PlayStation 4: 10 anos de história na oitava geração de consoles

Conheça a trajetória do segundo console mais bem-sucedido da história da Sony.


O PlayStation 4, lançado em 15 de novembro de 2013, marcou uma década de inovação e entretenimento na indústria dos videogames. Seu desenvolvimento foi uma evolução natural da Sony, focando em poder de processamento, conectividade e uma vasta biblioteca de jogos, incluindo novas entradas em franquias já consagradas e o nascimento de outras que marcaram a oitava geração de consoles.

Neste especial vamos viajar no tempo e relembrar um pouco sobre o desenvolvimento do PS4, o lançamento ao redor do mundo, as principais inovações trazidas pelo console e, claro, os principais jogos lançados para ele desde seu lançamento, dez anos atrás.

Evoluir e inovar

O conceito do PS4 surgiu em meados de 2008, após a empreitada do PlayStation 3, que teve um ciclo de vida conturbado mas que ainda conseguiu marcar a geração e construir uma boa base de jogadores para sua inevitável evolução com o lançamento de seu novo hardware. A Sony queria um console mais poderoso e acessível, focando não apenas em jogos, mas também em serviços de entretenimento. Com um hardware mais eficiente e amigável aos desenvolvedores, o PS4 prometia uma experiência de jogo mais fluida e cativante.
Andrew House, CEO da Sony à época, apresentando o PS4
O PlayStation 4 foi oficialmente anunciado em fevereiro de 2013, durante o PlayStation Meeting 2013, realizado em Nova York, nos Estados Unidos. Na ocasião, foram revelados diversos detalhes sobre o hardware do console, além de uma apresentação mais básica dos novos recursos que ele traria para os consumidores e algumas demonstrações técnicas. O PS4 só foi realmente revelado ao mundo durante a conferência da Sony na E3, realizada em junho daquele mesmo ano.

O “pai” do PS4 é Mark Cerny, arquiteto-chefe do do projeto do console, que também foi responsável pelo desenvolvimento do “finado” PS Vita e do atual PlayStation 5. Foi ainda em 2008 que sua equipe começou a trabalhar no PS4, com o PS3 ainda recente no mercado e amargando vendas pouco expressivas em relação ao Xbox 360, que foi lançado antes e já assumia a segunda posição nas vendas de consoles, atrás apenas do fenômeno Nintendo Wii à época.

O PS4 contava com um processador desenvolvido em parceria com a AMD, combinando a unidade de processamento central e de processamento gráfico em um único componente com oito núcleos x86-64. Proporcionalmente, o PS4 tinha um poder de processamento equivalente ao de dez PS3. Completando o projeto, o console também contava com 8GB de memória do tipo GDDR5 256-bit e um drive óptico de Blu-ray, mesma mídia utilizada por seu antecessor. Ele também era capaz de ler discos no formato DVD, mas apenas para vídeos.


O DualShock 4, quarta geração dos controladores do PlayStation, também trouxe inovações, diferente de suas três variantes anteriores — que não trouxeram tantas inovações —, principalmente no visual. O controle do PS4 trouxe como destaques a implementação de um touchpad na parte central do dispositivo que poderia ser usado para executar comandos específicos em alguns jogos, como mover objetos, navegar por menus ou mapas, ou mesmo fazer as vezes de um mouse quando conveniente, como na hora de usar o teclado virtual para escrever.

Na parte frontal, o DS4 contava ainda com um painel de LED chamado de Light Bar. Além de assumir diferentes cores para identificar o pareamento dos controles, alguns jogos faziam uso desse recurso para trazer mais imersão. Alguns títulos apresentavam uma interação com essa característica do controle por meio de cores para sinalizar, por exemplo, a vida do personagem ou alguma notificação ou alerta do jogo. Um alto-falante embutido também proporcionava interações únicas do jogo com o jogador, favorecendo a imersão.

O controle trouxe também a adição do botão Share para permitir que o jogador capturasse os principais momentos de sua jogatina para compartilhar com amigos pelas redes sociais ou na própria PlayStation Network. Foi com o PS4 que o compartilhamento de screenshots e momentos marcantes dos jogadores começaram a se popularizar, facilitando muito, principalmente, para quem gostava de criar conteúdo.
Com um botão era possível registrar compartilhar momentos
Ainda nesse tópico, o PS4 foi o primeiro console da Sony a permitir a transmissão em tempo real de forma extremamente simplificada a canais de transmissão como YouTube e Twitch. Basta o usuário criar uma conta em um destes serviços, vinculá-lo a sua conta da PSN, utilizar o botão Share para ajustar os detalhes de sua transmissão e começar uma live para os amigos.

O PlayStation 4 também manteve sua proposta de não ser apenas um dispositivo de entretenimento voltado exclusivamente para games. Desde seu lançamento, diversos serviços de streaming e música lançaram aplicativos oficiais para serem usados com o aparelho como Netflix, Prime Video, Crunchyroll, Spotify, Apple TV+, dentre outros.

Apesar de tantas novidades para atender a um público que também estava evoluindo com seu console, a Sony pecou no que diz respeito ao legado do PlayStation ao remover a retrocompatibilidade com gerações anteriores. Assim como o PS2 era capaz de executar jogos do PlayStation, e o primeiro modelo do PS3 era capaz de rodar jogos de seus dois “irmãos mais velhos”, o PS4 não contava com a capacidade de rodar jogos de nenhum de seus sistemas anteriores.

Jogos mais antigos só poderiam ser jogados por meio de um serviço de streaming chamado PlayStation Now, disponível apenas em alguns países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, e que não dispunha de uma qualidade tão eficiente que pudesse suprir a demanda de consumidores que fariam a migração para o PS4 sem precisar abrir mão de sua biblioteca.

O console mais caro do mundo era brasileiro

O lançamento oficial do PlayStation 4 ocorreu em 15 de novembro de 2013 nos Estados Unidos e no Canadá. Em 29 de novembro, países da Europa e América Latina também foram contemplados com o lançamento do PS4 em seus países, incluindo o Brasil, pelo preço sugerido de US$ 399,99/€ 399,99/£ 349,49.


No Brasil, foi a primeira vez que um console da empresa foi oficialmente lançado juntamente com outros países do mundo. Nas épocas do PS2 e PS3, em ambos os casos os consoles só começaram a ser vendidos em território nacional muitos anos após a chegada nos mercados internacionais. O PS2 só começou a ser vendido oficialmente por aqui em 2004, com o lançamento da versão Slim do console. Já o PS3, esse só começou a aparecer nas prateleiras dos grandes varejistas nacionais em 2010, quatro anos após seu lançamento global.

Apesar da importância dada ao Brasil pela Sony, a chegada do PS4 no país foi marcada pelo famigerado preço de 4 mil reais, fazendo do PS4 brasileiro o mais caro do mundo. O motivo foi por conta da importação do produto e as já conhecidas tributações estupidamente altas que todos nós já estamos acostumados. O console ainda não podia ser fabricado por aqui, como aconteceu com o PS2 e o PS3, e por conta das taxas de importação, o PS4 brasileiro ficou conhecido como o mais caro do mundo.
Os memes sobre o preço absurdo do console foram inevitáveis
Diferente de outros países, em que filas de consumidores entusiasmados para comprar seus consoles eram celebradas e noticiadas na TV e internet, no Brasil o negócio foi bem diferente no dia do lançamento do PlayStation 4. Apesar de algumas lojas já terem algumas unidades do tão aguardado videogame, foi bem difícil achar alguém disposto a desembolsar 4 mil reais para levar o danado para casa e sem jogos, pois nenhum deles havia sido lançado oficialmente no Brasil até então.

O preço amargo do PS4 brasileiro começou a ficar menos desagradável em 2015, com o anúncio da produção do console no país a partir de outubro do mesmo ano, fazendo seu preço oficial cair para cerca de R$ 2.500. Naquele fim de ano, já era possível comprar o PS4 pela metade do valor que ele começou a ser vendido em 2013 aproveitando ofertas de lojistas durante a Black Friday e o Natal de 2015.

Chegam o magrinho, o parrudo e o excêntrico

O ano de 2016 foi agitado para o PlayStation 4. Foi neste ano que a Sony lançou o já esperado modelo “Slim” do console, além de uma nova variante do aparelho, chamado de PS4 Pro. Ambos foram anunciados em setembro de 2016 em mais uma edição do PlayStation Meeting.


O PS4 Slim, como o nome já sugere, trouxe um hardware com a mesma performance do PS4 original, mas em um tamanho cerca de 40% menor em comparação com sua contraparte original. Uma das principais vantagens do PS4 Slim é o consumo de energia, que é ligeiramente menor, e a maior facilidade em trocar o disco rígido, que trazia um HDD de 500GB como padrão. Seu preço sugerido de venda foi de US$ 299, cem dólares a menos que o PS4 quando foi lançado em 2013.

Já o PS4 Pro foi uma espécie de atualização do console para um hardware melhor, mas que ainda pertencia à atual geração. Sua principal característica, além do tamanho maior se comparado ao PS4 original, era sua capacidade ampliada de processamento, tanto computacional quanto gráfico, permitindo a execução e transmissão de conteúdo e resolução 4K e, em alguns jogos, taxas de quadros maiores em comparação ao PS4 tradicional.

Assim como o PS4 em 2013, o PS4 Pro nunca chegou a ser fabricado no país. Isso tornou o aparelho um “artigo de luxo” para os jogadores que queriam a “versão definitiva” do PlayStation 4 por aqui, que precisavam desembolsar uma grana extra para ter o PS4 Pro. Mesmo em 2023, a versão Pro do console nunca foi oficialmente vendida pela Sony no país, deixando como única opção a compra em marketplaces ou por meio de importadores.

Em 13 de outubro de 2016, chegava ao mercado a grande inovação da geração para os consoles: o PlayStation VR. O dispositivo é um óculos de realidade virtual que trouxe pela primeira vez ao mercado de consoles um dispositivo capaz de reproduzir experiências em um ambiente de realidade virtual. Teve preço de lançamento sugerido de US$ 399, mesmo valor do PS4 Pro. No Brasil, o PlayStation VR começou a ser vendido oficialmente pelo preço sugerido de R$ 2.999 em dezembro de 2017.


O óculos trabalha em conjunto com a PlayStation Camera para mapear a movimentação da cabeça do jogador, além de também usar os controles PS Move para a interação. O dispositivo contava com um módulo de processamento exclusivo, já que o PS4, por si só, não possui capacidade de processar tudo sozinho, mesmo o modelo Pro.

Atualmente, o PS VR conta com mais de 500 jogos que fazem uso do dispositivo, seja para jogos que necessitam exclusivamente dele, como Batman Arkham VR, Marvel’s Iron Man VR, Beat Saber, Tetris Effect Connected, dentre outros, além de títulos que podem ser jogados tanto de forma convencional ou com uso do aparelho, como Resident Evil 7: Biohazard e Star Wars: Squadrons. Felizmente, mesmo não contando com a mesma base de seu console, o desenvolvimento de experiências para o PS VR não decepcionou para quem decidiu investir no dispositivo.

Mostrando que não pretende abandonar tão cedo o segmento de Realidade Virtual, atualmente a Sony conta com a nova geração do dispositivo, exclusivamente para o PlayStation 5, mantendo a força no desenvolvimento deste tipo de experiência para seus jogadores.

Ícones de uma geração

Por fim, não podemos deixar de falar um pouco sobre os principais jogos que marcaram presença durante os dez anos de estrada do PlayStation 4. Aventuras memoráveis e experiências inesquecíveis marcaram o PS4 com jogos que ainda podem ser apreciados mesmo no PlayStation 5 até hoje.

No lançamento, o PS4 contou com vários títulos que também foram lançados para seu antecessor e outros consoles concorrentes, como Assassin’s Creed IV: Black Flag, Injustice: Gods Among Us Ultimate Edition, Battlefield 4, Call of Duty: Ghosts, FIFA 14, Just Dance 2014 e Need for Speed: Rivals.

Foram os exclusivos que fizeram o nome do PlayStation nesta geração. Killzone Shadow Fall e Knack foram os destaques durante o lançamento, mas não foram títulos tão interessantes quanto os que ainda estavam em desenvolvimento para serem lançados a partir do ano seguinte, como Infamous: Second Son e LittleBigPlanet 3. Confira a seguir os trailers de alguns dos principais jogos lançados durante os dez anos do PlayStation 4.

Infamous: Second Son (2014)

Bloodborne (2015)

The Order: 1886 (2015)

Until Dawn (2015)

Ratchet & Clank (2016)

The Last Guardian (2016)

Uncharted 4: A Thief’s End (2016)

Detroit: Become Human (2017)

Horizon Zero Dawn (2017)

Gran Turismo Sport (2017)

God of War (2018)

Marvel’s Spider-Man (2018)

Days Gone (2019)

Death Stranding (2019)

The Last of Us Part II (2020)

Ghost of Tsushima (2020)


Mesmo com o lançamento do PlayStation 5 em novembro de 2020, o PlayStation 4 continuou recebendo jogos e mostrando que ainda tinha um pouco mais de lenha para queimar antes de passar toda a responsabilidade da nova geração para o PS5.

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (2020)

Ghost of Tsushima: Director’s Cut (2021)

Horizon Forbidden West (2022)

Gran Turismo 7 (2022)

God of War Ragnarök (2022)

Dez anos que vão ficar para a história

Tendo completado dez anos recentemente, o PlayStation 4 começa a dar sinais de que está deixando o mercado. Tanto a Sony quanto os estúdios parceiros já começam a dar indícios de que já está mais do que na hora de deixar o PlayStation 5 assumir as rédeas da companhia graças à crescente quantidade de jogos que estão sendo desenvolvidos apenas para ele.

Em dez anos de mercado, o PlayStation 4 conseguiu se tornar o segundo maior console, em número de vendas, para a Sony. Segundo dados do portal VG Chartz, o PS4 assume a quinta posição dentre os dez consoles mais vendidos da história. Dentre os PlayStation, ele é o segundo, com mais de 117 milhões de unidades vendidas. Atrás do PlayStation 2, que ainda é o detentor do título de console com maior número de vendas no mundo.


E antes de fecharmos esta matéria, eis algumas curiosidades sobre o PlayStation 4 que talvez você não soubesse — ou não lembrava:
  • O PlayStation 4 é o console mais popular do Brasil, segundo levantamento do Pesquisa Game Brasil 2023. O console é o escolhido de 36,3% dos entrevistados na pesquisa;
  • O PlayStation 4 não possui trava de região;
  • O PlayStation 4 possui uma função de jogo remoto que pode ser usada em conjunto com o PS Vita ou aplicativo para PC, Mac, Android ou iOS (bem antes do PlayStation Portal);
  • É possível fazer login no PlayStation 4 via reconhecimento facial (requer a PlayStation Camera);
  • É possível usar comandos de voz no PlayStation 4 (requer um headset e não possui suporte para português);
  • É possível remapear os botões do controle nas opções de acessibilidade do console.
Enfim, quais suas lembranças com o PlayStation 4? Quais seus jogos favoritos? O seu console foi o da leva de 4 mil reais? Dez anos foi tempo suficiente para curtir o quarto console de mesa da Sony? Deixe seu relato nos comentários e vamos celebrar o fim deste incrível ciclo que o PS4 proporcionou em nossas vidas. Até a próxima!
Revisão: Vitor Tibério

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
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