Meus jogos favoritos de 2023 — Matheus Senna de Oliveira

Os redatores do GameBlast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.


Isoladamente, 2023 já poderia ser considerado um dos melhores anos para a indústria dos games. Em comparação com os últimos, então, as coisas ficam ainda mais incríveis. Não que 2022, 2021, 2020 e 2019 não tenham trazido grandes títulos — pelo contrário, basta conferir cada uma das minhas matérias —, mas parece que nesses últimos 12 meses tivemos uma verdadeira safra premiada de lançamentos.

Infelizmente, eu ainda não tive a oportunidade de jogar boa parte das pérolas mais famosas, tais como Final Fantasy XVI, Marvel’s Spider-Man 2, Baldur’s Gate III e Alan Wake 2. Espero num futuro próximo experimentá-las, mas ressalto que os lançamentos de 2023 que eu conferi também têm o seu devido valor. Primeiramente, a matéria lista os maiores destaques, passando depois para algumas menções honrosas.
 
Por fim, termino com uma breve citação a jogos mais antigos que tive a alegria de conhecer neste ano. Feita a introdução, vamos começar!

Bob Esponja: The Cosmic Shake

Trazendo uma aventura inédita no melhor estilo do desenho animado, tivemos aqui um jogo de plataforma competente e com muito conteúdo. A jogabilidade simples funciona bem e oferece toda sorte de desafios diferentes, mesmo que em geral pouco desafiadores. Os visuais agradáveis e as ótimas dublagens, incluindo uma em português com as vozes tradicionais conhecidas pelo público, contribuem para uma história cativante e divertida.

Resident Evil 4

O remake não substituiu a aventura original, mas chegou ao mesmo nível com sua experiência única, rica, bem-construída e viciante. Mais do que comparações diretas, aqui temos um caso raro em que mudanças cuidadosamente executadas tornam o novo lançamento superior em diversos pontos, sempre respeitando aquilo que funcionava bem. A ótima jogabilidade e os belos visuais só reforçam um título imperdível, que traz ação, suspense e terror na medida certa.

Strayed Lights

Uma das minhas surpresas de 2023, temos aqui um game cujos visuais belos e encantadores contrastam perfeitamente com os combates intensos e viciantes. Dessa forma, temos experiências de exploração e ação equilibradas e memoráveis. A ação, em particular, faz uso de lutas rítmicas que exigem bons reflexos e uso correto das habilidades. Embora a jogabilidade pudesse ser mais variada, ainda assim ficou um gostinho de quero mais.

Garlic

Com um nome curioso e uma proposta inusitada, temos aqui um excelente jogo de plataforma. Fazendo uso de uma jogabilidade simples, os desafios são divertidos e viciantes, com toda sorte de inimigos, obstáculos e chefes perigosos. Além disso, diversos minigames aparecem durante a campanha do game, que está repleto de referências à cultura pop, como animes e outros jogos. Uma experiência única estrelando um homem-alho que precisa subir uma torre para encontrar sua deusa-ciborgue dos sonhos.

Ride 5

Com um nível de dificuldade exigente, mas justo, temos aqui uma ótima pedida para todos os jogadores, amantes de motovelocidade ou não. Com uma farta variedade de customizações, pistas e veículos para escolher, todos os modos de jogo se tornam divertidos: carreira, campeonatos online e desafios multijogador, incluindo opções online e local. Além disso, o game conta com uma bonita produção e um desempenho competente, ótimos para disputar corridas e mais corridas sob duas rodas.

Immortals of Aveum

Fazendo bom uso dos belos efeitos visuais para compor seus combates repletos de magia e emoção, o game conseguiu entregar uma aventura original e divertida, ainda que por vezes um pouco confusa. As lutas oferecem muitas opções para os jogadores, com vários tipos de mágicas, equipamentos e habilidades especiais. Destaque para os ótimos efeitos luminosos, que tornam épicos todos os momentos, que incluem explorações, seções de plataforma e combates em um mundo único repleto de magia.

Resident Evil 4 – Caminhos Distintos

Único DLC desta lista de melhores do ano, este conteúdo adicional entregou o protagonismo à agente Ada Wong, que conseguiu não somente complementar a saga de Leon, mas também construir uma aventura própria de primeira. Atirar, chutar e sair saltando é sempre muito divertido, e os desafios oferecidos têm um ótimo nível de dificuldade, incluindo combates e quebra-cabeças. Em conclusão, uma expansão obrigatória para quem tem o jogo e um grande incentivo extra para quem ainda não o adquiriu.

Persona 5 Tactica

As novas aventuras de Joker e companhia conseguiram misturar RPG por turnos com estratégia de forma muito competente. Esbanjando estilo e com uma história envolvente, sobretudo graças aos seus personagens carismáticos, cada nova missão e seus desdobramentos são imperdíveis. Outro ponto positivo importante são as possibilidades de personalização para a equipe, como os equipamentos, as habilidades e os Personas, tornando esta mais uma experiência incrível dos Phantom Thieves of Hearts.

Menções honrosas

Além dos destaques anteriores, alguns outros games de 2023 que joguei e que merecem a lembrança incluem:
  • Persona 4 Golden: clássico do JRPG que finalmente estreou em consoles mais modernos;
  • Nightmare Reaper: jogo de tiro no melhor estilo Doom clássico, mas com várias novidades interessantes, como um vasto arsenal de armas diferentes;
  • Sonic Origins Plus: coletânea de jogos do ouriço azul que também reúne muito conteúdo extra e desafios inéditos;
  • Marble It Up! Ultra: plataforma único, divertido e viciante que coloca bolitas coloridas em desafios mirabolantes;
  • Call of Duty: Warzone: battle royale que deixou o 2.0 de lado e se tornou a melhor opção para quem curte tiroteios repletos de desafio e diversão.
Concluindo os meus Melhores de 2023, também preciso lembrar de alguns títulos lançados anteriormente, mas que conheci somente este ano. São eles: Kingdom Hearts III, a aventura derradeira de Sora, Pateta e Donald; Overwatch 2, o famoso MOBA da Blizzard; Deathloop, com seus assassinatos e viagens no tempo; Star Wars Jedi: Fallen Order, uma ótima aventura numa galáxia tão, tão distante; Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, com a dupla Lombax e robô mais famosa dos games; e Pokémon GO, uma eterna fonte de desafios e diversão na (interminável) busca pela coleção completa.
E então, leitor? Curtiu algum dos meus títulos favoritos de 2023? Quais foram os teus preferidos? Deixe o teu comentário.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google