Metaphor: ReFantazio (Multi): novas informações sobre a história do jogo são divulgadas

RPG será lançado para PC, PS4, PS5 e XSX em 2024.

Em nota à imprensa, a ATLUS divulgou novas informações sobre Metaphor: ReFantazio, seu novo RPG com membros da equipe de Persona 3, 4 e 5. Mais detalhes sobre a ambientação foram o foco das novidades sobre o jogo. O RPG será lançado para PC, PS4, PS5 e XSX na primavera de 2024 (entre setembro e dezembro).

Metaphor: ReFantazio se passa no Reino Unido de Euchronia. O país foi fundado por um rei-herói e aos poucos anexou os países vizinhos. Embora a família real tenha controlado o país ao longo de muitos anos, guardando em sua linhagem uma magia poderosa, o governo se corrompeu gradualmente e atualmente a desigualdade toma conta do reino. Além disso, feras poderosas e misteriosas conhecidas como "humanos" rondam a região.

O jogo acompanha um jovem rapaz da tribo Elda, uma minoria detestada e não-reconhecida pelas outras tribos. Junto com a fada Gallica, ele parte em uma missão para acabar com a maldição que está sugando a vida do príncipe de Euchronia, que é amigo de infância do protagonista. Para fazer isso, é necessário eliminar a pessoa que ativou a maldição. 

Enquanto isso, a maioria da população acha que o príncipe está morto. Dez anos já se passaram desde o "assassinato do príncipe" e o rei morre, mas, durante o seu funeral, uma magia com a voz dele é ativada convocando a população a participar de um torneio pelo trono. Agora, o jogador decide participar da disputa que está no centro das atenções do reino em busca de pistas para a sua missão.

O protagonista será dublado por Natsuki Hanae em japonês e sua companheira, Gallica, tem a voz de Sumiho Morohoshi. A fada guia nosso personagem e tem muito mais conhecimento de magia do que ele, sendo capaz de sentir a magia ao seu redor. Embora ela não tenha papas na língua, ela também consegue tranquilizar o protagonista.

Durante a história, o nosso personagem e os seus aliados irão despertar poderes especiais chamados de Archetypes. Esse poder primordial desperta quando eles enfrentam o medo e a ansiedade e permite que eles usem magia sem a necessidade de Igniters, ferramentas especiais que são normalmente considerados fundamentais para esse tipo de tarefa e exigem licença.

Além do protagonista, temos:

  • Strohl (voz: Kensho Ono), um jovem da tribo Clemar. Inteligente e com um forte senso de justiça, ele conhece o protagonista no centro de recrutamento do exército. De origem nobre, o fato dele se alistar parece indicar que há uma situação mais complicada em sua história;

  • Hulkenberg (voz: Saori Hayami), uma cavaleira da tribo Rouissante que costumava trabalhar na guarda real. Apesar de sua jovialidade, ela é extremamente habilidosa em vários tipos de armas e foi designada para cuidar pessoalmente do príncipe. Após falhar, ela passou a ser uma nômade, mantendo o peso da falha sempre em sua mente;

  • Heismay (voz: Akio Otsuka), um ex-cavaleiro da tribo Eugief. Bastante sensível aos sons, ele tem uma percepção melhor do que a maioria dos outros indivíduos. Por conta da aparência da sua tribo, ele já sofreu bastante preconceito.


Em termos gerais, o mundo de Metaphor possui oito tribos principais, cada uma das quais possui sua própria cultura e tendências de personalidade. Embora elas também tenham diferenças nas aparências, a nota à imprensa menciona que é especialmente as divergências ideológicas que separam esses indivíduos e o futuro deles já é demarcado desde o nascimento. A lista é a seguinte:

  • Clemar: a maior parte da população dos reinos aliados. Têm uma grande diversidade em sua aparência, mas o seu traço distintivo são os chifres em ambos os lados da cabeça. Eles são os principais membros do governo, incluindo a família real. Valorizam a liberdade e odeiam restrições ilógicas. Por conta da sua tendência a cultivar discussões sem se preocupar com o contexto, acabam inflamando os ânimos e causando conflitos.
  • Roussainte: uma tribo com orelhas longas e pontiagudas que costumam se gabar de seu porte físico e habilidades marciais. Costumam servir no exército e ocupar cargos-chefe, sendo praticamente tão influentes quanto os Clemar no governo. Costumam se orgulhar de superar os outros pela força, o que pode levar tanto a competições com disciplina quanto a necessidade de se provar superior em qualquer situação;
  • Rhoag: uma tribo que costuma ter o dobro da expectativa de vida das outras e por isso as outras tribos costumam associá-la a uma imagem de indivíduos mais velhos. Valorizam profundamente a transmissão de conhecimento e acabam guardando tanto as coisas boas quanto as ruins por gerações. Usam uma maquiagem tradicional para marcar o seu rosto;
  • Ishkia: uma tribo com asas de ave, olhos amendoados e longos cílios. Têm uma reputação de terem grande inteligência e costumam conseguir trabalhos intelectuais que pagam bem nas grandes cidades. Porém é comum que sejam ressentidos e falem mal dos outros;
  • Nidia: uma tribo com olhos e cabelos iridescentes e que não se destacam tanto quanto as outras tribos. São conhecidos por serem bajuladores, o que faz com que eles tenham a reputação de terem boa oratória, mas serem pouco confiáveis ou um pouco excêntricos;
  • Paripus: uma tribo com orelhas e caudas animalescas, podendo variar bastante de cor. Apesar de serem quase tão numerosos quanto os Clemar e os Roussainte, são tratados como imprudentes devido ao seu jeito despojado e o seu hedonismo, sendo amantes de boas festas;
  • Mustari: uma tribo com um terceiro olho e que usa máscaras. Possuem uma crença própria em um deus único e acabam sendo vistos como perturbadores por alguns membros de outras tribos;

Vale destacar a curiosidade de que a nota à imprensa menciona que em Euchronia há histórias de fantasias baseadas em um mundo no qual há apenas uma tribo e que parece similar ao nosso mundo real. Esse elemento metalinguístico deve ser importante para o jogo.

Quanto aos monstros, Metaphor conta com criaturas conhecidas como "Humanos" que foram projetadas com base na obra do artista renascentista Hieronymus Bosch. Essas criaturas atacam indiscriminadamente os seus arredores e podem usar magias avançadas muito além das habilidades dos outros seres. Podem aniquilar exércitos inteiros com a sua força e são muito resistentes. Em ilustrações, foi divulgada a aparência do Homo Gorleo e do Homo Avades, respectivamente:

 

Fonte: Press release, Gematsu


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.


Disqus
Facebook
Google