugir dos loops enquanto planta sementes e reaviva o ecossistema local.

Mars 2120

Data de lançamento: 28/03/2024
Plataformas: Switch/PC/PS4PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: QUByte Interactive
Publicadora: QUByte Interactive
Português brasileiro: sim

Metroidvania brasileiro na área! A inspiração maior em Metroid é bastante clara: ficção científica espacial com uma protagonista durona em armadura espacial implacavelmente disparando blasters na cara de alienígenas hostis.

Mars 2120 está em acesso antecipado no Steam desde 2022, o que dá aos desenvolvedores o benefício de ter seu público testando o jogo em partes para dizer o que dá certo e o que não dá.

Tales of Kenzera: ZAU

Data de lançamento: 23/04/2024
Plataformas: Switch/PC/PS5/XSX
Desenvolvedora: Surgent Studios
Publicadora: Eletronic Arts
Português brasileiro: sim

O ator Abubakar Salim (Bayek, em Assassin’s Creed Origins) teve a ideia de expressar o luto pelo pai em um jogo e decidiu que seria inspirado na cultura Bantu, um vasto tronco linguístico do centro-sul africano.

Em um só pacote temos representatividade de fantasia africana, gameplay promissora e um nível de produção que tira proveito da parceria com o selo EA Originals para construir um mundo bonito e mágico que almeja ser repleto de significado.

Dez metroidvanias de 2024 sem data anunciada


10 – BioGun

Plataformas: PC
Desenvolvedora: Dapper Dog Digital
Publicadora: Ravenage Games
Português brasileiro: não
Mergulhe no mundo microscópico de BioGun. Enfrente ameaças virais e corredores de vento em sua missão para salvar o melhor amigo da humanidade. Você será uma vacina que salvará um tipo de cão da extinção ou DocX terá que voltar à prancheta?

9 – Rune Fencer Ilya

Plataformas: Switch/PC/PS5/XSX
Desenvolvedora: Nootbox Games
Publicadora: Nootbox Games
Português brasileiro: sim
Atravesse um mundo enorme, arruinado e belo neste jogo de plataforma de ação intensa e atmosférica. Roube habilidades dos inimigos e lute contra eles com sua própria magia rúnica e esgrima mortal, enquanto tenta encontrar sua irmã gêmea perdida no reino submerso de Ithos.

8 – Venture to the Vile

Plataformas: PC/PS4/PS5
Desenvolvedora: Studio Cut to Bits
Publicadora: Aniplex
Português brasileiro: sim
Mergulhe na estranha cidade de Rainybrook, dominada pelo “Vile” neste metroidvania 2.5D! Lute em terrenos traiçoeiros e derrote chefes formidáveis para absorver seus poderes! Você salvará a cidade e encontrará sua amiga desaparecida Ella — ou cederá ao monstro que você mesmo se tornou?

7 – Nine Sols

Plataformas: Switch/PC/PS5
Desenvolvedora: Red Candle Games
Publicadora: Red Candle Games
Português brasileiro: não
Nine Sols é um jogo de plataforma de ação 2D rico em história e desenhado à mão, com combate focado na deflexão inspirado em Sekiro. Embarque em uma jornada de fantasia oriental, explore a terra que já foi o lar de uma antiga raça alienígena e siga a jornada de um herói vingativo para matar os 9 Sols, governantes poderosos ​​deste reino abandonado.

6 – The Spirit of the Samurai

Plataformas: PC/PS5/XSX
Desenvolvedora: Digital Mind Games
Publicadora: Kwalee
Português brasileiro: sim
Explore um mundo meticulosamente criado e cheio de mitologia e folclore japonês. Vague por vilas destruídas, cavernas em montanhas, cemitérios desolados e mais. Lute contra yokai, monstros mortos-vivos e demônios — todos renderizados em um estilo extremamente detalhado de stop-motion inspirado em Ray Harryhausen.

Enfrente hordas de mortos-vivos como três personagens diferentes: o samurai habilidoso Takeshi, o pequeno e corajoso espírito Kodama e o gato guerreiro Chisai. Cada um deles interage com o mundo de uma forma diferente, de intenso combate de espadas a exploração precisa.

5 – Crypt Custodian


Plataformas: PC
Desenvolvedora: Kyle Thompson
Publicadora: Kyle Thompson
Português brasileiro: sim
Crypt Custodian é um charmoso jogo metroidvania que se trata de limpar o além. Jogue como Plutão — um gato travesso que morreu e foi condenado a ser o zelador do além... PARA SEMPRE! Divirta-se com feras de batalha e fantasmas condenados, além de explorar um cenário muito expansivo.

4 – The Siege and the Sandfox

Plataformas: Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: Cardboard Sword
Publicadora: PLAION
Português brasileiro: sim
Um jogo estilo Metroidvania furtivo em 2D com plataforma de parkour. Explore o palácio majestoso e as prisões antigas de um reino sob cerco. Controle o lendário Sandfox ao se aventurar nas ruínas subterrâneas e revele a verdadeira ameaça de um mal arenoso.

3 – Bō: Path of the Teal Lotus

Plataformas: Switch/PC
Desenvolvedora: Squid Shock Studios
Publicadora: Humble Games
Português brasileiro: não
Flua graciosamente através de um jogo de plataforma de ação 2.5D colorido e desenhado à mão, inspirado no folclore japonês. Participe de combates aéreos acrobáticos, desbloqueie poderosas habilidades místicas e explore um mundo interligado de mitos enquanto procura desvendar os mistérios de sua origem.

2 – Crowsworn

Plataformas: Switch/PC/PlayStation/Xbox (gerações não especificadas)
Desenvolvedora: Mangoose Rodeo
Publicadora: Mangoose Rodeo
Português brasileiro: não

Em julho de 2021 foi anunciado Crowsworn, um “hollowlike” com algumas inspirações bastante diretas: o estilo de Hollow Knight, a morbidez gótica de Bloodborne e a mistura de armas brancas e de armas de fogo como em Devil May Cry.

A campanha de Kickstarter foi bem-sucedida antes que alguém pudesse dizer “Hollowborne May Cry”, arrecadando mais de um milhão de dólares e contendo previsão de entrega para dezembro de 2023.

Já sabemos como são as produções de jogos por financiamento coletivo: mesmo que eles realmente conseguissem cravar no alvo um mês de lançamento com tanta antecedência, o que é bastante difícil, a adição dos novos conteúdos prometidos nas metas estendidas da campanha seria o suficiente para justificar o adiamento. Moral da história: dezembro passou e nada de data. Aguardemos 2024.

1 – Hollow Knight: Silksong


Plataformas: Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: Team Cherry
Publicadora: Team Cherry
Português brasileiro: sim

Em fevereiro completará cinco anos desde que Hollow Knight: Silksong foi revelado. O jogo esteve até jogável no estande da Nintendo na E3 2019.

Não se tratou de um mero anúncio precoce, houve contexto para isso. Na campanha de Kickstarter de Hollow Knight, a dupla de desenvolvedores do Team Cherry prometeu que criaria diversas expansões gratuitas e, por fim, uma paga. Esta última seria uma aventura jogável com a queridinha Hornet, mas com o tempo ficou claro de que atualizar o jogo base não seria o bastante para esse propósito; era necessário criar um título inteiramente novo.

Como eles precisavam dar alguma luz sobre que fim levou a expansão paga, foi necessário divulgar a existência de Silksong com bastante antecedência, deixando aflitos os corações de todos os amantes de metroidvanias que todos os anos rezam para ver chegar a continuação da obra-prima.

Em junho de 2022, uma apresentação da Microsoft trouxe novo trailer para o game, avisando que todos os títulos presentes ali chegariam dentro de 12 meses. Um seguidor perguntou no antigo Twitter se isso incluía Silksong e obteve resposta positiva da empresa.

Perto do fim do prazo, em maio de 2023, o Team Cherry veio a público confirmar que havia tido intenções de lançar a obra naquele semestre, mas que o desenvolvimento continuava a todo vapor e não tinham como precisar quando aconteceria o advento. Lá vamos nós torcer para que essa longa jornada chegue ao destino final em 2024. Será que agora vai?

Menções honrosas

Certos jogos são aparentados aos metroidvanias sem ser estritamente um deles. Vale adicionar, então, dois títulos de ação em plataforma 2D com mundos interconectados e abertos, mas que não dependem de progressão de habilidades para serem explorados: Animal Well e Earthblade. Este último é dos criadores de Celeste, a Extremely Ok Games, um time que também conta com dois brasileiros: Amora B. e Pedro Medeiros.

Muitos outros metroidvanias de relevo se destacam para o futuro e até podem ser lançados em 2024, embora seja improvável: Heart Forth, Alicia, Constance, Akatori são alguns deles.

Revisão: Vitor Tibério
Fontes: páginas dos jogos no Gematsu, Steam e Kickstarter
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Vitório
Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies. Veja minhas análises no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).