Call of Duty: os dez melhores games da famosa franquia de jogos FPS

Vamos listar os maiores sucessos da série de tiro em primeira pessoa!

em 24/12/2023

O gênero first person shooter, comumente abreviado para FPS, é recheado com jogos e mais jogos incríveis, vários deles pertencentes a marcas bastante famosas. Se considerarmos os anos mais recentes da indústria, é inegável que a franquia mais popular é Call of Duty. Começando em 2003, a série recebeu muitos lançamentos desde então, com direito a vários títulos de sucesso.
Portanto, nada mais justo que um Top 10 para listar os maiores destaques dessa história tão bem-sucedida. A ordem dos títulos será definida de acordo com a popularidade dos mesmos, assim como a sua importância e ineditismo dentro da franquia. Talvez o seu favorito fique de fora ou numa colocação estranha, mas garanto que a relação é repleta de sucessos. Vista seu capacete e pegue bastante munição, pois a matéria vai começar!

10 - Call of Duty (2003)

Vamos começar pelo começo: lançado exclusivamente para os PCs, o título marcou a estreia da franquia FPS. A ambientação foi a Segunda Guerra Mundial, com direito a localidades e equipamentos característicos do período. Call of Duty foi um dos primeiros com o recurso da mira sobre a arma, que oferece uma espécie de zoom para o jogador ter mais precisão ao atirar, hoje praticamente um padrão do gênero. Posteriormente, o game recebeu versões especiais para PC e também para alguns consoles de mesa.

9 - Call of Duty: World At War (2008)

Em nono lugar temos mais um game com foco na Segunda Guerra Mundial, contando com várias missões diretamente inspiradas em batalhas reais. A maior novidade aqui é a primeira aparição na franquia do modo Zumbi, liberado ao completar a campanha. O chamado Nazi Zombies coloca até quatro jogadores para enfrentar mortos-vivos num mapa fechado, com inimigos que surgem em ondas de forma progressivamente mais difícil. A popularidade tornou o modo padrão em vários games, dispensando a necessidade de ser liberado.

8 - Call of Duty: Black Ops (2010)

Ambientado durante a Guerra Fria nos anos 60, o oitavo título da lista é uma espécie de continuação de World At War, trazendo elementos da campanha anterior e um retorno do modo Zumbi. O sucesso da estreia do codinome Black Ops garantiu seu retorno em vários títulos posteriores, sobretudo graças às suas vendas volumosas. Inicialmente, essa subsérie trouxe foco na espionagem e missões especiais, ao contrário de Modern Warfare.

7 - Call of Duty: Advanced Warfare (2014)

Inicialmente planejado para abordar a Guerra do Vietnã, a ambientação acabou sendo completamente modificada e ele se tornou o primeiro título da franquia situado num futuro mais avançado. Ao se passar entre os anos de 2054 e 2061, o jogador tem acesso a recursos como armas com munição laser e exoesqueletos que permitem movimentos especiais, com direito até a camuflagem. O seu sucesso motivou outros títulos com pegada futurística, como Infinite Warfare, de 2016.

6 - Call of Duty: Modern Warfare (2019)

Primeiro reboot da franquia, o game chegou com várias novidades importantes. Por exemplo, novos mapas e modos especiais foram incluídos de forma gratuita, algo inédito até então; essas compras foram substituídas pela estreia dos passes de batalha e itens comprados via microtransações, incluindo skins baseadas em personagens da cultura pop. A jogabilidade e a produção também foram elogiadas, assim como a chegada do modo battle royale chamado Warzone, cujo sucesso também se deu por estar disponível de forma independente e gratuita.

5 - Call of Duty: Warzone (2020)

Falando nele, o primeiro battle royale dedicado da franquia, além de ser totalmente gratuito, Warzone foi uma das principais razões pela consolidação recente da série. Produzido em paralelo a Modern Warfare (2019), ele sofreu com a integração aos títulos lançados posteriormente, mas sempre se manteve como uma ótima opção de FPS. Além das batalhas reais — com vários formatos diferentes —, o jogo também trouxe eventos especiais e recompensas únicas para os jogadores. Ele foi encerrado em setembro de 2023, sucedido por Warzone 2.0, hoje chamado simplesmente de Warzone.

4 - Call of Duty: Black Ops 4 (2018)

Ao ser lançado sem um modo campanha, algo inédito até então, o quarto item da lista apostou num sistema de missões voltado aos personagens do jogo. Esses Especialistas contavam com habilidades únicas, semelhante ao visto em MOBAs, e precisavam recuperar a vida manualmente, ao contrário da tradicional recuperação automática. O maior destaque, entretanto, ficou por conta do modo que consistiu na primeira experiência battle royale da franquia. Chamado de Blackout, ele foi considerado um grande sucesso e motivou a posterior produção de Warzone.

3 - Call of Duty: Black Ops II (2012)

Continuação direta do oitavo item da lista, este game trouxe várias qualidades para conquistar o terceiro lugar. Além da campanha continuar o ótimo enredo do seu antecessor, ela apresentou um roteiro repleto de ramificações, com uma história que varia de acordo com o desempenho do jogador. O modo multijogador contou com um sistema de progressão para armas, permitindo ao jogador liberar acessórios conforme utilizá-as, modelo padrão até hoje. Também tivemos uma nova iteração de sucesso do modo Zumbi e a estreia de um modo competitivo, chamado League Play. Esse último continua até hoje, agora chamado Ranked Play.

2 - Call of Duty Modern Warfare 2 (2009)

Continuação direta de Call of Duy 4: Modern Warfare, o segundo lugar é até hoje considerado um dos melhores títulos da franquia, juntamente ao seu predecessor. Com uma produção superior às vistas até então e uma jogabilidade refinada, o game foi o primeiro a situar a série em tempos contemporâneos. Ou seja, se afastando de guerras históricas e trazendo eventos atualizados, com direito a armas, equipamentos e veículos modernos. Uma versão remasterizada da sua campanha foi lançada para PC e consoles em 2020.

1 - Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)

Principal responsável pela consolidação da franquia como uma referência no gênero FPS, o primeiro lugar da lista trouxe modos multijogador e uma campanha de grande qualidade. Novidades como veículos e prédios destrutíveis, físicas realistas para os disparos e animações, com direito à captura de movimentos de soldados reais, tornaram a produção incrível. Para completar, a jogabilidade foi considerada uma das melhores da época. Não é à toa que o codinome Modern Warfare é até hoje o mais famoso da série, um pouco à frente de Black Ops.

Menções honrosas

Além dos jogos já vistos, a franquia tem vários outros títulos que merecem lembrança: Call of Duty: Finest Hour (2004), o primeiro game desenvolvido para consoles de mesa; Call of Duty: Black Ops III (2015), cujo modo Zumbi de sucesso recebeu uma versão independente para compra; e Call of Duty: Mobile (2019), a incursão de maior popularidade nos celulares da série de tiro no mundo.
Seja qual for a sua escolha, diversão e emoção sempre estarão à espera na franquia Call of Duty. Gostou da matéria? Faltou algum nome ou trocaria alguma posição? Deixe o seu comentário.
Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).