A princípio, UsoNatsu ~The Summer Romance Bloomed From A Lie~, ou simplesmente UsoNatsu, é mais uma visual novel fofinha sobre duas colegiais que se apaixonam. No entanto, ao longo de seus 15 capítulos, diversos assuntos importantes são pautados, como veremos a seguir nesta análise. Mas não se preocupe: não há spoilers no meio do caminho, OK?
Bem-me-quer, mal-me-quer
No auge da sua adolescência, Kaoru Tachibana nutre um segredo que pouquíssima gente sabe: ela é apaixonada por sua ex-professora do tempo de Ensino Fundamental, Mirei Shimotsuki. Mesmo depois de mudar para o Colégio Aoba para frequentar o colegial, Kaoru manteve contato com a mulher, esporadicamente usando seu tempo livre para sair com Mirei.
À primeira vista, as duas se dão muito bem, frequentemente fazendo piadas uma sobre o estilo de vida e hábitos da outra, e a adolescente já está acostumada a ter suas investidas negadas pela ex-professora. A esta altura do campeonato, Kaoru considera um esporte ouvir um “não” de Mirei toda vez que a pede em namoro.
Acontece que toda brincadeira tem seu fundo de verdade: certa noite, a mais velha decide, de uma vez por todas, colocar um fim na (qualquer que seja) relação que tem com sua ex-aluna. Para embasar sua decisão, ela diz à jovem que se apaixonou por alguém, deixando Kaoru desolada no meio da noite de um sábado que marcaria a vida da adolescente como uma memória assombrosa.
Em meio ao desespero e à dor do coração partido, Kaoru é abordada por Shiori Minagi, uma colega de classe que acabou presenciando toda a “sessão de desabafo” da protagonista. Desse encontro inesperado, surge uma proposta ainda mais inusitada: Shiori pede ajuda de Kaoru para esquecer seu irmão mais velho, e, para isso, as duas precisam embarcar em um “tour de memórias”..
Segundo Shiori, a melhor maneira para se livrar do fantasma do irmão é substituindo as memórias que ela tem com ele por outras com amigos. Segundo a garota, Kaoru também sairá beneficiada: ao criar novas lembranças com a amiga (por acaso, vale ressaltar), ela conseguirá superar o coração partido por Mirei.
No entanto, as duas não esperavam que Riku Inohara, outra colega de classe — e que é apaixonada por Shiori — também embarcaria nessa jornada introspectiva, tudo devido a um encontro inesperado em Chinatown. Agora, as três estão em uma situação que colocará em xeque suas próprias emoções, anseios e medos, abrindo margem para discussões mais sérias.
Além das aparências
Com aproximadamente 20 horas de leitura, UsoNatsu é uma visual novel linear; isto é, não há escolhas a serem feitas ao longo da trama. Sendo assim, basta iniciar o jogo, ajustar as configurações de modo a deixar a experiência mais confortável e embarcar nesta agradável aventura — ou quase.
Como mencionei, ao longo de seus 15 capítulos, o desenvolvimento do romance entre Kaoru e Shiori traz à tona temas não muito agradáveis (e outros tabus, como a relação entre a protagonista e sua ex-professora), a saber: violência doméstica, abuso físico e psicológico, dependência emocional e automutilação, para nomear alguns. De início, as artes vibrantes e atmosfera convidativa conseguem mascarar esses assuntos, porém isso não os impede de brotar aqui e ali ao longo da história.
Mesmo que a presença desses tópicos deixem a leitura densa, fazendo com que UsoNatsu não seja um jogo de fácil recomendação, em especial a pessoas mais sensíveis, eles não são tratados com leviandade. Mesmo tendo doído em mim ler algumas passagens (são situações que vivi, em um grau ou outro), elas deixam a visual novel mais crível e verossímil, uma vez que o conteúdo retratado faz parte da sociedade desde os tempos mais remotos.
A parte mais interessante da inclusão dessas discussões é ver como elas são usadas para o desenvolvimento das personagens principais, servindo como impulsionadores para que elas superem seus próprios dilemas pessoais. Em especial, gostei muito do crescimento que Kaoru tem ao longo da trama, principalmente no entendimento de suas próprias emoções — kudos para a discussão amor x admiração.
Em pleno 2023 (quase 2024), uma visual novel com telas de carregamento
Vou ser sincera e dizer que nunca joguei uma visual novel da LYCORIS, então não sei se todas as obras da desenvolvedora seguem este mesmo padrão de qualidade, mas quero elogiar — e muito — a apresentação audiovisual de UsoNatsu. A ideia de utilizar modelos animados para os personagens (que contam com um belíssimo design), inclusive nas CGs, traz mais vida à história como um todo, bem como a excelente dublagem em japonês para os diálogos (com direito a lip sync, vale ressaltar).
Ainda no âmbito do audiovisual, senti que a trilha sonora podia ter ganhado um pouco mais de destaque. Não que as faixas não sejam boas; pelo contrário: as melodias são agradáveis e combinam com as passagens da visual novel em questão, porém elas não conseguiram me fisgar como memoráveis ou marcantes.
Em relação aos aspectos técnicos, adorei a interface do jogo em si. O visual é muito limpo, com todos os botões necessários à disposição do jogador. Não há necessidade de configurar botões aqui e ali, e diversas funções de qualidade de vida (texto automático, skip e velocidade de leitura) estão presentes, com destaque para o log de mensagens, que permite que voltemos a um ponto específico, graças à função de rollback. Isso vale até mesmo para a narração da história, não ficando restrito aos diálogos dublados.
Também podemos ajustar os volumes geral, de vozes, música de fundo e de efeitos sonoros, bem como a resolução da visual novel. Aparentemente, por ter sido feito em Unity, o jogo tem resolução de 1080p e a opção de rodar a 120fps. Até agora, não entendi para que tanta potência em uma VN, mas, seja como for, o resultado final é lindamente satisfatório.
Ou quase. UsoNatsu tem um defeito que considero gravíssimo: as telas de carregamento. Sim, as infames que assombram os jogadores estão presentes em uma visual novel. Se eu estivesse falando de uma espera esporádica, apenas para sinalizar que estou passando de um ponto a outro da trama, talvez eu pudesse relevar o problema, mas as telas de carregamento estão aqui, ali e em todo lugar, porque flashbacks existem durante a leitura — e eles são muitos.
Há ainda alguns aspectos inconvenientes em decorrência dos gráficos, como bugs nos modelos dos personagens ao passar o texto abruptamente (isto é, apertando enter ou rolando a roda do mouse sem que a cena ou diálogo tenha sido completamente exibido), mas nada que prejudique a leitura em si. É só uma questão gráfica inconveniente, assim como carregar o jogo e, em vez de os elementos ficarem disponíveis, o texto roda em cima da tela de carregamento — neste caso, felizmente, basta apenas reiniciar o arquivo para corrigir o problema.
Fora as loading screens, UsoNatsu conta com uma competente localização para o inglês, sendo que o único tropeço de digitação, nas 20 horas de leitura, foi um diálogo entre Kaoru e Koharu, a mãe da protagonista, em que esta se refere àquela como “Mom”. Contudo, em alguns momentos com muito texto, a fonte sofre uma alteração significativa de tamanho para fazer com que todas as palavras caibam na caixa de diálogo, passando o aspecto de poluição visual (ou seria textual?).
Por fim, para aproveitar a visual novel, o jogador precisa ter conhecimento em inglês, chinês simplificado ou japonês. Não há nenhum termo de difícil entendimento na leitura em inglês e, na maior parte do tempo, a história é narrada no tempo presente, mas compreendo que a ausência de português ou idiomas latinos pode ser um empecilho para algumas pessoas.
O amor que nasceu de uma mentira
UsoNatsu ~The Summer Romance Bloomed From A Lie~ é uma emocionante visual novel sobre amor adolescente, mas que, ao mesmo tempo, traz diversos assuntos importantes, como dependência emocional e violência doméstica, que são tratados com maturidade e naturalidade ao longo da trama. Mais que isso, essas pautas são de suma importância para o crescimento das personagens principais da história, Kaoru e Shiori, que precisam entender o que sentem em relação a si mesmas e uma à outra.
Com uma apresentação audiovisual incrível, com destaque para a interface de fácil navegação, UsoNatsu é mais uma visual novel que, embora da demografia girls love, tem de tudo para conquistar fãs de romance no geral.
Prós
- Excelente apresentação audiovisual, com personagens em constante movimento (até mesmo nas CGs) e lip sync que acompanha a dublagem em japonês dos diálogos;
- Interface de fácil navegação, com todos os botões principais dispostos de maneira a facilitar a vida do jogador;
- Localização praticamente impecável para o inglês, com apenas um deslize de digitação em 20 horas de leitura;
- Funções de qualidade de vida presentes, possibilitando ajustar a velocidade do texto no modo automático, volume de músicas, vozes e efeitos sonoros e mais;
- Alta resolução para uma visual novel, podendo rodar a 120fps;
- Abordagem de temas sensíveis, porém necessários, de maneira madura e acessível.
Contras
- Telas de carregamento constantes;
- Alguns bugs visuais inconvenientes, mas que não atrapalham a jogatina em si;
- Sem localização para o português ou outra língua latina;
- Em alguns momentos, há muito texto com fonte reduzida em uma caixa de diálogo pequena, passando a sensação de poluição visual;
- A trilha sonora merecia mais destaque.
UsoNatsu ~The Summer Romance Bloomed From A Lie~ — PC — Nota: 8.0
Revisão: Davi Sousa
Capa: Juliana Paiva Zapparoli
Capa: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Sekai Project