Microsoft demite 1900 funcionários da divisão de jogos

Esse número é equivalente a 8% dos colaboradores da divisão.

em 25/01/2024

A Microsoft despediu 1,900 funcionários da sua divisão de jogos, afetando profissionais que trabalhavam no Xbox, na Zenimax Studios e na Activision Blizzard, cuja aquisição de 68,7 bilhões de dólares por parte da gigante tecnológica foi concluída há pouco mais de três meses, no dia 13 de outubro de 2023.


Por meio de um memorando interno obtido pelo site The Verge, Phil Spencer declarou que, “devido a liderança da Microsoft Gaming e da Activision Blizzard terem definido prioridades, identificado áreas que se sobrepõem a outras e garantido que estamos alinhados com as melhores oportunidades de crescimento”, “tomamos a dolorosa decisão de reduzir o tamanho da nossa força produtiva em aproximadamente 1,900 cargos do total de 22,000 pessoas que estão na nossa equipe.”

Dando sequência ao memorando, o chefe da divisão Microsoft Gaming compartilhou que “as pessoas impactadas diretamente por essas reduções desempenharam um importante papel no sucesso das equipes da Activision Blizzard, Zenimax e Xbox, e devem se sentir orgulhosas de tudo o que conquistaram aqui. Nós ofereceremos total suporte para aqueles que foram impactados durante essa transição, incluindo benefícios de indenização.”

Por fim, ele garantiu que “continuaremos investindo em áreas que façam crescer o nosso negócio e apóiem a nossa estratégia de levar mais jogos para mais jogadores ao redor do mundo. Por mais que esse seja um momento difícil para a nossa equipe, eu estou confiante, como sempre, em suas habilidades de criar e manter os jogos, histórias e mundos que reúnem os jogadores.”

Além de Phil Spencer, o presidente dos estúdios e conteúdos da Microsoft Gaming também divulgou um memorando interno. No comunicado Matt Booty reforçou as palavras do líder da divisão, bem como revelou que o jogo de sobrevivência que estava sendo desenvolvido na Blizzard Entertainment foi cancelado e que alguns criadores que trabalhavam nesse título serão realocados para “um dos diversos novos e promissores projetos que estão em fases inicias de desenvolvimento”.

Tendo dedicado o memorando à equipe da Blizzard, Booty ainda revelou que o co-fundador Allen Adham e o presidente Mike Ybarra decidiram sair do estúdio, sendo que Ybarra publicou uma postagem no seu perfil do X mencionando que “liderar a Blizzard por um incrível período e ser parte da equipe, moldando-a para o futuro que vem a seguir, foi uma absoluta honra”. Mensagem que, assim como os memorandos emitidos por Phil Spencer e Matt Booty, podem ser conferidos na íntegra abaixo (em tradução livre):

Memorando interno de Phil Spencer, chefe da divisão Microsoft Gaming
Faz pouco mais de três meses desde que as equipes da Activision, Blizzard e King se uniram à Microsoft. À medida que nós seguimos adiante em 2024, a liderança da Microsoft Gaming e da Activision Blizzard está comprometida em alinhar a estratégia e o plano executivo com uma estrutura sustentável economicamente que permita o crescimento do nosso negócio como um todo. 

Juntos, nós definimos prioridades, identificamos áreas que se sobrepõem a outras e garantimos que estamos alinhados nas melhores oportunidades de crescimento.

Como parte do processo, nós tomamos a dolorosa decisão de reduzir o tamanho da nossa força produtiva da divisão de jogos em aproximadamente 1,900 cargos de um total de 22,000 pessoas da nossa equipe. Eu e a Equipe da Liderança da Divisão de Jogos estamos comprometidos em percorrer esse processo da forma mais prestativa possível.

As pessoas que foram diretamente impactadas por essas reduções desempenharam um papel importante no sucesso das equipes Activision Blizzard, Zenimax e Xbox, e devem se sentir orgulhosas com tudo o quê conquistaram aqui.

Nós somos gratos por toda a criatividade, paixão e dedicação que elas trouxeram aos nossos games, nossos jogadores e nossos colegas. Ofereceremos total suporte para aqueles que foram impactados durante essa transição, incluindo benefícios de indenização requeridos pelas leis de trabalho locais. Aqueles cujos cargos serão impactados serão notificados, e nós pedimos gentilmente que você trate seus colegas demitidos com o respeito e compaixão que são consistentes com nossos valores.

Olhando adiante, nós continuaremos investindo em áreas que façam crescer o nosso negócio e apoiem nossa estratégia de levar mais jogos para mais jogadores ao redor do mundo. Por mais que esse seja um momento difícil para a nossa equipe, eu estou confiante, como sempre, em suas habilidades de criar e manter os jogos, as histórias e mundos que reúnem os jogadores.
Memorando interno de Matt Booty, presidente dos estúdios e conteúdos da Microsoft Gaming
Equipe Blizzard,

Como vocês já devem ter lidos no comunicado do Phil, hoje é um dia desafiador na medida que nós temos que dar adeus a alguns de nossos colegas. Esse é um processo difícil, mas é o que melhor vai permitir a Blizzard e Xbox entregar ambiciosos games para nossos jogadores em mais plataformas e lugares do que nunca. Nós estamos seguindo adiante com uma estratégia mais focada entre a Microsoft Gaming que nos direciona a um crescimento sustentável e alinha nossos talentos e recursos com nossas prioridades máximas.

Além dos eventos de hoje, eu e Mike Ybarra estivemos conversando sobre seu futuro e algumas das suas paixões pessoais por algum tempo. Como muitos de vocês sabem, Mike permaneceu mais de 20 anos na Microsoft. Agora que ele presenciou a aquisição como presidente da Blizzard, ele decidiu sair da companhia. 

À medida que nós seguimos adiante, nós continuaremos evoluindo o momentum positivo que Mike criou e nos esforçando para continuar a ultrapassar as expectativas dos jogadores da Blizzard. Eu gostaria de agradecer Mike por sua liderança, parceria, e conselhos desde que o negócio foi concluído. Eu sei que ele planeja viajar e ficar mais tempo com sua família. Nós desejamos a ele o melhor.

Adicionalmente, Allen Adham, Diretor Chefe de Design da Blizzard, está deixando a companhia. Como um dos co-fundadores da Blizzard, Allen teve um amplo impacto em todos os jogos da Blizzard. Sua influência será sentida por anos, tanto direta como indiretamente, já que planeja continuar mentorando jovens designers da indústria.

O novo Presidente da Blizzard será anunciado na próxima semana.

O que acontece a seguir

Aqueles que foram impactados serão informados em reuniões a partir de hoje. Devido ao difícil dia pela frente, qualquer um que está preparado e deseja trabalhar de casa, poderá trabalhar remotamente hoje. Por conta das diferenças de fuso horário e feriados locais, alguns dos funcionários impactados nas regiões Ásia-Pacífico e Europa, Oriente Médio e África serão informados hoje a noite e no início da próxima semana. 

Após as notificações serem completas, os líderes reunirão as suas equipes. Por favor leve em consideração esse processo nas suas conversas e abordagens durante os próximos dias.

Detalhando as ações de hoje

As mudanças anunciadas hoje refletem um foco em produtos e estratégias mais promissoras para o crescimento futuro da Blizzard, bem como em áreas onde foram identificadas sobreposição [de funções] entre a Blizzard e Microsoft Gaming. As ações de hoje afetam múltiplas equipes dentro da Blizzard, incluindo equipes de desenvolvimento, organizações de serviço compartilhado e funções corporativas.

Como parte desse foco, a Blizzard está encerrando o desenvolvimento do seu projeto de jogo de sobrevivência e realocará algumas das pessoas que estavam trabalhando nele em um dos diversos novos e promissores projetos que estão em estágios iniciais de desenvolvimento na Blizzard.

Não importa o motivo por trás dessa decisão, ela nunca é tomada friamente. Mudanças como essa afetam a vida de colegas e amigos, e todos nós somos gratos pelas suas contribuições importantes para a Blizzard e sua lineup de games de primeira linha. Como Phil colocou, nós ofereceremos nosso total apoio a aqueles impactados durante essa transição, incluindo benefícios de indenização requeridos pelas leis de trabalho locais.

Eu entendo que esse é um momento difícil e pode ser muito para processar. Eu ainda não encontrei muitos de vocês hoje, e ouvir sobre essa decisão por mim talvez seja difícil. Hoje, eu estou aqui no campus da Blizzard em Irvine, e estou comprometido comigo mesmo em apoia-los como equipe e indivíduos, mantendo-os informados, e encarando esse período difícil com cuidado e transparência.

Obrigado por trabalhar conosco durante essas mudanças. Juntos nós continuaremos a criar jogos maravilhosos para nossos jogadores, com uma cultura que encoraja que todos sejam o mais autêntico possível e façam o seu melhor trabalho.
Publicação de Mike Ybarra, presidente da Blizzard Entertainment, em seu perfil na rede social X 
Eu gostaria de agradecer a todos que foram impactados hoje por suas importantes contribuições à equipe, à Blizzard e à vida dos jogadores. É um dia incrivelmente difícil e minha energia e meu apoio serão focados a todos esses incríveis indivíduos impactados — essa não é, de nenhuma forma, um reflexo do seu incrível trabalho. Caso haja alguma coisa em que possa ajudar, conexões, recomendações, etc..., me mandem uma mensagem em privado.

Para a comunidade Blizzard: eu também gostaria de que todos vocês soubessem que hoje é o meu último dia na Blizzard. Liderar a Blizzard por um tempo incrível e ser parte da equipe, moldando-a para o futuro que vem a seguir, foi uma absoluta honra. Tendo passado mais de 20 anos na Microsoft e com a aquisição da Activision Blizzard já concluída, é o momento para mim (mais uma vez) ser o maior fã da Blizzard de fora. 

Para as equipes incríveis da Blizzard — obrigado. Palavras não podem expressar como eu me sinto em relação a vocês. Vocês são incríveis. Continuem a fazer coisas incríveis e sempre mantenham a Blizzard e os jogadores a frente de todas decisões.

Para todos que foram impactados hoje — eu estou sempre disponível para vocês e entendo quão desafiadoras são as notícias de hoje. Meu coração está com cada um de vocês.
Siga o Blast nas Redes Sociais
Antonio Ribeiro
Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.